A Sedema (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), por meio da Central de Tratamento de Resíduos recebeu no dia 24 de agosto, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Cecília Meireles para uma visita guiada a CTR.
A visita fez com que estudantes explorarem a infraestrutura da CTR, percebendo a sua importância para o município.
A visita surgiu após uma palestra sobre o Concurso "Prêmio Consciência Ambiental Jovem", que visa a selecionar as melhores redações abordando o tema: "Como Posso Melhorar o Meio Ambiente da Minha Cidade?".
Os alunos foram acompanhados por diversas áreas do CTR, englobando o aterro sanitário, o britador, o pátio de madeira, a reciclagem e a instalação de pátio de compostagem.
Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o ciclo dos resíduos, desde a sua disposição adequada até os processos de reciclagem, compostagem e usina de Resíduos de Construção Civil.
Uma das lições centrais que se destacou durante essa visita foi a relevância da Coleta Seletiva e da Separação de Resíduos para o município.
De acordo com a prefeitura, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas do dia a dia e perceberam como pequenas ações individuais podem causar um impacto significativo no meio ambiente.
Eles foram testemunhas do funcionamento da linha de triagem, onde os materiais são categorizados por tipo e cor, seguindo para o processo de prensagem e a subsequente formação de fardos destinados à reciclagem.
Os alunos acompanharam trabalho dos colaboradores e compreenderam a importância da coleta seletiva, bem como a correta separação dos resíduos em suas casas.
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Jovem de Chapadão do Sul desponta no vôlei
Matias Felipe, de 19 anos, acumula conquistas e mira o cenário nacional
Publicado em 06/04/2026 às 17:36 - Atualizado em 06/04/2026 às 17:56 - Por Day Silva
Incêndio de grandes proporções destrói secador de grãos em empresa armazenadora em Chapadão do Sul
Estrutura colapsou durante combate às chamas; Corpo de Bombeiros atuou durante toda a madrugada
Publicado em 29/03/2026 às 07:09 - Atualizado em 29/03/2026 às 07:39 - Por Renan Carrijo
Vereadores sugerem trocadores para bebês em repartições e cobra concurso público em Chapadão do Sul
Propostas serão discutidas na sessão de segunda-feira e incluem mais estrutura para famílias em prédios públicos e reforço no quadro de servidores efetivos
Publicado em 27/03/2026 às 18:11 - Atualizado em 27/03/2026 às 18:17 - Por Day Silva
Presidente da Câmara, Marcelo Costa fiscaliza canil municipal e cobra melhorias em Chapadão do Sul
Presidente da Câmara fiscaliza canil municipal e cobra melhorias em Chapadão do Sul
Publicado em 27/03/2026 às 16:14 - Atualizado em 27/03/2026 às 16:15 - Por Day Silva
Após evento, Câmara de Chapadão do Sul reafirma continuidade das ações em defesa dos direitos das mulheres
“Vamos continuar levando informação e conscientização”, destaca Marcelo Costa após evento na Câmara
Publicado em 26/03/2026 às 16:15 - Atualizado em 26/03/2026 às 16:18 - Por Day Silva
TJMS forma maioria e reforça vitória de Marcelo Costa na presidência da câmara, enfraquecendo tentativa da oposição
Segundo voto favorável aponta ausência de provas e reforça legitimidade da eleição realizada em plenário
Publicado em 25/03/2026 às 17:21 - Atualizado em 25/03/2026 às 18:45 - Por Renan Carrijo
Cartório Eleitoral de Chapadão do Sul inicia plantão para regularização do título
Atendimento especial segue até 6 de maio, com horários ampliados inclusive aos fins de semana
Publicado em 25/03/2026 às 15:57 - Atualizado em 25/03/2026 às 16:25 - Por Gabi Ferreira
Promotora Juliana Pellegrino destaca prevenção à violência contra mulheres em evento de empoderamento feminino
Dra. Juliana destacou atuação do Ministério Público de Chapadão do Sul na prevenção, acolhimento às vítimas e responsabilização criminal dos agressores
Publicado em 24/03/2026 às 20:42 - Atualizado em 25/03/2026 às 09:09 - Por Day Silva
“Não toleraremos violência”, reforça juíza Bruna Taffarelo em evento de emponderamento feminino em Chapadão do Sul
Juíza reforça que a sociedade precisa dar mais atenção ao empoderamento para enfrentar a violência contra mulheres em evento na Câmara Municipal
Publicado em 24/03/2026 às 19:20 - Atualizado em 24/03/2026 às 19:58 - Por Day Silva