Durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraíso das Águas, realizada nesta segunda-feira (7), os vereadores apresentaram sete indicações ao Executivo Municipal. As sugestões abrangem áreas como educação, saúde, infraestrutura e trânsito, refletindo demandas da população local.
Veja abaixo todas as propostas e suas respectivas justificativas:
Saúde mental dos professores da rede municipal
Indicação 258/2025 – Autoria: Donato Rezende
O vereador Donato Rezende solicitou ao prefeito Ivan da Cruz Pereira e ao secretário municipal de Saúde, Ueder Pereira de Paula, que seja realizado um estudo para implantar atendimento prioritário em acompanhamento psicológico e psiquiátrico aos professores da rede municipal.
Segundo o parlamentar, a rotina dos educadores é marcada por sobrecarga, estresse e múltiplas demandas, o que tem levado muitos profissionais ao adoecimento mental. A proposta visa oferecer suporte emocional, melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, a qualidade do ensino. Para Donato, cuidar da saúde mental dos professores é também uma forma de valorizar a categoria.
Profissionais de saúde e de Educação Física nas academias ao ar livre
Indicação 259/2025 – Autoria: Donato Rezende
O vereador também sugeriu a presença de professores de Educação Física e profissionais da saúde nas academias ao ar livre do município. A proposta foi encaminhada ao prefeito, à secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Inês dos Santos Pinho, e ao secretário de Saúde.
A justificativa destaca que muitas pessoas utilizam os aparelhos sem qualquer orientação, o que pode provocar lesões ou outros problemas de saúde. A presença de profissionais qualificados garantiria segurança aos praticantes, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas. Além disso, a atuação de enfermeiros poderia oferecer serviços como aferição de pressão arterial e orientações preventivas.
Sinalização na BR-060 para orientar motoristas sobre o anel viário
Indicação 260/2025 – Autoria: Donato Rezende
Outra indicação de Donato Rezende foi o pedido para que o Executivo, junto à Superintendência Regional do DNIT, viabilize a instalação de placas de sinalização na BR-060, indicando o acesso ao anel viário com destino à cidade de Costa Rica.
De acordo com o vereador, a ausência de sinalização faz com que motoristas, especialmente de caminhões, adentrem o perímetro urbano de Paraíso das Águas, causando aumento no tráfego pesado, desgaste do asfalto e riscos à segurança. A proposta visa garantir melhor organização do trânsito e preservar a malha urbana.
Proibição de estacionamento em trecho da Rua Guilherme Martins de Oliveira
Indicação 261/2025 – Autoria: Donato Rezende
Donato também solicitou a proibição de estacionamento em um trecho da Rua Guilherme Martins de Oliveira, ao lado do estabelecimento Cantinho do Sul. O pedido foi encaminhado ao prefeito e à secretária de Infraestrutura Rural e Urbana, Silvia Simone Pinho Rohdem Silva.
A proposta tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e evitar congestionamentos no local, especialmente causados por ônibus e caminhões que não conseguem circular com facilidade quando há veículos estacionados dos dois lados da via. A indicação também sugere a implantação de sinalização adequada e, se necessário, atuação da fiscalização.
Ampliação do refeitório da Escola Municipal Kou Takahashi
Indicação 262/2025 – Autoria: Edson da Oficina
O vereador Edson da Oficina indicou ao Executivo a ampliação do refeitório da Escola Municipal Kou Takahashi, localizada no Distrito Bela Alvorada. O pedido foi enviado à secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Inês dos Santos Pinho.
Segundo Edson, a atual estrutura se mostra inadequada durante o período de frio e chuva, prejudicando o conforto das crianças. A obra já conta com recursos garantidos por emenda impositiva, o que reforça sua viabilidade. O vereador acredita que a ampliação irá melhorar significativamente o atendimento escolar na unidade.
Campanha de saúde voltada aos homens com atendimento urológico
Indicação 263/2025 – Autoria: Profª Inês Londero
A vereadora Profª Inês Londero propôs a realização de uma campanha de saúde voltada aos homens, com foco na prevenção e diagnóstico de doenças urológicas. Ela também solicitou a disponibilização de atendimento com médico urologista no município. O pedido foi direcionado ao prefeito e ao secretário de Saúde.
De acordo com a parlamentar, campanhas preventivas costumam priorizar o público feminino, deixando os homens sem o devido atendimento. A falta de acesso a urologistas leva muitos a negligenciarem sintomas e postergarem diagnósticos. A proposta busca reverter esse cenário, promovendo saúde e prevenção entre os homens paraisenses.
Indicação conjunta para ampliação do refeitório da Escola Kou Takahashi
Indicação 264/2025 – Autoria: Donato Rezende e Edson da Oficina
Reforçando a demanda apresentada na indicação 262/2025, os vereadores Donato Rezende e Edson da Oficina assinaram conjuntamente a indicação 264/2025, reiterando ao Executivo a necessidade de ampliar o refeitório da Escola Municipal Kou Takahashi, no Distrito Bela Alvorada.
A justificativa reitera os motivos já apresentados, reforçando a urgência da obra e a importância de garantir estrutura adequada para os alunos.
As indicações agora seguem para análise do Executivo Municipal. A expectativa dos vereadores é de que as propostas sejam acolhidas e implementadas, visando melhorias diretas na qualidade de vida da população de Paraíso das Águas.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Homem é preso com arma de fogo em comércio de Paraíso das Águas
Polícia encontrou garrucha e projéteis durante abordagem a carro próximo ao Pronto Atendimento Municipal
Publicado em 22/09/2025 às 14:01 - Atualizado em 22/09/2025 às 14:13 - Por Felipe Dias
Assassinado a facadas em fazenda de Paraíso das Águas tinha 53 anos e era natural de Três Lagoas
Adinaldo Linda Martins, de 53 anos, foi morto durante briga em fazenda; outro trabalhador ficou gravemente ferido
Publicado em 19/09/2025 às 16:31 - Atualizado em 19/09/2025 às 16:46 - Por Felipe Dias
Motorista que morreu em batida entre carretas em Paraíso das Águas é identificado
Jeferson Cássio da Silva, 40 anos, era casado, tinha dois filhos e trabalhava para empresa de transporte de Jardim Alegre (PR)
Publicado em 18/09/2025 às 14:34 - Atualizado em 18/09/2025 às 14:35 - Por Felipe Dias
Vereadores apresentam indicações para transporte, iluminação, arborização e serviços públicos em Paraíso das Águas
Parlamentares pedem ações para crianças, idosos, moradores dos distritos e melhorias em espaços urbanos; propostas foram protocoladas nesta segunda-feira (15)
Publicado em 16/09/2025 às 14:29 - Atualizado em 16/09/2025 às 14:30 - Por Felipe Dias
Ministério Público cobra medidas para garantir desconto de 50% na conta de água em Paraíso das Águas
Órgão instaurou procedimento administrativo para acompanhar a implementação da tarifa social de água e esgoto
Publicado em 15/09/2025 às 18:33 - Atualizado em 15/09/2025 às 18:34 - Por Felipe Dias
Câmara de Paraíso das Águas implanta Procuradoria Especial da Mulher e inaugura Sala Rosa
Sessão Solene histórica reuniu autoridades e simboliza avanço nas políticas públicas para defesa dos direitos das mulheres
Publicado em 15/09/2025 às 13:59 - Atualizado em 15/09/2025 às 14:16 - Por Felipe Dias
Vereadores vão à Casa Civil cobrar construção de ponte de concreto na MS-322, em Paraíso das Águas
Segundo vereador Donato Resende, passam diariamente inúmeros caminhões sobre a ponte de madeira sobre o Córrego São João, que não suporta mais esse tráfego
Publicado em 10/09/2025 às 16:37 - Atualizado em 10/09/2025 às 16:53 - Por Felipe Dias
PMA multa proprietário em R$ 368,5 mil por maus-tratos a 737 bovinos em Paraíso das Águas
Animais foram encontrados em situação de extrema magreza, com sinais de desnutrição severa
Publicado em 04/09/2025 às 15:38 - Atualizado em 04/09/2025 às 15:43 - Por Felipe Dias