O tradicional Clube do Laço Rancho dos Tropeiros, em Figueirão, está de cara nova. O espaço passou por uma ampla reforma para receber o 19º Encontro Estadual de Laço Comprido, que acontece entre os dias 26 e 29 de junho.
A reestruturação foi possível graças a um investimento de R$ 306 mil da Prefeitura de Figueirão, com aprovação da Câmara Municipal, além do apoio de patrocinadores e recursos próprios do clube. Segundo o presidente do Rancho dos Tropeiros e organizador do evento, José Galdino, o repasse da prefeitura foi feito em duas etapas, com prestação de contas já finalizada.
Parte das melhorias, como a nova iluminação da pista e a reforma dos currais, foi bancada com recursos do próprio clube, da iniciativa privada e até mesmo com investimento pessoal de Galdino. “Assim que terminar o evento, vamos prestar contas e devolver àqueles que anteciparam pagamentos. Estamos concluindo a reforma, graças a Deus”, afirmou.
O novo visual do clube promete oferecer uma experiência ainda mais confortável e segura para competidores e visitantes. O investimento reforça o compromisso da comunidade figueirãoense com o fortalecimento das tradições culturais e a valorização do esporte.
E a festa promete! Uma das principais atrações confirmadas é o show da renomada dupla sertaneja Victor Gregório e Marco Aurélio, que sobe ao palco no dia 27 de junho. Com mais de 30 anos de carreira, os campo-grandenses são autores de sucessos como Camaro Amarelo, Você de Volta e Labirinto, interpretados por grandes nomes da música nacional. A contratação foi viabilizada com apoio da deputada estadual Mara Caseiro e do Governo do Estado.
A programação também conta com o animado Baile Carapé, com o grupo Sociedade Baileira, de Costa Rica, e entrada totalmente gratuita durante todos os dias. O evento reúne tradição, cultura, lazer e competição, e é considerado um dos maiores do Mato Grosso do Sul na modalidade laço comprido.
Entre as provas oficiais estão a tradicional Vaca Gorda, o Duelo Rainha do RT, a etapa da Liga Classe A (LCA) e as finais das categorias Taça Bronze, Prata, Ouro, Patrão, Especial e Base. Toda a competição será regulamentada pela Federação do Clube do Laço de Mato Grosso do Sul, garantindo padrão técnico e reconhecimento estadual.
A abertura oficial será na quinta-feira da próxima semana (26), com as provas da Vaca Gorda e o Duelo Rainha do RT. Na sexta (27), começam as classificatórias das equipes e categorias de base, com sequência no sábado (28), incluindo os desempates. O encerramento será no domingo (29), com as finais das categorias e entrega de premiações.
Zé Galdino, que também é patrão do clube e laçador experiente, destacou a importância do encontro. “Mais que uma competição, esse encontro é um momento de reencontro com nossas raízes. É onde valorizamos a cultura, fortalecemos a amizade entre os companheiros do laço e mostramos a força do nosso povo sul-mato-grossense. Queremos fazer em Figueirão a melhor festa do laço do Mato Grosso do Sul”, disse.
O 19º Encontro Estadual de Laço Comprido é realizado pelo Clube do Laço Rancho dos Tropeiros, com apoio da Prefeitura de Figueirão, Governo do Estado, Fundesporte, Câmara de Vereadores e empresas parceiras.
19º Encontro Estadual de Laço Comprido – Figueirão
Data: 26 a 29 de junho de 2025
Local: Clube do Laço Rancho dos Tropeiros – Figueirão, MS
Entrada: Franca
Realização: Federação do Clube do Laço de Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 98459-1364 – Davi
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Gestão Juvenal Consolaro realiza última reunião de 2025 com grande evento aos beneficiários sociais em Figueirão
Prefeitura e Secretaria de Assistência Social reúnem mais de 110 pessoas para avaliar conquistas e celebrar o Natal
Publicado em 12/12/2025 às 11:25 - Atualizado em 12/12/2025 às 11:41 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Figueirão realiza encontro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e reforça vínculos
Secretário Municipal de Assistência Social, Pedro Ubiali, encerrou o evento com votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Ele fez questão de reforçar a gratidão pelo ano de 2025
Publicado em 11/12/2025 às 10:11 - Atualizado em 11/12/2025 às 10:18 - Por Roberta Cáceres
Circuito Norte de Laço Comprido inicia 2026 na Casa dos Campeões, em Figueirão, com R$ 40 mil em premiação
Evento ocorre de 16 a 18 de janeiro, há 10 km de Figueirão, e reúne competidores de todo o Estado sob liderança do Patrão Zé Galdino.
Publicado em 08/12/2025 às 07:54 - Atualizado em 08/12/2025 às 08:16 - Por Roberta Cáceres
Se informe: Prefeitura de Figueirão inicia vacinação de gestantes contra bronquiolite
Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório já está disponível na UBS Armindo Rodrigues da Silva desde esta sexta-feira
Publicado em 06/12/2025 às 09:02 - Atualizado em 06/12/2025 às 09:04 - Por Roberta Cáceres
Prefeito Juvenal Consolaro e Sebrae alinham novos programas de apoio a micro e pequenas empresas em Figueirão
Gerente da Regional Norte do Sebrae, Luzicarla Softov, esteve no gabinete do Prefeito para entregar convite para evento sobre 'Inovação e Futuro dos Consórcios Públicos'.
Publicado em 04/12/2025 às 09:10 - Atualizado em 04/12/2025 às 09:34 - Por Roberta Cáceres
Natal Mágico reúne famílias e emociona Figueirão em três noites de festa, com a presença do prefeito Juvenal Consolaro
Evento promovido pela Prefeitura levou música, fé, diversão e anúncio de obra histórica para o município.
Publicado em 03/12/2025 às 18:22 - Atualizado em 03/12/2025 às 18:25 - Por Redação MS Todo Dia
Figueirão intensifica ações de infraestrutura e serviços públicos durante o mês de novembro
Melhorias contemplam áreas urbanas e rurais, com foco em mobilidade, segurança e manutenção de espaços públicos.
Publicado em 03/12/2025 às 17:59 - Atualizado em 03/12/2025 às 18:13 - Por Redação MS Todo Dia
Casa da Memória de Figueirão recebe curso essencial sobre elaboração de projetos culturais
O encontro contou com a presença de membros da Comunidade de Santa Tereza, da equipe da Casa da Memória — representada por Altair Felícia de Queiroz
Publicado em 02/12/2025 às 11:23 - Atualizado em 02/12/2025 às 12:06 - Por Roberta Cáceres