O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) marcou para o dia 6 de julho a nova eleição para prefeito de Bandeirantes. A definição ocorreu nesta sexta-feira (30), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar por unanimidade a inelegibilidade de Álvaro Urt (PSDB), o candidato mais votado nas eleições de outubro de 2024.
A Resolução TRE-MS nº 862, publicada hoje, estabelece que as convenções partidárias para escolha dos novos candidatos começam neste domingo (31) e podem ocorrer até o dia da eleição, 6 de julho. O calendário eleitoral é apertado: entre convenções e o pleito, serão apenas 37 dias.
A propaganda eleitoral está autorizada a partir do dia 14 de junho, incluindo comícios, distribuição de materiais e atos públicos. A campanha em rádio e televisão começa no dia 15 de junho e termina em 5 de julho, véspera da votação.
Após o pleito, os candidatos terão até 11 de julho para apresentar a prestação de contas. Já a diplomação dos eleitos poderá ocorrer até o dia 29 de julho. A posse está marcada para 1º de agosto.
Reviravolta após vitória nas urnas
Álvaro Urt venceu a eleição de 2024 com 38,45% dos votos válidos, mas teve o registro de candidatura indeferido pelo TSE quatro dias após o pleito, em 10 de outubro. Urt concorreu sub judice, amparado por uma liminar, mas o ministro André Mendonça, relator do caso, considerou que ele estava inelegível por ter sido cassado pela Câmara de Vereadores.
A decisão do TSE ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas a corte eleitoral já determinou a realização de novas eleições. O processo foi motivado por um recurso da coligação do ex-prefeito Edervan Sprotte, que contestou a legalidade da candidatura de Urt. Apesar de uma decisão favorável na Justiça Comum, o TSE entendeu que a competência para julgar o caso era da Justiça Eleitoral.
Até a escolha de um novo prefeito, o município segue sob a administração interina do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Abdo.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar
Basta ir ao cartório eleitoral ou acessar serviço eletrônico do TSE
Publicado em 06/04/2026 às 10:32 - Atualizado em 06/04/2026 às 10:37 - Por Gabi Ferreira
Senadora Soraya Thronicke se filia ao PSB após articulação de última hora liderada por Lula e Alckmin
A articulação foi conduzida nos bastidores pelo chefe de gabinete Hélio Martins, com apoio do prefeito de Recife, João Campos, e interlocução com a deputada federal Tabata Amaral
Publicado em 03/04/2026 às 20:52 - Atualizado em 03/04/2026 às 20:58 - Por Renan Carrijo
Câmara de Chapadão do Sul pede laboratório municipal e homenageia atletas de Kung Fu e handebol
Sessão de segunda-feira (6) também inclui pedidos de informações sobre contratos, sugestões para melhorias em bairros e aplausos a atletas que levaram nome da cidade a competições
Publicado em 01/04/2026 às 18:11 - Por Day Silva
Deputada Mara Caseiro se filia ao PL e anuncia pré-candidatura a deputada federal em 2026
Parlamentar afirmou que mudança “não é apenas troca de partido”, mas um posicionamento político e ideológico alinhado à sigla liderada por Reinaldo Azambuja em MS
Publicado em 01/04/2026 às 17:08 - Atualizado em 01/04/2026 às 17:37 - Por Day Silva
Deputado Gerson Claro pede reforço no efetivo das polícias Militar e Civil em Ponta Porã
Presidente da Assembleia Legislativa encaminhou indicação à Sejusp e cita sobrecarga de trabalho e aumento da demanda por policiamento na fronteira com o Paraguai
Publicado em 01/04/2026 às 13:40 - Atualizado em 01/04/2026 às 13:41 - Por Day Silva
Caravina diz que pretende disputar Governo de MS em 2030 e foca na reeleição
Deputado afirma que projeto depende de articulação política e reforça permanência no PSDB para fortalecer chapa nas próximas eleições
Publicado em 27/03/2026 às 10:35 - Atualizado em 27/03/2026 às 12:18 - Por Gabi Ferreira
Deputado Gerson Claro propõe criação do Dia Estadual da Advocacia Criminalista em MS
Projeto de lei apresentado na Assembleia prevê celebração anual em 2 de dezembro e inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos do Estado
Publicado em 26/03/2026 às 15:50 - Atualizado em 26/03/2026 às 15:53 - Por Day Silva
Deputado Caravina cobra melhorias e discute crise no fornecimento de energia no interior de MS
Audiência pública na Assembleia reuniu prefeitos e lideranças e deve gerar relatório com demandas encaminhadas às concessionárias
Publicado em 26/03/2026 às 13:21 - Atualizado em 26/03/2026 às 13:22 - Por Day Silva
Caravina lidera audiência pública e cobra soluções para falhas no fornecimento de energia em MS
Deputado reúne lideranças, aponta prejuízos à população e anuncia relatório para pressionar concessionárias
Publicado em 26/03/2026 às 10:55 - Atualizado em 26/03/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira