Prefeito Cleverson inova e cria programa municipal de repasse de verbas direta às mãos de diretoras em Costa Rica

Termo de fomento do PDDE municipal garante recursos diretos para manutenção e estrutura das unidades escolares, dando autonomia às escolas para melhorias

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A Prefeitura de Costa Rica deu mais um passo importante para fortalecer a educação no município. Nesta quinta-feira (29), o prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos recebeu as diretoras das unidades escolares para a assinatura do termo de fomento do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) municipal.

A iniciativa garante o repasse direto de recursos às escolas e creches da cidade para que pequenas manutenções e melhorias estruturais possam ser realizadas com mais agilidade.

Durante o encontro, o prefeito ressaltou que o PDDE já existe em nível federal, mas com valores considerados baixos. Assim que assumiu a gestão, ele encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto para a criação do PDDE municipal.

“É uma forma de fomentar recurso em todas as escolas do município e creches para que pequenas manutenções sejam feitas diretamente pela escola”, explicou.

A gestão do recurso é feita pela diretora de cada unidade, em conjunto com a associação de pais e mestres. Para o prefeito, essa descentralização é um marco na história da educação local.

“É uma coisa inédita em Costa Rica. A gente consegue dar mais celeridade àqueles serviços que precisam ser colocados à disposição dos nossos alunos nas nossas escolas”, destacou.

Além de melhorar o ambiente escolar e as condições de trabalho dos profissionais da educação, o programa também visa fortalecer os resultados de aprendizagem. “Obviamente, a educação melhora, o ambiente de trabalho melhora e a educação de Costa Rica cresce a cada dia mais”, afirmou o prefeito, lembrando que o município lidera o ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na região.

Com o PDDE municipal, Costa Rica amplia a autonomia das escolas e reafirma o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. A proposta é garantir que cada unidade tenha condições de atender suas demandas específicas de forma mais rápida, eficaz e com participação ativa da comunidade escolar.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Assecom

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