Na manhã desta segunda-feira, 28 de agosto, os vereadores de Costa Rica realizaram a 28ª sessão ordinária, marcada por emocionantes homenagens que reconhecem a dedicação e o mérito de figuras notáveis em suas respectivas áreas. Durante a sessão, foram concedidas Monções de Congratulação de Apoio a duas personalidades de destaque: o Promotor de Justiça Guilherme Pereira Diniz Penna e a Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião.
A Coronel Neidy nasceu em Coxim, passou a fazer parte da história da cidade quando se mudou para Costa Rica durante sua infância. Seu comprometimento e determinação a levaram a ingressar na Polícia Militar em 1994, marcando o início de uma trajetória brilhante. Em 5 de setembro de 2019, Neidy Centurião tornou-se a primeira mulher em Mato Grosso do Sul a atingir o posto de Coronel. Seu currículo também ostenta o título de primeira mulher a assumir o posto de subcomandante do Comando Geral da Polícia Militar do estado, em 2023.
Adicionalmente, em julho deste ano, desempenhou a função de comandante geral da PM de Mato Grosso do Sul. Com formação em Direito, a Coronel Neidy expressou gratidão pela homenagem recebida, ressaltando a importância de persistir na busca pelos objetivos com o apoio e a energia divina.
“Que tenhamos força e a energia de Deus para que a gente possa, todos os dias, levantar da cama e ir atrás dos nossos objetivos”, disse.
Diniz Penna, por sua vez, foi homenageado por sua posse como titular da 2ª promotoria de Justiça na comarca de Costa Rica no dia 31 de julho deste ano. Expressando sua gratidão à presença das autoridades presentes, Penna ressaltou a qualidade da cidade de Costa Rica e sua alegria em poder contribuir para a comunidade através do Ministério Público.
“Vim para Costa Rica sem conhecer a cidade, pedi remoção pra cá com base nas informações que eu tinha dentro do Ministério Público, e que é uma das melhores comarca do Estado”, afirmou.
“Mas assim que eu cheguei aqui a apreensão, que toda mudança causa, se dissipou, porque eu vi que a cidade era tudo aquilo que diziam dela”, acrescentou.
O promotor de Justiça George Abbud também usou a tribuna para saudar o evento promovido pela Câmara Municipal, agradecendo o espaço concedido para receber o novo promotor.
“Agradeço o espaço que foi concedido para recepcionar esse colega [Guilherme Pereira] que foi tão esperado, não só pela comunidade, mas também por mim, porque eu realmente estava super sobrecarregado”, afirmou.
“E durante esse tempo tentei responder a altura as atribuições do Ministério Público, principalmente na seara da Infância e Juventude, que para mim é uma das atribuições mais nobres e sensíveis que deve ser enfrentada pelo MP-MS", acrescentou.
Ele destacou sua própria atuação nas áreas sensíveis da Infância e Juventude, bem como nas questões ambientais, enfatizando a chegada do promotor Guilherme Pereira como um suporte valioso para o Ministério Público.
“Realmente o doutor Guilherme foi muito esperado para coadjuvar os trabalhos do Ministério Público”, finalizou.
A sessão foi marcada pela celebração de personalidades notáveis e por um profundo reconhecimento das contribuições que elas trazem para o município de Chapadão do Sul. A Câmara de Vereadores reafirmou seu compromisso em honrar e destacar aqueles que fazem a diferença na comunidade.
O evento, além da presença dos homenageados e vereadores, contou também com a participação dos secretários municipais, e os homens e mulheres das Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental de Costa Rica.
Você também pode gostar de ler
Vítima busca por autor de acidente que fugiu sem prestar socorro, em Costa Rica
Luciano precisou de atendimento médico após acidente no centro da cidade. Ele divulgou imagens da colisão para ajudar a identificar o suspeito
Publicado em 14/11/2025 às 18:39 - Atualizado em 14/11/2025 às 19:02 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeitura de Costa Rica Inicia Elaboração de Plano Municipal de Inclusão Produtiva em Parceria com o Sebrae
Plano focado em geração de trabalho e renda para vulneráveis terá duração de 4 meses e busca fortalecer a política de proteção social
Publicado em 14/11/2025 às 10:39 - Atualizado em 14/11/2025 às 10:49 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Costa Rica abre inscrição para o 3º Torneio Municipal de Vôlei de Praia; Veja mais informações
Evento será realizado de 21 a 23 de novembro no Parque Ecológico e terá categorias para todas as idades, do juvenil ao adulto
Publicado em 13/11/2025 às 08:43 - Atualizado em 13/11/2025 às 09:01 - Por Roberta Cáceres
Ações vão levar atendimentos médicos e odontológicos, de graça, para trabalhadores rurais de Costa Rica
Dois projetos vão levar saúde e educação, com foco na prevenção e diagnóstico precoce de doenças
Publicado em 12/11/2025 às 17:18 - Atualizado em 12/11/2025 às 18:38 - Por Redação MS Todo Dia
Creches recebem 15 novos carrinhos para beneficiar transporte de crianças, em Costa Rica
Novos equipamentos possuem estrutura de metal resistente, sistema de freios, cinto de segurança e som Bluetooth para melhorar experiência dos alunos
Publicado em 11/11/2025 às 16:16 - Atualizado em 11/11/2025 às 16:26 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeitura de Costa Rica abre inscrições para 10 boxes na praça de alimentação dos eventos de Natal e Réveillon
Caso o número de inscritos ultrapasse as 10 vagas, será realizado um sorteio no dia 5 de dezembro. As entidades sem fins lucrativos terão prioridade no processo de seleção
Publicado em 11/11/2025 às 11:20 - Atualizado em 11/11/2025 às 12:30 - Por Roberta Cáceres
Previdência de Costa Rica atinge marca histórica de R$ 100 milhões em caixa
Gestão impulsiona patrimônio a R$ 101,3 milhões, garantindo segurança financeira para servidores e aposentados
Publicado em 11/11/2025 às 09:08 - Atualizado em 11/11/2025 às 09:26 - Por Roberta Cáceres
8ª Festa da Primavera da Escola Cotrisa de Baús acontece neste sábado em Costa Rica
A parte gastronômica é um dos grandes atrativos, com um cardápio variado para o público: porções de batata Chips, frango, cachorro quente, pastel e um delicioso caldo de frango
Publicado em 08/11/2025 às 10:16 - Por Roberta Cáceres
Reinauguração do Rosa de Saron Espetos movimenta Costa Rica com jantinha e churrasco no novo endereço
Após quatro anos de atuação, restaurante reinaugura na Avenida José Ferreira da Costa, nº 167, com espaço ampliado, cardápio especial.
Publicado em 07/11/2025 às 19:44 - Atualizado em 08/11/2025 às 09:39 - Por Felipe Dias
Com 13 anos de história, Passos amplia presença em Costa Rica com moderna loja de confecções
Gerente Ágda Passos afirma que o novo espaço é um presente à cidade: “Cada cantinho foi preparado com amor, inspirado em Costa Rica”.
Publicado em 07/11/2025 às 19:47 - Atualizado em 08/11/2025 às 01:14 - Por Felipe Dias