Prefeito Delegado Cleverson prioriza segurança e anuncia concurso da Guarda Municipal de Costa Rica

Edital será lançado nesta terça-feira (8) e marca início da criação da nova corporação; projeto é uma das prioridades do segundo mandato do prefeito

Imagem de compartilhamento para o artigo Prefeito Delegado Cleverson prioriza segurança e anuncia concurso da Guarda Municipal de Costa Rica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O prefeito de Costa Rica, Delegado Cleverson (PP), anunciou nesta segunda-feira (7) que será publicado nesta terça (8) o edital do tão aguardado concurso da Guarda Municipal. O lançamento representa um passo importante para a segurança pública e confirma uma das principais prioridades do segundo mandato do chefe do Executivo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Cleverson convocou a população a participar do processo seletivo. “Segurança pública tem sido uma prioridade da nossa gestão e, para melhorar ainda mais e reforçar a segurança do nosso município, amanhã está sendo publicado o edital da Guarda Municipal. Você, que tem a partir de 18 anos de idade, vem ajudar a fazer a segurança do nosso município se inscrevendo no concurso da Guarda Municipal. Vem ser um policial municipal conosco”, declarou.

O prefeito afirmou ainda que a criação da corporação vai fortalecer o cuidado com os espaços públicos e aumentar a presença do poder público nas ruas. “É mais um passo importante para o fortalecimento da segurança em nossa cidade. A criação da Guarda Municipal representa não apenas a valorização dos nossos espaços públicos, mas também o cuidado com as pessoas. Será uma força de apoio presente no dia a dia da população, atuando com proximidade, prevenção e responsabilidade”, disse.

Fortalecimento da Segurança Pública

O concurso da Guarda Municipal faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da segurança pública em Costa Rica. Em entrevista concedida ao MS Todo Dia em janeiro deste ano, Delegado Cleverson já havia afirmado que a implantação da Guarda seria prioridade em 2025.

À época, ele explicou que o projeto estava aprovado desde 2024, mas não pôde ser executado por conta de um aditivo apresentado na Câmara Municipal. Com a situação resolvida, a prefeitura autorizou o processo para contratação da banca organizadora do concurso ainda no início do ano. Desde então, a equipe técnica vem trabalhando na estruturação do edital e na preparação da nova força municipal.

Além da criação da Guarda, a gestão já adquiriu viaturas e está licitando drones para implementar um moderno sistema de patrulhamento aéreo. O objetivo é criar uma central de monitoramento com câmeras espalhadas pela cidade, operadas por agentes administrativos. Os drones darão suporte em tempo real, acompanhando deslocamentos das viaturas e registrando imagens que poderão ser usadas como provas em operações.

“Com os drones, economizamos combustível, o desgaste das viaturas e dos policiais. E o mais importante: tudo fica gravado, podendo ser usado como prova em qualquer situação. Quando uma viatura se deslocar, queremos que o drone acompanhe, dando uma visão ampla e estratégica”, destacou o prefeito.

Cleverson também reforçou que o investimento em segurança pública inclui projetos voltados ao combate às drogas e à proteção de mulheres vítimas de violência. Segundo ele, a Guarda Municipal terá papel ativo nessas frentes, além de atuar na preservação do patrimônio público e no apoio às demais forças de segurança.

Os detalhes do concurso público, incluindo número de vagas, etapas e cronograma, serão divulgados no edital que será publicado nesta terça-feira (8) nos canais oficiais da Prefeitura de Costa Rica.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler