O índice de alfabetização de alunos da Rede Pública de Ensino em Mato Grosso do Sul teve um salto significativo em 2024, com crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Os dados, divulgados na última sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), colocam o Estado como o segundo com maior avanço do País, atrás apenas de Minas Gerais.
De acordo com os números, Mato Grosso do Sul passou de 47,4% de alunos alfabetizados em 2023 para 55,8% em 2024, superando inclusive a meta estabelecida para o ano, que era de 52,8%. O avanço corresponde a oito pontos percentuais e tem sido atribuído a uma série de ações conjuntas entre Estado e municípios, com destaque para o programa MS Alfabetiza, criado para fortalecer o processo de alfabetização nas escolas públicas.
“Educação é um dos focos da nossa gestão. O secretário [Hélio Daher] trouxe um relatório mostrando que Mato Grosso do Sul teve um crescimento de oito pontos, 17% de aumento, isso graças a uma parceria com os municípios e a toda equipe da SED. Também temos o programa MS Alfabetiza, que está fazendo a diferença”, afirmou o governador Eduardo Riedel, ao comentar os resultados.
O secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher, atribuiu o desempenho à atuação diária das escolas públicas. “Esse avanço é reflexo do trabalho realizado por toda a Rede Pública de Ensino, pelas escolas que estão na ponta, com acompanhamento, planejamento pedagógico, execução das atividades e engajamento das nossas comunidades escolares. É um resultado que nos anima, sim, mas sabemos que ainda existe muito a ser feito”, afirmou.
O levantamento do Inep considera alfabetizadas as crianças capazes de ler pequenos textos, compreender informações básicas, interpretar imagens como tirinhas e quadrinhos, e escrever textos simples, como bilhetes ou convites, ainda que contenham erros ortográficos. A metodologia busca avaliar de forma objetiva o domínio da leitura e da escrita na fase inicial da vida escolar.
MS Alfabetiza e Compromisso Nacional
O programa MS Alfabetiza, implantado em 2021, é uma das principais ferramentas adotadas pelo Governo do Estado para melhorar os indicadores de aprendizagem. A iniciativa busca garantir a alfabetização de todos os alunos da Rede Pública em consonância com sua idade e etapa escolar, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O foco do programa está na progressão de aprendizagens, práticas de letramento, formação leitora e consolidação da escrita.
Desde 2023, o MS Alfabetiza está vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituído pelo Ministério da Educação com o objetivo de assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental. Em Mato Grosso do Sul, o programa atua em regime de colaboração entre o Estado e os 79 municípios, reforçando o compromisso com a qualidade da educação básica.
Os resultados divulgados colocam Mato Grosso do Sul em destaque no cenário nacional e mostram o impacto positivo de políticas públicas articuladas e voltadas à garantia do direito à alfabetização na idade certa.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo
Você também pode gostar de ler
Governo de MS garante mais de R$ 15 milhões em investimentos para obras de infraestrutura em Aparecida do Taboado
Recursos serão aplicados em pavimentação, novo terminal rodoviário e reforço à saúde e segurança pública
Publicado em 12/07/2025 às 10:25 - Atualizado em 13/07/2025 às 18:26 - Por Felipe Dias
Riedel participa de encontro de empreendedorismo e destaca pequenas empresas como base do crescimento econômico de MS
Evento realizado em Campo Grande reúne gestores e empresários para discutir ações integradas de desenvolvimento regional
Publicado em 11/07/2025 às 17:57 - Atualizado em 11/07/2025 às 17:58 - Por Felipe Dias
Governo do Estado anuncia pavimentação em cinco bairros e distrito de Coxim
Obras foram definidas durante encontro do programa MS Ativo; melhorias incluem drenagem e vão beneficiar Vila Bela, Nova Coxim, Jardim das Estrelas, Flávio Garcia e Silvolândia
Publicado em 11/07/2025 às 15:29 - Por Felipe Dias
Em busca da relicitação da Malha Oeste, Riedel vai a Brasília discutir obras federais para impulsionar logística de MS
Governador trata de pavimentação da BR-419, acesso à ponte binacional e reforça diálogo sobre futuro da ferrovia no Estado
Publicado em 03/07/2025 às 18:24 - Atualizado em 03/07/2025 às 18:25 - Por Felipe Dias
MSGás construirá gasoduto de R$ 160 milhões para abastecer nova fábrica de celulose da Arauco em Inocência
Obra marca expansão do gás natural no chamado “Vale da Celulose” com estrutura que também poderá beneficiar outras cidades da região
Publicado em 01/07/2025 às 15:58 - Atualizado em 01/07/2025 às 15:59 - Por Felipe Dias
Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul e mais 37 municípios recebem ambulâncias e camionetes para reforçar saúde pública
Entrega do Governo do Estado beneficia cidades com veículos para transporte de pacientes e combate a endemias; frota será usada nas zonas urbanas e rurais
Publicado em 30/06/2025 às 17:26 - Por Felipe Dias
Governo do Estado prepara profissionais para atuar em salas de vacina no interior de MS
Com escassez de pessoal, SES promove capacitação para renovar equipes e ampliar cobertura vacinal
Publicado em 27/06/2025 às 16:54 - Atualizado em 27/06/2025 às 17:09 - Por Felipe Dias
São Gabriel do Oeste apresenta projetos para acesso aos polos industriais e obras no bairro Santa Luzia
Propostas visam melhorar infraestrutura urbana, estimular a economia e acompanhar o crescimento da cidade
Publicado em 24/06/2025 às 17:29 - Atualizado em 24/06/2025 às 17:57 - Por Felipe Dias