Um homem foi preso em flagrante nesta terça-feira (26), em Costa Rica, após policiais da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) encontrarem vídeos e imagens de abuso sexual infantil armazenados no celular dele.
A prisão aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Caminhos Seguros 2025, mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes.
O suspeito, identificado pelas iniciais M.N., foi surpreendido pelos investigadores em casa. Durante a vistoria no aparelho celular, os agentes localizaram material de abuso sexual infanto-juvenil, conhecido pela sigla internacional CSAM.
Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado para a Delegacia de Polícia, onde permaneceu à disposição da Justiça. O equipamento apreendido será encaminhado para perícia técnica.
De acordo com a delegada responsável pela ação, Anne Karine, a operação reforça o comprometimento da Polícia Civil com a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
“A Polícia Civil atua com rigor no combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes, especialmente no meio digital, onde muitas vezes os criminosos se sentem protegidos pelo anonimato. As ações da Operação Caminhos Seguros reforçam nossa resposta firme e coordenada contra essas práticas”, afirmou.
A Polícia Civil destacou ainda que produzir, armazenar ou compartilhar qualquer tipo de conteúdo pornográfico envolvendo crianças ou adolescentes é crime previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As penas podem chegar a seis anos de prisão, além de multa.
A Operação Caminhos Seguros 2025 está sendo realizada em diversos estados do país e busca intensificar as ações de investigação, repressão e conscientização sobre crimes de exploração sexual infanto-juvenil, especialmente aqueles cometidos pela internet.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/PCMS
Você também pode gostar de ler
The Best Açaí estreia self-service de Petit Gâteau e lança shakes proteicos em Costa Rica
Unidade oferece mais de 12 tipos de açaís, 24 sabores de sorvetes e mais de 40 acompanhamentos para personalizar sobremesas e bebidas
Publicado em 18/05/2026 às 19:18 - Atualizado em 18/05/2026 às 19:24 - Por Murilo Mendes
Mais Delivery estreia em Costa Rica com explosão de pedidos e movimenta comércio local
Aplicativo chega com promoções, cashback, brindes personalizados e mais de 50 empresas parceiras na cidade
Publicado em 14/05/2026 às 19:29 - Atualizado em 14/05/2026 às 19:37 - Por Murilo Mendes
Decor Colors de Costa Rica lança “Batalha Contra Umidade” com tintas especiais para acabar com infiltrações
Loja especializada em pintura e acabamento destaca produtos como Aqua Shield, Borracha Líquida, Block Total e Block Trincas para combater mofo, fissuras e umidade
Publicado em 13/05/2026 às 15:46 - Atualizado em 13/05/2026 às 16:15 - Por Murilo Mendes
Em aniversário de 46 anos de Costa Rica, Júnior Mochi destaca conquistas e investimentos destinados ao município
Parlamentar destacou o crescimento do município, parabenizou os moradores e reafirmou seu compromisso com investimentos e melhorias para a cidade
Publicado em 12/05/2026 às 08:19 - Atualizado em 12/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira
Júnior Mochi prestigia abertura da 5ª Expo Rica e reforça apoio ao agronegócio em Costa Rica
Dep. Estadual participou da Expo Rica 2026 ao lado de autoridades, empresários e moradores de Costa Rica e região, além de acompanhar o show da cantora Ana Castela.
Publicado em 08/05/2026 às 08:59 - Por Gabi Ferreira
Senadora Soraya Thronicke traz a Costa Rica atendimento gratuito para 320 cães e gatos na Caravana da Castração
Com mais de R$ 4 milhões investidos em Costa Rica apenas em 2026, senadora destinou recursos para turismo, infraestrutura rural e agora amplia ações de saúde animal no município
Publicado em 07/05/2026 às 16:33 - Atualizado em 07/05/2026 às 16:46 - Por Murilo Mendes
Rosa de Saron Espetos confirma presença na Expo Rica 2026 com estande e cardápio completo e carne de qualidade
Restaurante fecha temporariamente para atender público da festa com espetos, jantinha e carnes de cortes nobres
Publicado em 07/05/2026 às 13:14 - Atualizado em 07/05/2026 às 13:15 - Por Murilo Mendes
MP mira Prefeitura de Costa Rica e pode anular concurso da Guarda Municipal
Investigação assinada por promotor aponta possível descumprimento de lei sobre cotas raciais e caso pode parar na Justiça
Publicado em 06/05/2026 às 07:50 - Atualizado em 06/05/2026 às 13:18 - Por Gabi Ferreira