Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul e mais 37 municípios recebem ambulâncias e camionetes para reforçar saúde pública

Entrega do Governo do Estado beneficia cidades com veículos para transporte de pacientes e combate a endemias; frota será usada nas zonas urbanas e rurais

Imagem de compartilhamento para o artigo Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul e mais 37 municípios recebem ambulâncias e camionetes para reforçar saúde pública da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Os municípios de Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Cassilândia, Inocência e Paranaíba foram contemplados nesta segunda-feira (30) com novos veículos destinados à saúde pública. A entrega foi feita pelo Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), durante evento realizado em Campo Grande.

Ao todo, foram entregues 46 veículos, sendo 30 caminhonetes para ações de vigilância em saúde e 16 ambulâncias para transporte sanitário. A iniciativa faz parte do pacote de 114 veículos planejados e já anunciados durante o evento “Acolhe Saúde”, em maio deste ano.

Entre os municípios da região norte e nordeste do Estado, Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste receberam caminhonetes destinadas ao combate a endemias como dengue, zika e chikungunya. Já Camapuã, Cassilândia, Inocência e Paranaíba foram contemplados com ambulâncias, que irão reforçar o transporte de pacientes, especialmente em casos de transferências intermunicipais.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a entrega faz parte de um plano de estruturação da saúde pública em todos os 79 municípios do Estado. “Essa é uma entrega parcial. Os municípios que receberam hoje apenas um tipo de veículo, em breve receberão o outro. A determinação do governador Eduardo Riedel é garantir que cada cidade tenha uma caminhonete e uma ambulância”, afirmou.

Durante a cerimônia, os prefeitos e secretários municipais de saúde assinaram os termos de recebimento e levaram os veículos com CRV (Certificado de Registro do Veículo) em nome dos respectivos municípios. O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, reforçou que o governo irá completar a entrega para os municípios que ainda não foram contemplados ao final do cronograma.

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, destacou que as caminhonetes fortalecem o trabalho das equipes de endemias. “Elas permitem maior alcance, especialmente nas áreas rurais, possibilitando ações mais eficazes no combate a arboviroses como dengue e chikungunya”, explicou.

Já para o transporte de pacientes, as novas ambulâncias chegam em momento oportuno para cidades como Cassilândia, Inocência e Paranaíba, onde longas distâncias dificultam o acesso a procedimentos de média e alta complexidade, muitas vezes centralizados nas regiões macro.

O coordenador de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, ressaltou que os veículos serão utilizados também no combate à malária e leishmaniose, reforçando a importância da mobilidade para ações de saúde tanto na cidade quanto no campo.

Com a entrega dos veículos, o Governo do Estado reforça sua atuação no fortalecimento da saúde pública municipal, garantindo estrutura, mobilidade e condições de atendimento para as populações urbanas e rurais do Mato Grosso do Sul.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Danúbia Burema

Você também pode gostar de ler