Costa Rica anuncia concurso para professores com uso da nota da Prova Nacional Docente

Inscrições para a PND vão de 14 a 25 de julho; provas serão aplicadas em cidades próximas como Coxim, Três Lagoas e Campo Grande

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica anuncia concurso para professores com uso da nota da Prova Nacional Docente da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Costa Rica anunciou a realização de um concurso público para cargos de professor, que utilizará a nota da Prova Nacional Docente (PND) como parte do processo seletivo. As inscrições para a PND estarão abertas entre os dias 14 e 25 de julho de 2025 e devem ser feitas exclusivamente pelo site do INEP: https://pnd.inep.gov.br/pnd/.

De acordo com a SEMED, todos os interessados em participar do concurso deverão se inscrever na PND e realizar a prova, pois a nota obtida será utilizada na classificação dos candidatos. Os locais mais próximos para realização da prova são os municípios de Coxim, Três Lagoas e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e Mineiros, em Goiás.

O edital do concurso público ainda está em fase de elaboração e as vagas estão sendo definidas. Inicialmente, estão previstas sete oportunidades, distribuídas da seguinte forma:

2 vagas para Professor de Educação Infantil
2 vagas para Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
2 vagas para Professor de Matemática
1 vaga para Professor de Geografia

Estrutura da Prova Nacional Docente

Segundo portaria publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a Prova Nacional Docente será composta por dois eixos principais: Formação Geral Docente e Componente Específico de cada área de atuação.

A Formação Geral Docente contará com 30 questões objetivas e uma questão discursiva, abordando temas importantes para a prática pedagógica e exigindo domínio da norma-padrão da língua portuguesa.

Já o Componente Específico, no caso da Pedagogia, será composto por 80 questões objetivas e uma questão discursiva, baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais e outras normas relacionadas à formação docente. A prova avaliará competências como:

  • Seleção e aplicação de diferentes metodologias de ensino
  • Promoção do pensamento crítico
  • Aplicação interdisciplinar de conhecimentos teóricos e práticos
  • Compromisso com a democratização da educação e respeito à diversidade

Essa nova estrutura busca garantir que os futuros professores estejam preparados para os desafios da sala de aula e para contribuir com uma educação pública de qualidade.

Esclarecimentos

A secretária de Educação, Marla Débora, orienta que os interessados acompanhem os canais oficiais da Prefeitura e da SEMED, onde o edital será publicado em breve com todos os detalhes sobre o concurso. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone (67) 9 9818-4089.

A iniciativa faz parte de um esforço da gestão municipal para qualificar o quadro docente, valorizar a formação profissional e garantir uma seleção justa e transparente para os cargos na rede pública de ensino.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler