O prefeito de Costa Rica, Delegado Cleverson (PP), anunciou nesta segunda-feira (7) que será publicado nesta terça (8) o edital do tão aguardado concurso da Guarda Municipal. O lançamento representa um passo importante para a segurança pública e confirma uma das principais prioridades do segundo mandato do chefe do Executivo.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Cleverson convocou a população a participar do processo seletivo. “Segurança pública tem sido uma prioridade da nossa gestão e, para melhorar ainda mais e reforçar a segurança do nosso município, amanhã está sendo publicado o edital da Guarda Municipal. Você, que tem a partir de 18 anos de idade, vem ajudar a fazer a segurança do nosso município se inscrevendo no concurso da Guarda Municipal. Vem ser um policial municipal conosco”, declarou.
O prefeito afirmou ainda que a criação da corporação vai fortalecer o cuidado com os espaços públicos e aumentar a presença do poder público nas ruas. “É mais um passo importante para o fortalecimento da segurança em nossa cidade. A criação da Guarda Municipal representa não apenas a valorização dos nossos espaços públicos, mas também o cuidado com as pessoas. Será uma força de apoio presente no dia a dia da população, atuando com proximidade, prevenção e responsabilidade”, disse.
Fortalecimento da Segurança Pública
O concurso da Guarda Municipal faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da segurança pública em Costa Rica. Em entrevista concedida ao MS Todo Dia em janeiro deste ano, Delegado Cleverson já havia afirmado que a implantação da Guarda seria prioridade em 2025.
À época, ele explicou que o projeto estava aprovado desde 2024, mas não pôde ser executado por conta de um aditivo apresentado na Câmara Municipal. Com a situação resolvida, a prefeitura autorizou o processo para contratação da banca organizadora do concurso ainda no início do ano. Desde então, a equipe técnica vem trabalhando na estruturação do edital e na preparação da nova força municipal.
Além da criação da Guarda, a gestão já adquiriu viaturas e está licitando drones para implementar um moderno sistema de patrulhamento aéreo. O objetivo é criar uma central de monitoramento com câmeras espalhadas pela cidade, operadas por agentes administrativos. Os drones darão suporte em tempo real, acompanhando deslocamentos das viaturas e registrando imagens que poderão ser usadas como provas em operações.
“Com os drones, economizamos combustível, o desgaste das viaturas e dos policiais. E o mais importante: tudo fica gravado, podendo ser usado como prova em qualquer situação. Quando uma viatura se deslocar, queremos que o drone acompanhe, dando uma visão ampla e estratégica”, destacou o prefeito.
Cleverson também reforçou que o investimento em segurança pública inclui projetos voltados ao combate às drogas e à proteção de mulheres vítimas de violência. Segundo ele, a Guarda Municipal terá papel ativo nessas frentes, além de atuar na preservação do patrimônio público e no apoio às demais forças de segurança.
Os detalhes do concurso público, incluindo número de vagas, etapas e cronograma, serão divulgados no edital que será publicado nesta terça-feira (8) nos canais oficiais da Prefeitura de Costa Rica.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Do presente ao churrasco: tudo o que você procura está no Mundo das Utilidades, em Costa Rica
Brinquedos, ferramentas, cosméticos e muito mais em um só lugar; Mundo das Utilidades é endereço certo para quem busca preço baixo e variedade
Publicado em 20/08/2025 às 18:20 - Atualizado em 20/08/2025 às 18:22 - Por Felipe Dias
Prefeitura de Costa Rica emite alerta sobre perigo de escorpiões urbanos
Reprodução acelerada da espécie mais perigosa exige atenção redobrada da população
Publicado em 20/08/2025 às 09:40 - Atualizado em 20/08/2025 às 09:46 - Por Roberta Cáceres
Incentivado por amigo, advogado pedala há 7 anos entre conquistas e a certeza que ciclismo mudou sua vidaP
Morador de Costa Rica, Dr. Alex Gomes destaca no Dia Nacional do Ciclista que a prática transformou sua vida: “pedalar é saúde”
Publicado em 19/08/2025 às 18:09 - Atualizado em 19/08/2025 às 18:28 - Por Felipe Dias
Traficante é preso e mais de 9 kg de maconha é apreendida em ação conjunta em Costa Rica
Droga estava escondida em uma casa e enterrada em área de mata próxima; suspeito foi preso em flagrante
Publicado em 19/08/2025 às 14:07 - Atualizado em 19/08/2025 às 14:08 - Por Felipe Dias
Saúde na Palma da Mão: Prefeito de Costa Rica anuncia programa que permite acesso a serviços pelo celular
Para aqueles que preferem um contato direto, o programa também oferece a opção de falar com um atendente humano para tirar dúvidas
Publicado em 19/08/2025 às 08:29 - Atualizado em 19/08/2025 às 09:23 - Por Roberta Cáceres
Polícia cumpre três mandados de prisão em Costa Rica no fim de semana
Prisões ocorreram entre sábado e domingo; casos envolvem tráfico de drogas, homicídio e violência doméstica
Publicado em 18/08/2025 às 16:29 - Atualizado em 18/08/2025 às 16:36 - Por Felipe Dias
Mulher é esfaqueada no pescoço por irmã em Costa Rica
Autora do crime foi presa pela Polícia Militar; vítima foi encaminhada à Fundação Hospitalar
Publicado em 18/08/2025 às 14:28 - Atualizado em 18/08/2025 às 14:30 - Por Felipe Dias
Mais de 720 candidatos se preparam para concurso da Guarda Civil de Costa Rica no dia 5 outubro
Processo que irá selecionar profissionais para a sétima Guarda Civil Municipal do estado de Mato Grosso do Sul, refletindo o compromisso da gestão em ampliar a segurança local.
Publicado em 16/08/2025 às 08:36 - Atualizado em 16/08/2025 às 08:52 - Por Roberta Cáceres
Costa Rica se destaca em bem-estar e desenvolvimento social, contrariando estudos sobre municípios ricos do agronegócio
Cidade alcança 4ª posição em Mato Grosso do Sul e 18ª no ranking nacional de indicadores sociais
Publicado em 15/08/2025 às 18:28 - Atualizado em 15/08/2025 às 18:29 - Por Felipe Dias