No cenário de constante oscilação nos preços da gasolina e do diesel, o Gás Natural Veicular (GNV) emerge como uma alternativa econômica e estratégica para os motoristas. De acordo com informações da MSGÁS (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul), o GNV já possuía um custo inferior aos combustíveis tradicionais, tendo recentemente sofrido uma redução adicional de 4% no início de agosto. A combinação desses fatores torna o gás natural uma opção ainda mais competitiva no abastecimento veicular.
Além dos benefícios financeiros associados à sua política de preços, a adoção do GNV em Mato Grosso do Sul é respaldada por uma série de incentivos. A isenção integral do IPVA, a redução da alíquota do ICMS de 17% para 12%, a isenção de taxas de vistoria e documentação do Detran e Inmetro, a anistia de multas e a concessão de um vale-combustível no valor de R$ 1 mil, o qual permite percorrer até 3 mil quilômetros, são medidas promovidas pelo Governo Estadual.
O programa "Voucher GNV Gás", integrado ao Plano Estadual de Controle da Poluição e Desenvolvimento Tecnológico, já está sendo distribuído aos motoristas que realizaram a conversão de seus veículos.
Conforme especialistas da MSGÁS, a transição para o uso de GNV pode resultar em uma economia superior a 40% para veículos leves. As vantagens do gás natural vão além dos aspectos econômicos: seu impacto ambiental é menor quando comparado a outros combustíveis fósseis.
Comparativamente à gasolina e ao álcool, os custos de abastecimento podem ser reduzidos entre 50% e 70% com o uso do GNV, e os carros convertidos passam a operar com tecnologia bivalente, utilizando GNV ou o combustível original.
Em uma simulação prática, ao abastecer com R$ 50,00, um veículo percorreria 167 km com GNV (a um preço de R$ 4,19), enquanto a mesma quantia renderia 92 km com gasolina (R$ 5,40) e 95 km com etanol (R$ 3,65). Esses cálculos baseiam-se nos preços atuais em Campo Grande.
Outro ponto crucial a ser considerado nos veículos de passeio é a eficiência e rendimento do GNV. Um carro a gás natural tem o dobro da autonomia do etanol, percorrendo cerca de 14 km por metro cúbico, em comparação aos aproximadamente 7 km por litro de etanol e 10 km por litro de gasolina.
Estudos indicam que o GNV emite cerca de 20% menos dióxido de carbono (CO2) em comparação à gasolina, e aproximadamente 15% menos em relação ao etanol. Embora não seja uma fonte de energia renovável, é considerado um combustível limpo. "O GNV se destaca em relação à gasolina e ao etanol devido à sua menor emissão de gases poluentes. Além disso, ele está em consonância com a política estadual de neutralização de carbono até 2030, uma das metas do Governo do Estado", destaca Rui Pires dos Santos, diretor-presidente da MSGÁS.
O Governo Estadual projeta que, graças a essa política de incentivos, cerca de mil veículos sejam convertidos somente em Campo Grande, dobrando o consumo de GNV de 270 mil para 540 mil metros cúbicos por mês. (Com assessoria)
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