Mato Grosso do Sul tem segundo maior avanço na alfabetização do País em 2024

Com aumento de 17% em um ano, Estado supera meta e alcança 55,8% de alunos alfabetizados

Imagem de compartilhamento para o artigo Mato Grosso do Sul tem segundo maior avanço na alfabetização do País em 2024 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O índice de alfabetização de alunos da Rede Pública de Ensino em Mato Grosso do Sul teve um salto significativo em 2024, com crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Os dados, divulgados na última sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), colocam o Estado como o segundo com maior avanço do País, atrás apenas de Minas Gerais.

De acordo com os números, Mato Grosso do Sul passou de 47,4% de alunos alfabetizados em 2023 para 55,8% em 2024, superando inclusive a meta estabelecida para o ano, que era de 52,8%. O avanço corresponde a oito pontos percentuais e tem sido atribuído a uma série de ações conjuntas entre Estado e municípios, com destaque para o programa MS Alfabetiza, criado para fortalecer o processo de alfabetização nas escolas públicas.

“Educação é um dos focos da nossa gestão. O secretário [Hélio Daher] trouxe um relatório mostrando que Mato Grosso do Sul teve um crescimento de oito pontos, 17% de aumento, isso graças a uma parceria com os municípios e a toda equipe da SED. Também temos o programa MS Alfabetiza, que está fazendo a diferença”, afirmou o governador Eduardo Riedel, ao comentar os resultados.

O secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher, atribuiu o desempenho à atuação diária das escolas públicas. “Esse avanço é reflexo do trabalho realizado por toda a Rede Pública de Ensino, pelas escolas que estão na ponta, com acompanhamento, planejamento pedagógico, execução das atividades e engajamento das nossas comunidades escolares. É um resultado que nos anima, sim, mas sabemos que ainda existe muito a ser feito”, afirmou.

O levantamento do Inep considera alfabetizadas as crianças capazes de ler pequenos textos, compreender informações básicas, interpretar imagens como tirinhas e quadrinhos, e escrever textos simples, como bilhetes ou convites, ainda que contenham erros ortográficos. A metodologia busca avaliar de forma objetiva o domínio da leitura e da escrita na fase inicial da vida escolar.

MS Alfabetiza e Compromisso Nacional

O programa MS Alfabetiza, implantado em 2021, é uma das principais ferramentas adotadas pelo Governo do Estado para melhorar os indicadores de aprendizagem. A iniciativa busca garantir a alfabetização de todos os alunos da Rede Pública em consonância com sua idade e etapa escolar, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O foco do programa está na progressão de aprendizagens, práticas de letramento, formação leitora e consolidação da escrita.

Desde 2023, o MS Alfabetiza está vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituído pelo Ministério da Educação com o objetivo de assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental. Em Mato Grosso do Sul, o programa atua em regime de colaboração entre o Estado e os 79 municípios, reforçando o compromisso com a qualidade da educação básica.

Os resultados divulgados colocam Mato Grosso do Sul em destaque no cenário nacional e mostram o impacto positivo de políticas públicas articuladas e voltadas à garantia do direito à alfabetização na idade certa.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Você também pode gostar de ler