Em uma medida para reduzir as filas por diagnósticos, cirurgias e procedimentos, o Governo de Mato Grosso do Sul apresentou nesta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Estado (ALEMS), um novo modelo de financiamento para os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) do interior. A proposta foi detalhada pelo secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, e deve beneficiar 66 hospitais espalhados pelo Estado.
A apresentação ocorreu na Sala da Presidência da ALEMS e contou com a presença do presidente da Casa, Gerson Claro, além de deputados estaduais. Gerson destacou que a proposta é inspirada em um modelo já adotado com sucesso em São Paulo e visa uma regulação mais eficiente da rede hospitalar.
“Parabenizo o Governo do Estado pela proposição e por nos ouvir, vir aqui conversar com os deputados, com uma solução que está sanando as filas em São Paulo”, afirmou.
O secretário Maurício explicou que o modelo será implementado via resolução governamental, sem necessidade de aprovação de projeto de lei, ao menos neste primeiro momento. A estrutura do programa será dividida em duas frentes de repasse:
- Incentivo fixo, destinado à manutenção da estrutura dos hospitais;
- Incentivo variável, uma bonificação de acordo com a produção de serviços, como diagnósticos e procedimentos terapêuticos.
A lógica é estimular as unidades a realizar atendimentos de baixa e média complexidade, que muitas vezes são negligenciados por falta de incentivo, forçando o envio dos pacientes para os grandes hospitais de Campo Grande, já sobrecarregados.
Aumento de repasses e combate à demanda reprimida
Com o novo modelo, o Governo do Estado prevê um aumento inicial de 20% a 30% nos repasses feitos aos hospitais do interior, valor que poderá ser ampliado conforme a disponibilidade orçamentária. O objetivo é transformar o programa em uma política perene, com oferta contínua de serviços.
“Com essa oferta contínua de atendimento de pequeno e médio porte teremos uma maneira de combatermos a demanda reprimida, nesses hospitais que, muitas vezes, não se sentem motivados a realizar procedimentos e enviam os pacientes para Campo Grande inflando os hospitais de alta complexidade”, explicou o secretário.
Os procedimentos que serão incentivados com o novo programa incluem: Atendimentos de urgência e emergência, Casos da área materno-infantil, Cirurgias gerais, Procedimentos geniturinários e Atendimentos de traumato-ortopedia.
O secretário exemplificou o impacto da nova política com casos de hospitais do interior que possuem leitos de UTI. Atualmente, segundo ele, o repasse feito a essas unidades varia muito. Com a nova proposta, será adotado um valor fixo por dia por leito ativo, o que padroniza o financiamento e estimula o uso pleno da capacidade instalada.
Todos os municípios do interior já foram informados sobre o programa, e, segundo a Secretaria de Saúde, prefeitos, gestores hospitalares e secretários municipais demonstraram apoio e interesse na proposta.
A iniciativa representa um passo importante para descentralizar o atendimento hospitalar no Estado, valorizando a rede local e melhorando o acesso da população a cuidados de saúde mais próximos de suas casas.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Helton Davis
Você também pode gostar de ler
Coxim e Paranaíba integrarão cinturão hospitalar para desafogar grandes cidades de MS
Nova arquitetura da saúde prevê reorganização da rede com hospitais de pequena e média complexidade para reduzir sobrecarga em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá
Publicado em 15/08/2025 às 16:31 - Atualizado em 15/08/2025 às 16:45 - Por Felipe Dias
Estado registra mais de 13 mil casos de dengue e Costa Rica e Chapadão do Sul apresentam baixa incidência
Os óbitos confirmados ocorreram em diversos municípios, como Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Coxim, Iguatemi, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande.
Publicado em 02/08/2025 às 08:35 - Atualizado em 02/08/2025 às 08:46 - Por Roberta Cáceres
Secretária de Saúde de Chapadão do Sul destaca horário estentido de atendimento da ESF Esplanada; Inauguração é amanhã
Adriana Tobal enfatiza investimento em estrutura e equipe multidisciplinar para beneficiar a população
Publicado em 28/07/2025 às 12:49 - Atualizado em 28/07/2025 às 13:49 - Por Roberta Cáceres
Marco na saúde pública: Chapadão do Sul inaugura nova ESF Esplanada na próxima terça-feira
Com investimento de R$ 6,5 milhões em recursos próprios, nova e moderna unidade promete desafogar demanda do hospital e oferecer atendimento de excelência aos moradores da região.
Publicado em 25/07/2025 às 09:59 - Atualizado em 25/07/2025 às 10:10 - Por Roberta Cáceres
Alerta em MS: Governo intensifica vigilância contra sarampo após surto na Bolívia
Mato Grosso do Sul lança plano estratégico com capacitação de profissionais e "Dia D" de vacinação para conter a ameaça da doença e manter o estado livre do vírus.
Publicado em 23/07/2025 às 07:46 - Atualizado em 23/07/2025 às 08:26 - Por Roberta Cáceres
MS alcança 4º lugar no Brasil em transplantes de fígado menos de um ano após início das cirurgias
Estado realizou 45 procedimentos desde julho de 2024 e se destaca em taxa por milhão de habitantes
Publicado em 18/07/2025 às 17:29 - Atualizado em 18/07/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
Bebês de 12 meses começam a receber vacina contra 4 tipos de meningite em MS
Imunização substitui dose de reforço contra meningite C e protege contra quatro sorogrupos da bactéria.
Publicado em 17/07/2025 às 06:58 - Atualizado em 17/07/2025 às 07:25 - Por Maria Paula
MS adota modelo pioneiro para enfrentar surtos de vírus respiratórios
Treinamento com apoio da OPAS e do Ministério da Saúde fortalece resposta a futuras epidemias.
Publicado em 09/07/2025 às 07:21 - Atualizado em 09/07/2025 às 07:33 - Por Maria Paula