Com foco no desenvolvimento urbano sustentável, teve início nesta quinta-feira (5), em Campo Grande, a 7ª Conferência Estadual das Cidades, promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência de Habitação Popular (Agehab). O encontro ocorre no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e segue até sexta-feira (6), reunindo representantes dos poderes públicos, movimentos sociais, especialistas e instituições ligadas à área urbana.
Presente na abertura, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, destacou a importância do evento como espaço de articulação entre o governo e a população. “É uma honra participar da abertura da 7ª Conferência Estadual das Cidades, um espaço essencial para a construção coletiva”, afirmou.
Alcântara pontuou que Mato Grosso do Sul vive um momento de crescimento acelerado, com investimentos privados em setores como logística, bioenergia e celulose, mas reforçou que esse avanço precisa caminhar junto ao planejamento urbano.
“O desenvolvimento econômico só é completo quando acompanhado de cidades bem planejadas, com habitação digna, saneamento universalizado, mobilidade eficiente e sustentabilidade ambiental. Não podemos repetir os erros do passado, quando o crescimento aconteceu à margem do planejamento, resultando em desigualdades e exclusão.”
A diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani, defendeu uma abordagem integrada na formulação das políticas públicas. “Precisamos de cidades mais inclusivas, que considerem aspectos como meio ambiente, mobilidade, justiça social e qualidade de vida urbana”, declarou.
Ela citou como exemplo o programa Minha Casa Minha Vida, ressaltando sua eficácia, especialmente na escolha de terrenos bem localizados, com acesso a saneamento, educação, comércio e serviços.
A vice-prefeita de Campo Grande, Camila Nascimento, também participou da conferência e reforçou o papel das prefeituras na construção das políticas urbanas.
“As cidades estão na linha de frente, ouvindo e acolhendo as demandas da população. É o único estado brasileiro com 100% de cobertura municipal, e isso tem reconhecimento nacional”, disse, referindo-se à realização das conferências municipais nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Representando o Conselho Nacional das Cidades, o diretor Victor Monteiro de Andrade ressaltou a importância do encontro diante da tramitação do Projeto de Lei da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), atualmente no Senado.
“Vivemos um momento importante para o debate urbano. As conferências estaduais e municipais são espaços essenciais para coletar sugestões técnicas e públicas que serão levadas à Conferência Nacional”, explicou.
Segundo ele, o objetivo é consolidar propostas que influenciem a legislação federal e garantam um desenvolvimento urbano equilibrado em todas as regiões do país. Monteiro defendeu uma participação institucional ampla, com envolvimento do Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições como a Caixa Econômica Federal, para assegurar a efetivação de direitos e a dignidade da população.
Ao final da conferência, serão escolhidos os delegados que representarão o estado na etapa nacional, prevista para o segundo semestre de 2025.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Chico Ribeiro/Seilog
Você também pode gostar de ler
Mato Grosso do Sul projeta ampliar base florestal em 40% até 2028, com foco em sustentabilidade
Estado pretende chegar a 2,5 milhões de hectares de florestas plantadas; secretário Jaime Verruck destacou papel do setor na economia verde durante evento em São Paulo
Publicado em 23/10/2025 às 14:00 - Atualizado em 23/10/2025 às 14:01 - Por Felipe Dias
Mato Grosso do Sul é reconhecido para gerar e comercializar 86 milhões de toneladas de carbono no Cerrado
Estado torna-se elegível pelo CONAREDD+ e poderá captar até R$ 1 bilhão em créditos de carbono, consolidando meta de ser “Carbono Neutro” até 2030
Publicado em 17/10/2025 às 14:27 - Por Felipe Dias
Governo de MS cria Comitê Executivo do Proclima para coordenar ações contra mudanças climáticas
Novo colegiado terá poder deliberativo e vai definir diretrizes, metas e medidas do Plano Estadual de Mudanças Climáticas e do Programa REDD+
Publicado em 10/10/2025 às 17:34 - Atualizado em 10/10/2025 às 17:36 - Por Felipe Dias
MS tem 2º maior avanço em alfabetização do país e Riedel celebra resultado em solenidade com ministro da Educação
Índice de alunos alfabetizados passou de 47,4% em 2023 para 55,8% em 2024, crescimento destacado pelo governador ao lado do ministro da educação
Publicado em 01/10/2025 às 17:03 - Atualizado em 01/10/2025 às 17:20 - Por Felipe Dias
Governo de MS investe R$ 26,8 milhões em acessos viários para atender megaprojeto de celulose no Vale do Sucuriú
Obras na MS-377 vão garantir suporte logístico à planta da Arauco em Três Lagoas e Inocência, com previsão de conclusão em até 360 dias
Publicado em 15/09/2025 às 15:27 - Atualizado em 15/09/2025 às 16:51 - Por Felipe Dias
MS sobe para 2º lugar e é destaque nacional em emprego e qualificação da mão de obra, aponta ranking CLP
Estado avançou uma colocação em relação ao ano passado, quando ocupava o 3º lugar
Publicado em 02/09/2025 às 17:05 - Atualizado em 02/09/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
MS tem 3º menor índice de pobreza do país, segundo ranking de competitividade
Programas como Mais Social e MS Supera ajudam famílias vulneráveis e impulsionam mobilidade social
Publicado em 02/09/2025 às 14:39 - Atualizado em 02/09/2025 às 14:42 - Por Felipe Dias
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    