Chapadão do Sul castra 400 cães e gatos na primeira etapa do mutirão de 2025

Procedimentos incluíram microchipagem e integram estratégia para controle populacional e prevenção de zoonoses.

Imagem de compartilhamento para o artigo Chapadão do Sul castra 400 cães e gatos na primeira etapa do mutirão de 2025 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Prefeitura de Chapadão do Sul castrou 400 cães e gatos entre os dias 30 de junho e 16 de julho, durante a primeira etapa do Mutirão de Castração 2025, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) em parceria com o Canil Municipal.

Além da castração, os animais também foram microchipados, procedimento que permite a identificação por meio de um código eletrônico com dados do tutor e do animal. A iniciativa busca controlar a reprodução desordenada, reduzir o abandono e prevenir doenças, com impacto direto na saúde pública e segurança da população.

A castração foi oferecida de forma gratuita. Apenas a microchipagem teve custo de R$ 32,62, isento para tutores inscritos no Cadastro Único.

A segunda etapa do mutirão está prevista para setembro, com mais 400 vagas. O pré-cadastro pode ser feito pelo link: https://linktr.ee/sedema.online.

A SEDEMA também confirmou a realização de uma Caravana Gratuita de Castração, promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SETESC, ainda em 2025. A data será divulgada posteriormente.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler