O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que todas as exportações brasileiras passarão a ser taxadas em 50% a partir de 1º de agosto de 2025. A decisão foi comunicada oficialmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de uma carta enviada diretamente pela Casa Branca.
A nova tarifa incide sobre todos os produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos, independentemente das tarifas setoriais já existentes, como as que atingem o aço e o alumínio. Em abril deste ano, Trump já havia aplicado um tarifaço de 10% sobre produtos do Brasil. Agora, com a nova medida, o percentual sobre algumas mercadorias pode ultrapassar 60%.
De acordo com Trump, a decisão tem motivações políticas e comerciais. No documento, o norte-americano afirma que o Brasil tem praticado ações “insidiosas contra eleições livres” e “ameaçado a liberdade de expressão dos americanos”, em referência às decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre conteúdos nas redes sociais.
Trump ainda cita diretamente o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022. “A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente”, escreveu o presidente norte-americano.
Na carta, Trump acusa o Brasil de manter uma relação comercial “injusta e não recíproca” com os Estados Unidos. Segundo ele, as tarifas brasileiras e as barreiras não tarifárias desrespeitam os princípios da livre concorrência. “Concluímos que devemos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial engendrada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil”, declarou.
Ele também afirmou que a nova tarifa poderá ser suspensa caso empresas brasileiras optem por instalar unidades de produção em território norte-americano. “Não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem fabricar produtos nos EUA. Faremos tudo o que for possível para obter aprovações em semanas”, completou.
A medida deve impactar diversos setores da economia brasileira, principalmente os voltados à exportação de commodities, alimentos e manufaturados. Especialistas apontam que a tarifa de 50% pode inviabilizar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado americano, forçando empresas a buscar novos destinos comerciais.
Até o momento, o Palácio do Planalto não emitiu resposta oficial à carta. A medida gera apreensão entre produtores e representantes do setor externo, que veem na decisão uma escalada de tensões políticas entre os dois países e um possível revés nas relações comerciais bilaterais.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Kevin Dietsch/Getty Images/AFP
Você também pode gostar de ler
PF indicia Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por articulação de sanções nos EUA
Ex-presidente e deputado são investigados por tentar influenciar governo Trump contra ministros do STF; PGR avalia se apresentará denúncia formal
Publicado em 20/08/2025 às 18:31 - Atualizado em 20/08/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias
STF marca para setembro julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Primeira Turma da Corte vai analisar ação penal contra oito réus, incluindo ex-ministros e militares, acusados de tentar reverter resultado eleitoral
Publicado em 15/08/2025 às 17:36 - Atualizado em 15/08/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Efeito Felca: Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes
Influencer exposto perfis com milhões de seguidores nas redes sociais que divulgam imagens de menores de 18 anos com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo
Publicado em 13/08/2025 às 09:02 - Atualizado em 13/08/2025 às 13:51 - Por Roberta Cáceres
Após manifestações, Bolsonaro é colocado em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes
Ministro do STF cita uso das redes sociais dos filhos como descumprimento de medidas cautelares e impõe uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente
Publicado em 04/08/2025 às 17:30 - Atualizado em 04/08/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
STF retoma depoimentos sobre tentativa de golpe e ouve ex-comandante da Aeronáutica
A audiência deve começar às 11h30 e será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes
Publicado em 21/05/2025 às 12:18 - Atualizado em 21/05/2025 às 12:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira
Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios.
Publicado em 13/05/2025 às 12:09 - Atualizado em 13/05/2025 às 12:17 - Por Ana Beatriz Schaedler
Simone Tebet diz que Governo federal irá ressarcir aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS
A estimativa inicial é de que até 9 milhões de beneficiários possam ter sido prejudicados pelo esquema.
Publicado em 09/05/2025 às 12:04 - Atualizado em 09/05/2025 às 12:06 - Por Ana Beatriz Schaedler