MS adota modelo pioneiro para enfrentar surtos de vírus respiratórios

Treinamento com apoio da OPAS e do Ministério da Saúde fortalece resposta a futuras epidemias.

Imagem de compartilhamento para o artigo MS adota modelo pioneiro para enfrentar surtos de vírus respiratórios da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul deu um passo estratégico para se preparar contra epidemias e surtos de vírus respiratórios. De 1º a 4 de julho, a Secretaria de Estado de Saúde promoveu, em Campo Grande, uma oficina para implementar a chamada Estrutura Mosaico — modelo desenvolvido pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e OMS, em parceria com o Ministério da Saúde e o CONASS.

A proposta combina diferentes abordagens para monitorar patógenos, com foco especial nos vírus respiratórios, considerados de maior risco por sua alta incidência e potencial pandêmico. O objetivo é antecipar surtos e garantir resposta rápida e coordenada.

Participaram representantes de 12 municípios estratégicos, além de equipes das áreas de preparação e resposta, unidades sentinelas de síndrome gripal e núcleos hospitalares. Segundo a secretária-adjunta de Saúde, Christine Maymone, a iniciativa fortalece a vigilância e estrutura o sistema para agir com eficiência.

O modelo, inédito no país, será replicado nos demais estados e no Distrito Federal. A expectativa é de que sirva de exemplo para outros países das Américas, reforçando o preparo da rede pública diante de futuras emergências em saúde.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler

X IX MOTOFEST