A cidade de Costa Rica, no norte de Mato Grosso do Sul, está em clima de festa com a 52ª edição da tradicional Festa de Santo Antônio de Pádua. A celebração, que começou no dia 31 de maio e segue até o próximo 13 de junho, transforma a Praça da Matriz Manoel Romualdo Gonçalves em um ponto de encontro entre fé, cultura e lazer. O evento é gratuito e aberto ao público, com programação diária a partir das 20h, logo após a missa.
Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Cultura, e da Fundação de Cultura de MS, a festa é um dos maiores eventos religiosos e culturais da região. Neste ano, a abertura foi marcada pelo show da dupla sertaneja João Gustavo & Murilo, que reuniu moradores e visitantes para dar início à programação festiva.
Ao longo de 14 dias, a população pode aproveitar uma estrutura completa com barracas de comidas típicas, atrações musicais de vários estilos e atividades que mesclam religiosidade com entretenimento. A celebração impulsiona o comércio noturno e fortalece o turismo local, movimentando a economia da cidade.
Além do aspecto cultural, a festa mantém viva a tradição religiosa em homenagem a Santo Antônio de Pádua, padroeiro do município, conhecido como o "santo casamenteiro". As celebrações religiosas são conduzidas pelos padres José da Silva e Arlei Gonçalves da Costa, que convidam a comunidade a momentos de oração e reflexão.
No dia 13 de junho, data dedicada ao santo, a programação especial inclui carreata às 17h, seguida da bênção dos veículos e missa solene às 19h, presidida pelo bispo diocesano de Coxim, Dom Otair Nicoletti.
A Paróquia Santo Antônio de Pádua, responsável pela organização, destaca que a festa é mais do que um evento: é um ato coletivo de fé, que une moradores e visitantes em torno de valores como solidariedade, fraternidade e espiritualidade.
Quem foi Santo Antônio?
Nascido como Fernando, em Lisboa, Portugal, Santo Antônio foi um frade franciscano conhecido por sua dedicação aos pobres e pela eloquência ao pregar. Faleceu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália, e foi canonizado no ano seguinte, em 1232. Sua figura permanece viva entre os fiéis, inspirando histórias de fé, milagres e esperança.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Arquivo
Você também pode gostar de ler
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes
Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS diretamente no portal Meu Detran
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Governo do Estado e do Detran-MS, que vem ampliando os serviços online para oferecer mais comodidade e agilidade
Publicado em 15/05/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira
Febraban alerta para golpe do falso emprego e orienta candidatos sobre como evitar fraudes
Criminosos usam falsas vagas para obter documentos, dados bancários e até assinaturas digitais das vítimas
Publicado em 13/05/2026 às 10:23 - Atualizado em 13/05/2026 às 10:24 - Por Gabi Ferreira
Ponte é interditada em Coxim após risco de desabamento e estrutura provisória é planejada
Vistoria técnica identificou graves danos em ponte sobre o Córrego da Pedra, que é rota essencial para moradores e produtores rurais
Publicado em 08/05/2026 às 10:28 - Atualizado em 08/05/2026 às 11:03 - Por Gabi Ferreira
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas de forma online
Publicado em 08/05/2026 às 10:09 - Atualizado em 08/05/2026 às 10:28 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS alerta para golpe com falsa “renovação automática” da CNH
Links fraudulentos circulam principalmente pelo WhatsApp e induzem vítimas a fornecer dados e pagar taxas indevidas via PIX
Publicado em 30/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 30/04/2026 às 10:53 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: quarta parcela vence nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Pagamento deve ser feito até 30 de abril para evitar multas e garantir regularidade do veículo
Publicado em 28/04/2026 às 09:04 - Atualizado em 28/04/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
MPMS acompanha cumprimento de acordo após incêndio que destruiu mais de 160 hectares em Coxim
Responsável foi multado e deverá recuperar área degradada; caso envolveu cinco propriedades rurais
Publicado em 24/04/2026 às 09:38 - Atualizado em 24/04/2026 às 09:59 - Por Gabi Ferreira