Costa Rica teve 9 feminicídios em 10 anos; último caso foi assassinato a facão

Cidade soma mais de 2,4 mil registros de violência doméstica desde 2015; 97 só neste ano

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica teve 9 feminicídios em 10 anos; último caso foi assassinato a facão da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Costa Rica registrou 9 casos de feminicídio entre 2015 e 2025, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O número integra um total de 2.444 ocorrências de violência doméstica no município no mesmo período. Do dia 1º de janeiro até esta segunda-feira (30), já foram 97 registros.

O crime mais recente ocorreu na sexta-feira (27), quando Rose Antônia de Paula, de 41 anos, foi assassinada com um golpe de facão no pescoço. O caso aconteceu em uma quitinete nos altos da Avenida José Ferreira da Costa. O suspeito é o ex-companheiro da vítima, de 38 anos, que fugiu após o crime e segue foragido.

Rose era natural de Bonito e estava na cidade havia poucos dias. Segundo a polícia, o relacionamento com o autor era antigo e já havia histórico de agressões. Ele já tinha passagem anterior por violência doméstica contra a mesma vítima.

Na manhã do dia seguinte, vizinhas notaram a ausência de Rose e foram até o local. Elas encontraram uma mancha de sangue saindo por baixo da porta e, ao abrirem, viram o corpo caído no chão. A perícia identificou um corte profundo no pescoço, provocado por facão.

O caso é investigado pela Polícia Civil de Costa Rica. Tanto a vítima quanto o suspeito têm filhos, mas nenhum deles reside na cidade.


ERRATA

Na versão anterior desta reportagem, publicada nesta segunda, informamos incorretamente que Costa Rica havia registrado 40 feminicídios entre 2015 e 2025. O número correto, segundo a Sejusp, é 9 feminicídios no período. O erro já foi corrigido.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Agência Brasil

Você também pode gostar de ler