O deputado Junior Mochi (MDB) divulgou nesta quinta-feira (31), o levantamento da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, de que, só no 1º semestre de 2023, 49% dos municípios do Estado já estão com as contas no vermelho.
O parlamentar utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para representar os dados.
“Se a situação persistir nos próximos meses, nos depararemos com algo a beira do caos”, resumiu Mochi.
Ele pede empenho dos parlamentares em apoiar a aprovação da PEC 25/2022, em tramitação no Congresso Federal, que aumenta em 1,5% a entrega de recursos pela União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a ocorrer no mês de março de cada ano.
Mochi explicou que o aumento do FPM de 23,5% para 25% vai contribuir para que os prefeitos arquem com as despesas mais essenciais, pois, dados da Assomasul ainda estimam que em julho o repasse foi 34% menor do que em julho do ano passado e em agosto 23% menor.
“Temos aqui vários deputados que já foram prefeitos e sabem que a receita do município, a maioria deles abaixo de 30 mil habitantes, vivem quase que na totalidade da cota do repasse do ICMS e do FPM. Alguns atingem aí, no máximo, 20% da sua receita com recursos de outros tributos como ISS, taxas, alvarás, etc. Não há município que faça milagre. Você faz aquilo que está previsto no orçamento, considerando a inflação, você administra no ano subsequente, mas terminando a pandemia há municípios gastando de 30% a 35% da sua receita com saúde para atender tudo que ficou represado”, explicou Junior Mochi, que já foi prefeito de Coxim.
Mochi pediu que a Casa de Leis acompanhe e peça a agilidade na aprovação da PEC no Congresso Nacional, em apoio aos prefeitos.
A deputada Mara Caseiro (PSDB), que também já atuou como prefeita, na cidade de Eldorado, concordou com o aumento do repasse.
“Somo a esse apoio aos municípios, também tenho recebido pedidos dos prefeitos para que possamos estar juntos na busca de uma forma de apoiá-los nesse momento difícil. A despesa aumentou e a receita diminuiu. Fica difícil honrar os compromissos. Alguns disseram que tinham fundo de reserva, para quedas de receita, mas mediante a contínua queda foram usando o fundo para manter o compromisso e agora se sentem numa situação muito dificultosa e nós podemos chamar atenção do Governo Federal para que faça um aporte maior e o Congresso aprove a PEC. Precisamos ajudar, porque é ali no município que tudo acontece e que mora o cidadão”, finalizou Mara Caseiro.
Você também pode gostar de ler
Operação “La Mano de Dios”: PF investiga esquema liderado por chefe de repartição pública na Alfândega de Ponta Porã
Servidora em Função de Chefia e terceirizados são alvos de busca por suspeita de peculato e desvio de mercadorias da Receita Federal
Publicado em 12/12/2025 às 11:46 - Atualizado em 12/12/2025 às 11:47 - Por Roberta Cáceres
Soraya Thronicke encerra 2025 com prestação de contas e destaca investimentos em todos os 79 municípios de MS
A senadora também relembrou o início de sua trajetória política e reforçou seu compromisso municipalista.
Publicado em 10/12/2025 às 18:20 - Atualizado em 10/12/2025 às 18:50 - Por Redação MS Todo Dia
Pesquisa aponta Reinaldo Azambuja na liderança pelo Senado e empate entre quatro pré-candidatos na segunda vaga
Ex-governador lidera isoladamente, mas está tecnicamente empatado com Capitão Contar e Nelsinho Trad. Simone Tebet também entra no cenário de indefinição
Publicado em 10/12/2025 às 10:36 - Atualizado em 10/12/2025 às 11:36 - Por Roberta Cáceres
Saúde de Alcinópolis recebe R$ 400 mil de Tereza Cristina e prefeito Weliton Guimarães agradece apoio
Recurso destinado pela Senadora reforça investimentos no setor de Saúde de Alcinópolis.
Publicado em 09/12/2025 às 18:42 - Atualizado em 09/12/2025 às 19:06 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeito Weliton Guimarães agradece emenda de R$ 495 mil destinada por Beto Pereira à Educação de Alcinópolis
Recurso já pago será usado em diversas frentes da Educação. Uma delas é a reforma e ampliação da Escola Municipal Alcino Carneiro.
Publicado em 09/12/2025 às 18:01 - Atualizado em 09/12/2025 às 18:28 - Por Redação MS Todo Dia
Gerson Claro reforça repúdio a feminicídios e cobra união no combate à violência
Presidente da ALEMS manifesta apoio à deputada Gleice Jane e destaca compromisso da Casa com ações de enfrentamento à violência contra mulheres.
Publicado em 09/12/2025 às 17:42 - Atualizado em 09/12/2025 às 17:56 - Por Redação MS Todo Dia
MP investiga prefeito de Porto Murtinho por suspeita de uso indevido de veículo oficial para fins particular
Promotor abre inquérito para averiguar a utilização de frota municipal para fins particulares; Caso ganha força após denúncias anteriores do deputado Zeca do PT sobre uso em festa
Publicado em 09/12/2025 às 10:45 - Atualizado em 09/12/2025 às 14:26 - Por Roberta Cáceres
Deputada Gleice Jane sofre ameaça de morte e caso será investigado como ameaça e violência política de gênero
Parlamentar do PT-MS recebeu mensagens intimidadoras no WhatsApp e denuncia ataque direto da extrema direita contra a participação feminina na política
Publicado em 08/12/2025 às 10:51 - Atualizado em 08/12/2025 às 10:53 - Por Roberta Cáceres
Gerson Claro participa de partida solidária que arrecada presentes de Natal
Jogo festivo entre ALEMS e Câmara Municipal celebrou os 44 anos das Moreninhas, em Campo Grande, e reforçou a integração entre os Poderes.
Publicado em 05/12/2025 às 18:05 - Atualizado em 05/12/2025 às 19:26 - Por Redação MS Todo Dia
Assembleia Legislativa aprova doação de área de 8 hectares para novo Distrito Industrial de Coxim
O deputado estadual Junior Mochi comemorou a aprovação, destacando o impacto da medida para o futuro da cidade
Publicado em 05/12/2025 às 11:07 - Atualizado em 05/12/2025 às 11:08 - Por Roberta Cáceres