A cidade de Costa Rica, no norte de Mato Grosso do Sul, está em clima de festa com a 52ª edição da tradicional Festa de Santo Antônio de Pádua. A celebração, que começou no dia 31 de maio e segue até o próximo 13 de junho, transforma a Praça da Matriz Manoel Romualdo Gonçalves em um ponto de encontro entre fé, cultura e lazer. O evento é gratuito e aberto ao público, com programação diária a partir das 20h, logo após a missa.
Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Cultura, e da Fundação de Cultura de MS, a festa é um dos maiores eventos religiosos e culturais da região. Neste ano, a abertura foi marcada pelo show da dupla sertaneja João Gustavo & Murilo, que reuniu moradores e visitantes para dar início à programação festiva.
Ao longo de 14 dias, a população pode aproveitar uma estrutura completa com barracas de comidas típicas, atrações musicais de vários estilos e atividades que mesclam religiosidade com entretenimento. A celebração impulsiona o comércio noturno e fortalece o turismo local, movimentando a economia da cidade.
Além do aspecto cultural, a festa mantém viva a tradição religiosa em homenagem a Santo Antônio de Pádua, padroeiro do município, conhecido como o "santo casamenteiro". As celebrações religiosas são conduzidas pelos padres José da Silva e Arlei Gonçalves da Costa, que convidam a comunidade a momentos de oração e reflexão.
No dia 13 de junho, data dedicada ao santo, a programação especial inclui carreata às 17h, seguida da bênção dos veículos e missa solene às 19h, presidida pelo bispo diocesano de Coxim, Dom Otair Nicoletti.
A Paróquia Santo Antônio de Pádua, responsável pela organização, destaca que a festa é mais do que um evento: é um ato coletivo de fé, que une moradores e visitantes em torno de valores como solidariedade, fraternidade e espiritualidade.
Quem foi Santo Antônio?
Nascido como Fernando, em Lisboa, Portugal, Santo Antônio foi um frade franciscano conhecido por sua dedicação aos pobres e pela eloquência ao pregar. Faleceu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália, e foi canonizado no ano seguinte, em 1232. Sua figura permanece viva entre os fiéis, inspirando histórias de fé, milagres e esperança.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Arquivo
Você também pode gostar de ler
Erosão no Rio Taquari e danos ambientais causados por obras da Agesul entra na mira do MP em coxim
Inquérito apura falhas em drenagem que teriam provocado assoreamento no Rio Taquari e prejuízos a moradores
Publicado em 19/09/2025 às 17:04 - Atualizado em 19/09/2025 às 17:05 - Por Felipe Dias
MP investiga corte ilegal de árvores e desmatamento em Coxim
Inquéritos apuram extração irregular de madeira nativa em fazenda e infrações ambientais em pesqueiro; multas somam R$ 58 mil
Publicado em 19/09/2025 às 15:55 - Atualizado em 19/09/2025 às 16:02 - Por Felipe Dias
Família pede oração por menina de 10 anos que sofreu queimaduras com chapão em Coxim
Everly Sophia está internada e intubada na Santa Casa de Campo Grande após acidente na noite desta quarta-feira (17)
Publicado em 18/09/2025 às 18:07 - Atualizado em 18/09/2025 às 18:09 - Por Felipe Dias
Governo de MS prorroga Estado de Emergência Ambiental devido ao risco de incêndios florestais
A decisão, publicada no Diário Oficial, foi tomada devido à persistência de condições climáticas extremas, como altas temperaturas, baixa umidade do ar e estiagem
Publicado em 18/09/2025 às 11:30 - Atualizado em 18/09/2025 às 12:05 - Por Roberta Cáceres
Minuto Jurídico: Jornal MS Todo Dia anuncia Dr. Fábio Nogueira Costa como novo colunista da área jurídica
Referência em Direito Processual, assina como novo colunista do Minuto Jurídico para trazer análise clara e acessível aos leitores
Publicado em 17/09/2025 às 09:45 - Atualizado em 17/09/2025 às 10:40 - Por Roberta Cáceres
Caravina participa da 3ª Cavalgada de Brasilândia e destaca a tradição e importância cultural da festa
Caravina ressaltou a relevância do evento não apenas como manifestação cultural, mas também como uma oportunidade de movimentar a economia local
Publicado em 15/09/2025 às 14:44 - Atualizado em 15/09/2025 às 14:46 - Por Felipe Dias