Terra vive nesta quarta-feira o dia mais curto do ano; entenda

Fenômeno ocorre pela aceleração na rotação do planeta e não representa risco, dizem cientistas.

Imagem de compartilhamento para o artigo Terra vive nesta quarta-feira o dia mais curto do ano; entenda da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Terra terá nesta quarta-feira (9) o dia mais curto de 2025. Segundo informações do G1, o planeta vai completar uma rotação com 1,30 milissegundo a menos que o normal, devido a uma leve aceleração em seu giro.Em média, a Terra leva 86.400 segundos (24 horas) para dar uma volta em torno de si mesma.

Embora o encurtamento seja imperceptível — menos que o tempo de um piscar de olhos — o fenômeno chama a atenção dos cientistas.

 Além desta quarta-feira, os dias 22 de julho e 5 de agosto também devem ser ligeiramente mais curtos neste ano, com reduções de até 1,51 milissegundo.

Segundo o Observatório Nacional, essas variações na rotação são comuns e já foram registradas em outros anos. Em 29 de junho de 2022, por exemplo, a Terra teve o dia mais curto desde os anos 1960, com 1,59 milissegundo a menos.

Mudanças acumuladas ao longo do tempo podem levar à necessidade de ajustes nos relógios, como o uso do “segundo bissexto”. Desde 1973, já foram adicionados 27 segundos extras para corrigir o ritmo da rotação terrestre.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler