Câmara Municipal marca presença e comemora apoio decisivo na realização do 19º Encontro de Laço Comprido em Figueirão

Evento reuniu mais de 4 mil pessoas no Rancho dos Tropeiros e contou com participação ativa de vereadores, Executivo e autoridades estaduais

Imagem de compartilhamento para o artigo Câmara Municipal marca presença e comemora apoio decisivo na realização do 19º Encontro de Laço Comprido em Figueirão da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Rancho dos Tropeiros ficou pequeno para a grandiosidade do 19º Encontro de Laço Comprido de Figueirão, encerrado neste domingo (29) com a presença de mais de 4 mil pessoas e 491 laçadores de diversas cidades do Mato Grosso do Sul e até de Goiás. Ao lado dos competidores, empresários, famílias e autoridades, a Câmara Municipal teve participação destacada, com presença da presidente Luciene Teodora, do vice-presidente Denivan Barbosa e dos vereadores Kelly Bernardes, Vagney Fernandes, Thiago Inácio e Jânio Flávio.

Para a presidente da Câmara, vereadora Luciene Teodora, o evento, que contou com apoio do legislativo para reforma do recinto, representa a realização de um sonho antigo para a população. “É gratificante não só para mim como para os outros vereadores ver o investimento feito no Rancho, porque o clube é utilizado não só pelo esporte do laço comprido, mas também pela população em outros eventos. Fazer parte dessa conquista de algo que é um sonho pro esporte do laço aqui em nosso município é muito gratificante”, destacou.

A revitalização foi possível graças ao investimento de R$ 306 mil da Prefeitura de Figueirão, por meio de Termo de Fomento aprovado pelos nove vereadores do município. O recurso permitiu a ampliação da área social do clube, com construção de novos banheiros, salão ampliado, bar, palco, iluminação e novo piso para acomodar melhor o público.

Luciene também reforçou o compromisso da Câmara com ações que beneficiem diretamente a população: “Nós, vereadores, estamos sempre afirmando o que é bom para o município, o que é bom para nossa população. Podem contar conosco para estar melhorando”.

Também presente na grande final do domingo, a vereadora Kelly Bernardes comemorou os impactos econômicos e sociais gerados pelo evento, lembrando da atuação do Legislativo na liberação de recursos. “É com muito orgulho que hoje eu venho prestigiar a festa de laço do nosso município. É uma festa que gerou muita renda para o município: hotéis lotados, lojas lotadas, as barraquinhas aqui do local. Tem barraquinha aqui do município de Figueirão. Então, é um evento que gera muita renda para o município e eu tenho muito orgulho de ter aprovado esse projeto de R$ 306 mil, pois, aqui nós estamos vendo o resultado para o município”, afirmou.

Kelly também destacou a parceria entre Executivo e Legislativo. “Eu quero deixar os agradecimentos a toda a população. Agradecer ao Executivo, que junto ao Legislativo, não mediu esforços para esse evento acontecer, e ao Zé Galdino, mais uma vez, que trazendo esse evento para o município, reuniu e gerou muita renda”.

O patrono do Rancho dos Tropeiros, Zé Galdino, idealizador e liderança à frente da organização, emocionou-se ao ver o recinto lotado. “É gratificante ver esse recinto cheio, a energia da arquibancada e o brilho dos competidores. A 19ª edição entrou para a história. Agradeço de coração a todos que confiaram, acreditaram e fizeram essa festa acontecer. Viva o Laço Comprido!”, disse.

Imagem WhatsApp Image 2025-07-02 at 16.47.26

Sob seu comando, o evento cresceu em tamanho, estrutura e relevância, consolidando-se como um dos maiores e mais respeitados encontros de laço do Mato Grosso do Sul. Este ano, o evento contou inclusive com a presença da Liga Classe A de Jataí (GO) e do presidente da Federação de Clubes de Laço do estado, Elvio Garcez.

Garcez disse sentir orgulho de poder ter estado envolvido no evento. "Ano passado foi uma festa boa, mas esse ano melhorou muito a estrutura, então é um orgulho estar aqui, junto aos patrões e companheiros envolvido nesse evento maravilhoso que é um evento da família, porque o laço é um esporte da família, das crianças, que junta o avô e o neto, o pai e o filho, e é um prazer grande falar isso"

O empresário Rubens, da tradicional RBS Auto Peça, com mais de 30 anos de atuação em Figueirão, também destacou a importância do evento para a cidade e para os empresários. “O Clube do Laço tem uma importância tão grande que nos sensibiliza, nós empresários, a investirmos na sua causa, porque aqui, a família, toda a nossa família faz a grande festa. É um esporte que mexe com toda a família. E nós, empresários, nesse momento, temos a honra e a satisfação de investir nesses eventos que fazem com que a população se sinta um pouco mais feliz, um pouco mais alegre”, declarou.

Rubens parabenizou a organização e destacou o impacto positivo na economia local. “São pessoas bem envolvidas com a organização, como também bem envolvidas para fazer a melhor festa para a nossa cidade e para o nosso pessoal.”

O vice-prefeito de Figueirão, Jorge Mortari, representando o Executivo municipal, celebrou os resultados do evento e a entrega das melhorias no recinto. “É um momento muito satisfatório. A parceria entre o poder público e a comunidade permitiu que entregássemos um espaço mais estruturado, com acessibilidade, iluminação e conforto. O resultado está aqui: casa cheia, economia aquecida e a população valorizando nossa tradição”, pontuou.

Segundo ele, todo o processo de revitalização foi fruto de um esforço coletivo. “O patrão Zé Galdino apresentou o projeto e, prontamente, colocamos toda a equipe da prefeitura e nossos arquitetos à disposição. O apoio dos vereadores foi essencial para concretizar essa revitalização”, frisou.

Jorge reforçou ainda que o Laço Comprido é mais do que um esporte: é cultura viva e vetor de desenvolvimento. “Essa é uma das prioridades da gestão do prefeito Juvenal Consolaro: fortalecer os eventos culturais que geram emprego, renda e identidade para nossa cidade. O Recinto do Rancho dos Tropeiros é hoje o principal espaço de eventos da nossa cidade. É aqui que realizamos as grandes celebrações e vamos continuar investindo para transformá-lo em um polo de encontro da nossa gente.”

O deputado estadual Márcio Fernandes (MDB), que prestigiou a final do evento, também elogiou a grandiosidade do encontro e reforçou seu apoio ao esporte tradicional. “Com certeza o laço comprido hoje é o maior esporte que temos no estado. A cada festa que vamos, o número de laçadores só cresce. Aqui em Figueirão, por exemplo, quase 100 equipes participaram. É uma alegria ver o avô, o pai e o neto laçando juntos. Isso é cultura, é tradição”, afirmou.

Márcio anunciou ainda novos investimentos estaduais no setor: “Para o próximo ano já garantimos mais de R\$ 1,5 milhão, com destaque para a aquisição de geradores que serão entregues gratuitamente e beneficiarão clubes de laço de toda a região norte e de outros cantos do estado”.

Durante os quatro dias de festa (de 26 a 29 de junho) Figueirão viveu intensamente o clima do laço comprido. Famílias inteiras lotaram o Rancho dos Tropeiros, em clima de confraternização e orgulho pelas raízes culturais. O evento aqueceu o comércio, a rede hoteleira, os postos de combustíveis e trouxe turistas e competidores de todo o estado e também de Goiás.

Além das disputas, o evento ofereceu atrações culturais que animaram o público durante todas as noites. Na sexta-feira (27), a dupla campo-grandense Victor Gregório & Marco Aurélio levou muito sertanejo ao palco. O Grupo Sociedade Baileira, de Costa Rica, garantiu o tradicional carapé todos os dias, e no domingo, o encerramento teve o brilho da apresentação das Irmãs Dutra, levando emoção ao público com clássicos da música sertaneja.

Mais do que uma competição, o Encontro de Laço Comprido mostrou-se um símbolo de identidade figueirãoense, com forte envolvimento popular, político e institucional. E a Câmara Municipal teve papel central para que essa tradição fosse mantida viva, com apoio direto na viabilização do projeto, presença dos parlamentares e comprometimento com o futuro da cultura local.

Com recorde de público, estrutura renovada e forte apoio institucional, o 19º Encontro de Laço Comprido já deixa expectativas ainda maiores para 2026.

Fonte: Jornal MS Todo Dia
Fotos e vídeos: Jornal MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler