Mais de 19 mil famílias em Mato Grosso do Sul já conquistaram a casa própria ou regularizaram a posse de seus imóveis desde 2023. Os dados são da Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado), que coordena os principais programas habitacionais em parceria com o Governo Federal e prefeituras.
O número inclui tanto a entrega de novas moradias quanto a concessão de títulos de regularização fundiária e subsídios como o Bônus Moradia, destinado à compra de imóveis por famílias de baixa renda. Até o momento, já foram entregues mais de 6 mil unidades habitacionais e outras 5 mil estão em execução. A meta do governo estadual é contratar mais 6,5 mil até o fim de 2025.
Programas como o Minha Casa Minha Vida, na modalidade FAR, e o próprio Bônus Moradia — que oferece subsídios de até R$ 32 mil — têm facilitado o acesso à casa própria em várias cidades. Desde que passou a receber recursos de emendas parlamentares, o Bônus Moradia já atendeu mais de 1,4 mil famílias, com expectativa de alcançar ainda mais beneficiários em municípios como Campo Grande, Dourados, Inocência e Ribas do Rio Pardo.
Além disso, 5,4 mil cotas do Bônus Moradia regular já foram disponibilizadas, somando mais de R$ 114 milhões em recursos, e 3,5 mil já foram liquidadas ou reservadas.
A regularização fundiária também é uma frente importante da Agehab. Desde o início do programa, foram entregues 8.307 títulos e outros 4 mil devem ser concedidos até dezembro deste ano. Para famílias como a de Altair Helena Torres, de 76 anos, que esperou mais de 40 anos para regularizar sua casa, o documento representa mais do que um papel: “Hoje saio muito contente por essa conquista graças ao nosso governo”, disse ela.
Outra modalidade em expansão é o programa Lote Urbanizado, que entrega o terreno com infraestrutura básica e permite que as famílias construam com recursos próprios. Em Caarapó, por exemplo, a beneficiária Renata Cristina Bispo, de 35 anos, assinou contrato e vai iniciar a obra da casa própria. “Me faz chegar mais perto do meu sonho”, contou.
A diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, afirma que os programas habitacionais em curso têm papel direto na redução da desigualdade social no Estado. “Nosso compromisso é garantir que cada família sul-mato-grossense tenha acesso a uma moradia digna, seja por meio da construção, da regularização ou do apoio com subsídios”, declarou.
Até o final de 2025, a previsão é de que mais 10.760 famílias sejam atendidas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Trabalhadores encerram paralisação em obra de alojamento da Arauco em Inocência após acordo com empreiteira
Greve durou cerca de 24 horas e terminou após negociação entre operários e empresa Opus Construtech; trabalhadores exigiam cumprimento de direitos previstos em acordo coletivo
Publicado em 05/06/2025 às 15:00 - Por Felipe Dias
Programa “Regulariza Costa Rica” oferece até 100% de desconto em juros e multas para quitar dívidas municipais
Contribuintes têm até 31 de dezembro de 2025 para aderir ao programa e regularizar débitos com condições especiais de parcelamento em até 60 vezes
Publicado em 05/06/2025 às 11:46 - Atualizado em 05/06/2025 às 12:13 - Por Maria Paula
Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Chapadão do Sul
Mandado de prisão foi cumprido nesta quarta (4); pena prevista é de 12 anos
Publicado em 05/06/2025 às 09:38 - Atualizado em 05/06/2025 às 09:42 - Por Maria Paula
Paraíso das Águas inicia plantio de mil mudas nativas durante a Semana do Meio Ambiente
Ação acontece em área de 3 hectares e faz parte das atividades de preservação ambiental promovidas pela prefeitura
Publicado em 05/06/2025 às 09:10 - Atualizado em 05/06/2025 às 09:25 - Por Maria Paula
Ainda dá tempo: Casa do Trabalhador de Chapadão do Sul tem 199 vagas abertas nesta semana
Atendimento vai até às 11h e inclui setores variados; candidatos recebem orientação no local
Publicado em 05/06/2025 às 08:27 - Atualizado em 05/06/2025 às 08:56 - Por Maria Paula
Deputados conhecem detalhes da regionalização da saúde e da PPP do Hospital Regional de MS
Projeto prevê expansão de leitos e exames em cinco macrorregiões do estado, com hospital novo em Corumbá
Publicado em 05/06/2025 às 07:49 - Atualizado em 05/06/2025 às 08:15 - Por Maria Paula
Chapadão do Sul e Figueirão terão dia nublado nesta quinta; veja como fica o tempo na região
Previsão aponta variação de nuvens e umidade elevada em cidades da região norte de MS
Publicado em 05/06/2025 às 06:59 - Atualizado em 05/06/2025 às 07:23 - Por Maria Paula
Carreta carregada de pedra pega fogo e assusta caminhoneiro na MS-214, em Coxim
Fogo destruiu parte do veículo e mobilizou o Corpo de Bombeiros; motorista conseguiu evitar que chamas atingissem o caminhão
Publicado em 04/06/2025 às 18:32 - Atualizado em 04/06/2025 às 18:36 - Por Felipe Dias
Criança de 6 anos é atropelada por caminhonete em São Gabriel do Oeste
Menina trafegava de bicicleta quando foi atingida e teve de ser encaminhada para Campo Grande após atendimento de urgência
Publicado em 04/06/2025 às 17:36 - Atualizado em 04/06/2025 às 18:02 - Por Felipe Dias
Fogo atinge cômodo de casa em Coxim e é controlado pelos bombeiros antes de se espalhar
Incêndio atingiu residência no bairro Vila Bela na tarde desta terça-feira (4); ninguém ficou ferido
Publicado em 04/06/2025 às 16:14 - Atualizado em 04/06/2025 às 16:15 - Por Felipe Dias