A Prefeitura de Camapuã divulgou nota de esclarecimento na tarde desta sexta-feira (11), após a repercussão da morte da bebê de 1 ano e 9 meses, vítima de estupro na manhã desta quarta-feira (9). O pai da criança é o principal suspeito do crime, que chocou moradores do município.
Segundo a nota, a família era acompanhada pela rede municipal desde janeiro de 2024, após encaminhamento feito pelo hospital local, devido a questões relacionadas à saúde da menina. No entanto, o acompanhamento foi encerrado em agosto do mesmo ano, quando a família se mudou para Jardim.
O município afirma que tomou conhecimento do retorno da família a Camapuã apenas em 18 de junho deste ano, quando a mãe da criança procurou atendimento e relatou que já havia retomado os cuidados médicos pela rede de saúde local. Poucos dias depois, a bebê foi internada em Campo Grande.
No dia 7 de julho, dois dias antes do crime, o Conselho Tutelar de Camapuã recebeu um ofício do Hospital Universitário apontando sinais de negligência. Foi só então, que tomaram ciência dos possíveis maus-tratos, apesar do acompanhamento que ocorria há meses e das internações no hospital local.
Em nota, o Hospital Universitário informou que a bebê foi internada em 28 de junho, com infecção na traqueostomia, larvas, piolhos e pneumonia. Que ela já usava traqueostomia e tinha histórico de dificuldade respiratória, convulsões e choque.
Apesar do alerta recebido, segundo a nota da Prefeitura, naquele momento não havia previsão de alta, o que teria impedido uma intervenção imediata por parte da rede local. A alta médica foi concedida na terça-feira (8), por volta das 21h, e a criança retornou ao município, morrendo na manhã seguinte, antes que pudesse receber amparo do Estado.
Ainda em nota, a administração municipal afirma que, assim que foi formalmente comunicada, adotou todas as medidas dentro de suas competências legais. A prefeitura declarou tabém solidariedade à família e reafirmou seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes.
A Polícia Civil segue investigando o caso. O pai da criança está preso.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Prefeito Manoel Nery é alvo nova de investigação por supostas fraudes em contratos de pontes em Camapuã
Denúncia aponta que prefeito e secretários agiram em conluio com empresa para desviar verbas e pagar por obras inexistentes; fato é investigado pelo Ministério Público
Publicado em 06/10/2025 às 18:34 - Atualizado em 06/10/2025 às 18:35 - Por Felipe Dias
Homem tenta fugir, mas é preso em flagrante por tentar estuprar menor de idade em Camapuã
Vítima contou que o homem tentou agarrá-la e a tocou de forma indevida; ele foi localizado escondido nos fundos de uma casa
Publicado em 03/10/2025 às 14:58 - Atualizado em 03/10/2025 às 15:12 - Por Felipe Dias
MP investiga possível omissão da Prefeitura de Camapuã no atendimento a crianças com deficiência
Denúncia aponta falta de suporte a criança com TOD, TDAH e epilepsia; município ignorou prazo dado pelo Ministério Público
Publicado em 30/09/2025 às 15:49 - Atualizado em 30/09/2025 às 15:50 - Por Felipe Dias
Homem saca faca em bar e foge após jurar mulher de morte em Camapuã
Vítima estava acompanhada de amigas quando foi ameaçada; ela procurou a polícia
Publicado em 23/09/2025 às 15:02 - Atualizado em 23/09/2025 às 15:04 - Por Felipe Dias
Menina de 9 anos morre em hospital de Camapuã após ser diagnosticada com virose
Caso é investigado pela Polícia Civil; suspeita é de complicação grave no sangue
Publicado em 18/09/2025 às 14:03 - Atualizado em 18/09/2025 às 14:04 - Por Felipe Dias
Prefeitura gastou mais de R$ 2,2 milhões em estrutura e shows para aniversário de 77 anos de Camapuã, diz MP
Somando contratos e registros de preço para som, estruturas e rodeio, MP aponta direcionamento de grandes valores a entretenimento
Publicado em 17/09/2025 às 18:46 - Atualizado em 17/09/2025 às 18:51 - Por Felipe Dias
Inversão de prioridades: Ministério Público contesta lei que criou Secretaria de Esporte, Turismo e Cidadania em Camapuã
Ação Civil Pública aponta violações constitucionais na criação de cargos e "inversão de prioridades" por parte da gestão municipal.
Publicado em 17/09/2025 às 11:57 - Atualizado em 17/09/2025 às 14:39 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Camapuã desviou verba da educação para pagar show de R$574 mil de Matheus & Kauan, diz MP
Ministério Público pede suspensão do show e questiona uso de recursos públicos para festas do aniversário da cidade
Publicado em 17/09/2025 às 07:39 - Atualizado em 17/09/2025 às 08:24 - Por Roberta Cáceres
MP investiga Prefeitura de Camapuã por nomeações sem concurso e desvio de verba para shows
Ministério Público aponta criação de cargos, desvio de verbas da educação e contratos expressivos para festas
Publicado em 16/09/2025 às 18:19 - Atualizado em 16/09/2025 às 18:50 - Por Felipe Dias
Áudios com ameaças levam mãe a procurar polícia em Camapuã para proteger filha
Áudios encontrados em celular indicam intimidações feitas pelo ex-companheiro; caso será investigado pela polícia
Publicado em 10/09/2025 às 18:12 - Atualizado em 10/09/2025 às 18:17 - Por Felipe Dias