O índice de alfabetização de alunos da Rede Pública de Ensino em Mato Grosso do Sul teve um salto significativo em 2024, com crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Os dados, divulgados na última sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), colocam o Estado como o segundo com maior avanço do País, atrás apenas de Minas Gerais.
De acordo com os números, Mato Grosso do Sul passou de 47,4% de alunos alfabetizados em 2023 para 55,8% em 2024, superando inclusive a meta estabelecida para o ano, que era de 52,8%. O avanço corresponde a oito pontos percentuais e tem sido atribuído a uma série de ações conjuntas entre Estado e municípios, com destaque para o programa MS Alfabetiza, criado para fortalecer o processo de alfabetização nas escolas públicas.
“Educação é um dos focos da nossa gestão. O secretário [Hélio Daher] trouxe um relatório mostrando que Mato Grosso do Sul teve um crescimento de oito pontos, 17% de aumento, isso graças a uma parceria com os municípios e a toda equipe da SED. Também temos o programa MS Alfabetiza, que está fazendo a diferença”, afirmou o governador Eduardo Riedel, ao comentar os resultados.
O secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher, atribuiu o desempenho à atuação diária das escolas públicas. “Esse avanço é reflexo do trabalho realizado por toda a Rede Pública de Ensino, pelas escolas que estão na ponta, com acompanhamento, planejamento pedagógico, execução das atividades e engajamento das nossas comunidades escolares. É um resultado que nos anima, sim, mas sabemos que ainda existe muito a ser feito”, afirmou.
O levantamento do Inep considera alfabetizadas as crianças capazes de ler pequenos textos, compreender informações básicas, interpretar imagens como tirinhas e quadrinhos, e escrever textos simples, como bilhetes ou convites, ainda que contenham erros ortográficos. A metodologia busca avaliar de forma objetiva o domínio da leitura e da escrita na fase inicial da vida escolar.
MS Alfabetiza e Compromisso Nacional
O programa MS Alfabetiza, implantado em 2021, é uma das principais ferramentas adotadas pelo Governo do Estado para melhorar os indicadores de aprendizagem. A iniciativa busca garantir a alfabetização de todos os alunos da Rede Pública em consonância com sua idade e etapa escolar, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O foco do programa está na progressão de aprendizagens, práticas de letramento, formação leitora e consolidação da escrita.
Desde 2023, o MS Alfabetiza está vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituído pelo Ministério da Educação com o objetivo de assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental. Em Mato Grosso do Sul, o programa atua em regime de colaboração entre o Estado e os 79 municípios, reforçando o compromisso com a qualidade da educação básica.
Os resultados divulgados colocam Mato Grosso do Sul em destaque no cenário nacional e mostram o impacto positivo de políticas públicas articuladas e voltadas à garantia do direito à alfabetização na idade certa.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo
Você também pode gostar de ler
Riedel anuncia R$ 12 milhões em novo recapeamento para Paranaíba em 2026
Novas obras foram anunciadas durante reunião nesta terça-feira (9).
Publicado em 10/12/2025 às 14:54 - Atualizado em 10/12/2025 às 14:55 - Por Redação MS Todo Dia
Governo de MS entrega títulos de terra a 56 famílias de Sonora após três décadas de espera
Documento marca início da regularização fundiária no assentamento Carlos Alberto Soares, que terá 242 lotes titulados
Publicado em 02/12/2025 às 16:59 - Atualizado em 02/12/2025 às 17:11 - Por Redação MS Todo Dia
Mato Grosso do Sul projeta ampliar base florestal em 40% até 2028, com foco em sustentabilidade
Estado pretende chegar a 2,5 milhões de hectares de florestas plantadas; secretário Jaime Verruck destacou papel do setor na economia verde durante evento em São Paulo
Publicado em 23/10/2025 às 14:00 - Atualizado em 23/10/2025 às 14:01 - Por Felipe Dias
Mato Grosso do Sul é reconhecido para gerar e comercializar 86 milhões de toneladas de carbono no Cerrado
Estado torna-se elegível pelo CONAREDD+ e poderá captar até R$ 1 bilhão em créditos de carbono, consolidando meta de ser “Carbono Neutro” até 2030
Publicado em 17/10/2025 às 14:27 - Por Felipe Dias
Governo de MS cria Comitê Executivo do Proclima para coordenar ações contra mudanças climáticas
Novo colegiado terá poder deliberativo e vai definir diretrizes, metas e medidas do Plano Estadual de Mudanças Climáticas e do Programa REDD+
Publicado em 10/10/2025 às 17:34 - Atualizado em 10/10/2025 às 17:36 - Por Felipe Dias
MS tem 2º maior avanço em alfabetização do país e Riedel celebra resultado em solenidade com ministro da Educação
Índice de alunos alfabetizados passou de 47,4% em 2023 para 55,8% em 2024, crescimento destacado pelo governador ao lado do ministro da educação
Publicado em 01/10/2025 às 17:03 - Atualizado em 01/10/2025 às 17:20 - Por Felipe Dias