Chapadão do Sul deu um novo passo em direção à implantação do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no município. O tema foi debatido em reunião realizada nesta quarta-feira (02), contando com a presença do Secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, que esteve na cidade para tratar dos ajustes finais relacionados à previsão de início do curso em 2026.
O encontro ocorreu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel (CEEPAN). Segundo as tratativas, o CEEPAN poderá abrigar as atividades do curso de Direito, integrando o espaço à UFMS. A proposta envolve a continuidade do funcionamento normal do ensino técnico no CEEPAN, com o aproveitamento da estrutura para o ensino superior, em uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Chapadão do Sul e a UFMS.
Participaram da reunião o Vice-Prefeito Defensor Ernany Machado, representando o prefeito Walter Schlatter, o Secretário Municipal de Educação Gustavo Maluf, a diretora do CEEPAN Sandra Regiane e a adjunta Rosiane Bento, além do Diretor da UFMS CPCS Wallace da Silva, e outras autoridades regionais e representantes de escolas estaduais.
Durante a reunião, o Secretário Hélio Daher afirmou que "este é um feito que tem tudo para ficar na história do município". Ele destacou o trabalho articulado entre as esferas de gestão e a participação do executivo municipal na iniciativa. O Vice-Prefeito Defensor Ernany Machado avaliou a reunião como produtiva, representando "a esperança de um resultado positivo em breve".
A instalação do curso de Direito da UFMS em Chapadão do Sul é uma demanda de mais de 16 anos, sendo esta a quarta tentativa oficial. A expectativa é que as etapas finais do processo de implementação sejam concluídas até o final de agosto. O Secretário Hélio Daher ressaltou o impacto positivo da aproximação entre o ensino técnico e superior, criando uma convivência que pode inspirar os alunos do CEEPAN a verem a universidade como um caminho.
A reunião também contou com a presença da Coordenadora Regional de Educação, Maria Aparecida Eufrásia, do Coordenador de Gestão Escolar, Adalberto Nascimento, do Secretário de Governo, Guilherme Diniz, e dos diretores das escolas estaduais E.E. Jorge Amado (Denis Ronieri e Cleber Henrique), E.E. Augusto Krug Neto (Jean Carlos Farjando e Maristela Peverari), e do diretor da UFMS, Wallace da Silva de Almeida.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Conselho Tutelar pede ajuda para localizar adolescente desaparecida em São Gabriel do Oeste
Maria Isabel Costa Alves, de 15 anos, está desaparecida desde a última sexta-feira (26); informações podem ser repassadas ao órgão
Publicado em 03/10/2025 às 18:03 - Atualizado em 03/10/2025 às 18:15 - Por Felipe Dias
Moradores ironizam sinalização de Pare pintada longe das esquinas em Coxim
Prefeitura diz que empresa foi notificada e promete corrigir falhas em obras de pavimentação que somam R$ 9,5 milhões
Publicado em 02/10/2025 às 17:52 - Atualizado em 02/10/2025 às 17:59 - Por Felipe Dias
Direto da Fábrica para Corumbá: Carreta Itinerante Gazin traz showroom exclusivo de camas e colchões
De 06 a 11 de outubro, população poderá conferir camas Super King, King, Box, colchões, cabeceiras e travesseiros direto da fábrica no Complexo Poliesportivo de Corumbá.
Publicado em 02/10/2025 às 17:26 - Atualizado em 02/10/2025 às 17:27 - Por Felipe Dias
MP investiga risco de bebidas adulteradas com metanol em Mato Grosso do Sul
Procedimento preparatório foi instaurado após registros nacionais de intoxicação; medida é preventiva e busca proteger consumidores
Publicado em 02/10/2025 às 16:08 - Atualizado em 02/10/2025 às 16:27 - Por Felipe Dias
Caravina pede reajuste e ampliação do pagamento de plantão para todos policiais civis
Proposta prevê inclusão do pagamento de horas extras extraordinárias para todos os policiais civis que cumprem plantão e revisão e reajuste do valor de R$ 200
Publicado em 02/10/2025 às 15:19 - Atualizado em 02/10/2025 às 15:20 - Por Felipe Dias
Jovem de Inocência que desapareceu em Campo Grande é localizado na rodoviária de São Paulo
Universitário de 23 anos passou por Goiás e Rio de Janeiro antes de ser encontrado; família confirmou reencontro e acompanhamento médico
Publicado em 01/10/2025 às 16:03 - Atualizado em 01/10/2025 às 16:37 - Por Felipe Dias
Sob honras e salva de tiros, amigos e familiares se despedem do Sargento Andrade, que dedicou 37 anos à PM em Coxim
Sargento Andrade também passou por unidades de São Gabriel do Oeste e Alcinópolis, mas foi em Coxim que construiu sua história profissional
Publicado em 01/10/2025 às 15:13 - Atualizado em 01/10/2025 às 15:16 - Por Felipe Dias
Coxim registra 41,3°C e é a cidade mais quente do Brasil nesta terça-feira
Inmet alerta para baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul e orienta cuidados com calor extremo
Publicado em 30/09/2025 às 18:13 - Atualizado em 30/09/2025 às 18:14 - Por Felipe Dias
Arquiteto chinês Kongjian Yu é identificado por digitais uma semana após queda de avião no Pantanal
Confirmação contou com apoio do FBI e da Interpol; acidente matou quatro pessoas em Aquidauana
Publicado em 30/09/2025 às 17:07 - Atualizado em 30/09/2025 às 17:23 - Por Felipe Dias