O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, entre os municípios de Costa Rica e Alcinópolis, será palco da 8ª edição da campanha nacional “Um Dia no Parque”, nos dias 19 e 20 de julho de 2025 (sábado e domingo). A programação ocorrerá no Receptivo do Parque – Contêiner e Cânions, em Costa Rica (MS), com entrada gratuita e diversas atividades ao ar livre.
Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, a campanha celebra o Dia do Amigo e os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). A ação é promovida pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação (Pró-UCs) e visa estimular a população a se reconectar com a natureza por meio de vivências em Unidades de Conservação (UCs) de todo o país.
Em Costa Rica, a organização local está sob responsabilidade do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e da Secretaria de Esporte e Cultura.
“O evento é um convite à reconexão com a natureza. As Unidades de Conservação são espaços de aprendizado, saúde e convivência. O Imasul tem orgulho de participar dessa mobilização nacional”, destacou André Borges, diretor-presidente do Imasul.
A programação conta com camping, trilhas guiadas, pedal, corrida, observação de aves, aulas de yoga e sarau cultural, promovendo bem-estar e contato direto com o meio ambiente.
Confira a programação completa:
Sábado – 19 de julho:
7h: Chegada e montagem do camping (levar sua barraca)
13h: Saída do ônibus de Costa Rica (Centro de Eventos Ramez Tebet)
13h: Início do pedal (mesmo local de encontro)
17h: Aula de yoga (levar canga ou tapete)
18h: Jantar
19h: Sarau cultural com o cantor Hugo Sales
Domingo – 20 de julho:
5h: Observação de aves (levar binóculo, câmera e agasalho)
6h: Saída do ônibus de Costa Rica (Centro de Eventos Ramez Tebet)
6h: Saída do ônibus de Alcinópolis
6h30: Café da manhã
7h: Largada da corrida
7h30: Pedal
8h: Trilha guiada
8h30: Trilha meditativa
9h30: Aula de yoga
11h30: Almoço gratuito (levar bebida de preferência)
A organização orienta os participantes a levarem roupas leves, calça comprida, boné, repelente, hidratação própria, lanche e bebida de escolha.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online. Para garantir sua vaga, faça sua inscrição pelo link (https://forms.gle/oQQhy5mpLSbf8etbA).
A campanha "Um Dia no Parque" ocorre simultaneamente em diversas UCs do país, e coloca Mato Grosso do Sul em destaque no cenário nacional de conservação ambiental e turismo ecológico.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/Imasul
Você também pode gostar de ler
Prefeito anuncia centro especializado em Costa Rica para combater a violência de mulheres e crianças
Prefeito Cleverson anuncia parceria com o Estado para implantar o CEAMCA, ampliando a rede de proteção a mulheres, crianças e adolescentes na cidade
Publicado em 28/08/2025 às 08:19 - Atualizado em 28/08/2025 às 08:34 - Por Renan Carrijo
Acabou a festa: homem é levado à delegacia e caixa de som apreendida por som alto em Costa Rica
Polícia apreendeu equipamento após várias denúncias de perturbação do sossego em casa no bairro Jardim Afonso
Publicado em 27/08/2025 às 14:55 - Atualizado em 27/08/2025 às 14:57 - Por Felipe Dias
Dia de Campo em Costa Rica terá participação do consultor Hélio Kokehara no dia 10 de setembro
Evento no Cinturão Verde irá abordar novas técnicas de produção, com foco em tecnologia e sustentabilidade
Publicado em 26/08/2025 às 09:12 - Atualizado em 26/08/2025 às 09:22 - Por Renan Carrijo
Prefeito Delegado Cleverson participa de reunião com COMAD e delibera ações de combate às drogas
O encontro teve como foco alinhar ações estratégicas para fortalecer o enfrentamento ao uso de entorpecentes na cidade, com ênfase na prevenção
Publicado em 26/08/2025 às 08:01 - Atualizado em 26/08/2025 às 08:31 - Por Renan Carrijo
Casa do Trabalhador de Costa Rica oferece 104 vagas de emprego; Veja lista
Oportunidades em diversos setores da economia local estão disponíveis nesta segunda-feira
Publicado em 25/08/2025 às 10:49 - Atualizado em 25/08/2025 às 10:51 - Por Renan Carrijo
Edu Boneco é atração confirmada no 1º Festival Gastronômico de Costa Rica
Artista pernambucano, conhecido por dançar com suas bonecas cangaceiras, se apresentará nos dias 12 e 13 de setembro no Parque Ecológico Municipal
Publicado em 22/08/2025 às 15:55 - Atualizado em 22/08/2025 às 15:56 - Por Felipe Dias
Prefeitura de Costa Rica anuncia show gratuito de Frank Aguiar na Festa Nordestina em outubro
Evento, que acontece no dia 4 de outubro, celebrará a cultura da região e contará ainda com apresentações de Anne Raphaelly e Asa Morena no Centro de Eventos Ramez Tebet
Publicado em 22/08/2025 às 13:55 - Atualizado em 22/08/2025 às 13:59 - Por Felipe Dias
Caçador de Costa Rica abate javali de 300 kg e 2,20 m, o maior já visto na região
Animal foi abatido na noite de quinta-feira (21), às margens do Clube de Tiro CTC 306; caçador Cidão relatou ao Jornal MS Todo Dia os detalhes de uma caçada inesquecível
Publicado em 22/08/2025 às 13:24 - Atualizado em 22/08/2025 às 13:43 - Por Renan Carrijo
Prefeitura investe mais de R$ 536 mil e instala quatro novos parquinhos em praças de Costa Rica
Instalações já estão em andamento e a previsão é que os novos espaços sejam entregues ainda esta semana
Publicado em 21/08/2025 às 15:25 - Atualizado em 21/08/2025 às 15:50 - Por Felipe Dias
Jovem é flagrada com maconha, crack e acaba presa por tráfico em praça de Costa Rica
Mulher também foi flagrada com dinheiro e celular usado em negociações; abordagem ocorreu após denúncias de tráfico em praça pública
Publicado em 21/08/2025 às 14:27 - Atualizado em 21/08/2025 às 14:31 - Por Felipe Dias