A regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul já apresenta resultados concretos para a população do interior do Estado. Em Costa Rica, a Fundação Hospitalar tem sido referência em procedimentos oftalmológicos, especialmente cirurgia de retina, atendendo moradores de diversos municípios e contribuindo com a descentralização do atendimento hospitalar.
José Claudino de Oliveira, 61 anos, morador de São Gabriel do Oeste, passou por cirurgia de retina na unidade de Costa Rica há duas semanas. Acompanhado da esposa, Adriana Aparecida de Oliveira, 55 anos, ele foi diagnosticado após um sangramento provocado pela diabetes. “Desde a primeira consulta foi tudo certo. Apesar da distância, percebemos que é um hospital preparado, com menos riscos”, afirmou Adriana.
Também foi em Costa Rica que Maria José dos Santos, de 69 anos, realizou a mesma cirurgia. O esposo, o lavrador Luiz Gonzaga da Silva, de 66 anos, acompanhou todo o processo. “Foram cerca de 60 dias desde a consulta até a cirurgia. Achei rápido demais e deu tudo certo”, afirmou Luiz, morador de Coxim.
O secretário de Saúde de Costa Rica, Daniel Rayckson Santos, destacou que a cidade tem papel essencial no projeto estadual de regionalização da saúde, com foco em ampliar o acesso aos serviços especializados no interior. “Costa Rica está nesse caminho da regionalização, recebendo pacientes de vários municípios. Conseguimos equipe e apoio do Governo do Estado para realizar procedimentos oftalmológicos e ortopédicos, como cirurgias de joelho e quadril”, explicou.
A unidade hospitalar também oferece exames como ressonância e tomografia, e deve expandir a lista de serviços com exames de endoscopia e colonoscopia. “Esse modelo visa diminuir o tempo de espera e a sobrecarga dos grandes centros. Muitos pacientes aguardavam há anos por atendimento em Campo Grande e hoje conseguem ser operados aqui, perto de casa”, afirmou o secretário.
Além de Costa Rica, outras cidades têm se destacado dentro do modelo de regionalização. Em Rio Brilhante, por exemplo, o hospital municipal já realizou mais de 700 cirurgias ortopédicas desde 2023, entre prótese de quadril, ligamento e menisco. Em Coxim, o processo de regionalização também se fortalece.
A secretária de Saúde de Coxim, Fernanda Berigo, afirma que o município já atendeu pacientes de 43 cidades diferentes, sendo referência em urgência e emergência, com dez leitos de UTI. “Oferecemos cirurgias ginecológicas, otorrinolaringológicas, gerais, vasculares e ortopédicas, incluindo quadril, joelho, ombro e cotovelo. Inserimos novas subespecialidades para dar continuidade à regionalização”, disse.
Além das cirurgias, Coxim também realiza sessões de hemodiálise para 70 pacientes da região. “A regionalização está funcionando. Trabalhamos com acolhimento, conforto e menos superlotação. Os pacientes confiam no nosso serviço, o que é resultado direto do trabalho conjunto com o Estado”, completou.
O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, explica que o novo modelo de regionalização foi construído para otimizar a capacidade hospitalar e desafogar os hospitais de alta complexidade. “Hospitais do interior agora têm estrutura e financiamento para realizar procedimentos de média complexidade, o que reduz a transferência para os grandes centros. Isso melhora a eficiência do sistema e o atendimento à população”, afirmou.
O modelo divide o Estado em macrorregiões com cidades-polo de alta complexidade – Campo Grande (Região Central), Dourados (Cone Sul) e Três Lagoas (Costa Leste) – e municípios satélites que concentram atendimentos de média complexidade. No caso da macrorregião Costa Leste, por exemplo, cidades como Costa Rica, Bataguassu, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Cassilândia e Chapadão do Sul já absorvem esses atendimentos intermediários.
De acordo com o Governo do Estado, o projeto de regionalização já recebeu investimentos que somam mais de R$ 1,8 bilhão desde 2023, envolvendo obras, convênios com municípios, aquisição de equipamentos e veículos, incentivo hospitalar e repasses diretos.
A proposta foi detalhada a deputados estaduais em reunião com o governador Eduardo Riedel, no dia 4 de junho, com a presença da secretária especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni. Na prática, o projeto visa garantir mais eficiência, conforto e agilidade nos atendimentos, tornando o sistema de saúde de Mato Grosso do Sul mais próximo da população.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/PMCR
Você também pode gostar de ler
Provas do concurso da Guarda Civil Municipal de Costa Rica acontecem no domingo (5)
Portões abrem às 7h30 e fecham às 8h30; candidatos devem levar documento com foto, comprovante de inscrição e caneta azul ou preta
Publicado em 03/10/2025 às 18:28 - Atualizado em 03/10/2025 às 18:34 - Por Felipe Dias
Costa Rica intensifica recuperação de estradas rurais e beneficia produtores da região do Bolicho Seco
Prefeitura já executou 11 tubulações e substituiu ponte de madeira por estrutura mais robusta para garantir escoamento da produção agrícola
Publicado em 03/10/2025 às 17:33 - Atualizado em 03/10/2025 às 17:34 - Por Felipe Dias
Studio Vip Car de Costa Rica: polimento técnico e vitrificação que preservam pintura, plásticos e faróis por mais tempo
Recheio explica a diferença entre lavar e tratar o carro com serviços de polimento técnico e vitrificação que valorizam e protegem cada detalhe do veículo
Publicado em 03/10/2025 às 16:14 - Atualizado em 03/10/2025 às 16:38 - Por Felipe Dias
Costa Rica terá show de Frank Aguiar na Festa dos Imigrantes neste sábado
Evento tradicional, com entrada gratuita, acontece neste sábado no Centro de Eventos Ramez Tebet e contará com forró, arrocha e rica gastronomia típica
Publicado em 03/10/2025 às 10:20 - Atualizado em 03/10/2025 às 10:36 - Por Roberta Cáceres
Atitude suspeita chama atenção da polícia e motorista acaba preso por dirigir bêbado em Costa Rica
Flagrante ocorreu na Avenida José Ferreira da Costa durante patrulhamento; motorista foi levado à delegacia
Publicado em 02/10/2025 às 15:41 - Atualizado em 02/10/2025 às 15:43 - Por Felipe Dias
Prefeitura, Senar e Sindicato Rural capacitam alunas com curso gratuito de amigurumi para geração de renda em Costa Rica
A capacitação está sendo realizada nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, com a participação de duas turmas de 10 alunos cada, totalizando 20 novos artesãos
Publicado em 02/10/2025 às 10:59 - Atualizado em 02/10/2025 às 11:07 - Por Roberta Cáceres
Feira no bairro Vale do Amanhecer em Costa Rica reúne produtores locais e artesãos nesta quarta-feira
Evento promove venda direta de alimentos frescos, valoriza agricultura familiar e oferece música ao vivo a partir das 19h
Publicado em 01/10/2025 às 18:07 - Atualizado em 01/10/2025 às 18:10 - Por Felipe Dias
Leocir Dall'Astra assume o Comando do Costa Rica Esporte Clube em busca do sonhado tricampeonato em 2026
Dall'Astra, um técnico de 62 anos com um currículo recheado de conquistas e notável experiência no futebol do estado
Publicado em 01/10/2025 às 10:26 - Atualizado em 01/10/2025 às 10:31 - Por Roberta Cáceres
Incêndio de grande proporção atinge plantação de cana próxima à usina Atvos em Costa Rica
Fumaça densa é vista a quilômetros de distância; Corpo de Bombeiros atua no local
Publicado em 30/09/2025 às 17:39 - Atualizado em 30/09/2025 às 17:40 - Por Felipe Dias
Só até quinta! Garanta promoção de banho com tosa higiênica grátis no Petshop Chiktosa
Campanha Dois em Um garante economia e cuidados completos para os pets em Costa Rica
Publicado em 29/09/2025 às 13:40 - Atualizado em 29/09/2025 às 13:41 - Por Felipe Dias