Costa Rica recebeu, neste domingo (27), mais de 500 ciclistas de diferentes faixas etárias e estados brasileiros para a edição 2025 do Circuito Sesc MTB Brasil. Com largada no Centro de Eventos Ramez Tebet, a cidade se transformou na capital da aventura ao sediar um dos maiores eventos de ciclismo do Mato Grosso do Sul, reunindo atletas do estado, de Minas Gerais, São Paulo e de diversas cidades vizinhas.
A arena foi instalada no próprio Centro de Eventos, com praça de alimentação organizada, equipes técnicas e médicas de prontidão, além da presença de autoridades, organizadores e familiares dos atletas. Todos os hotéis da cidade estavam lotados, restaurantes movimentados e a economia local aquecida, um reflexo direto do sucesso da iniciativa que, segundo os organizadores, já está no radar para se tornar evento tradicional no calendário anual.
O evento, realizado pela Prefeitura de Costa Rica por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, em parceria com a SYNI Produções e Eventos, teve o apoio do Governo do Estado, da Setesc, Fundesporte, deputado federal Luiz Ovando, Fecomércio MS e Sesc.
As provas principais ocorreram neste domingo em três modalidades distintas, pensadas para diferentes níveis de preparo: Turismo (26 km e 262 m de altimetria), Sport (55 km e 605 m) e Pró (75 km e 912 m), com categorias divididas entre masculino, feminino e duplas. O percurso da categoria Pró foi especialmente desafiador, com tempo limite de cinco horas para conclusão, exigindo preparo técnico e físico avançado.
Investir no esporte é investir em vidas, afirma prefeito
Presente no evento, o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, também reforçou a importância de iniciativas esportivas para a comunidade. “Eventos como esse são extremamente importantes, pois esporte é vida, esporte é saúde. Aqui estamos promovendo a integração social, mas também trabalhando preventivamente a saúde, incentivando as pessoas a praticar esporte. Nós estamos investindo em vidas.”
Cleverson relembrou ainda o caráter abrangente do circuito. “Quase 500 ciclistas se aventurando pelas trilhas de Costa Rica. Uma cidade que se consolida como capital do esporte de aventura e do agroturismo.”
Um dos atletas que enfrentou os desafios do circuito foi o advogado Alex Gomes, ciclista da modalidade Turismo de 50 a 60 anos. Morador de Costa Rica e praticante de ciclismo há sete anos, ele relatou a experiência de correr em um percurso extremamente técnico.
“É a segunda vez que participo. No ano passado fiquei em quinto lugar na categoria e, com a graça de Deus, esse ano alcancei o primeiro lugar. No geral, entre 150 atletas, fiquei em 15º. A prova foi muito boa, muito bem organizada, pesada, só areia do começo ao fim. O maior desafio foi ultrapassar o pessoal que caía na areia. Muita gente caiu. Mas como eu treino só na areia, deu certo”, explicou.
Alex contou que se preparou com treinos em academia todos os dias e pedais semanais, sempre com foco em terrenos arenosos. Ele destacou ainda o impacto positivo do circuito na cidade:
“É muito bom para Costa Rica. Movimenta os hotéis, os restaurantes, o comércio. A cidade ganha muito com isso. É uma iniciativa muito importante da prefeitura.”
Homenagens e reconhecimento
Durante a entrega dos troféus no pódio, a emoção tomou conta do público e dos organizadores. A atleta Amanda Lopes, de Costa Rica, recebeu uma bicicleta novinha como presente-surpresa. A homenagem foi feita em reconhecimento ao seu destaque como atleta local e pela conquista de uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro de Ciclismo, que ocorrerá entre os dias 10 e 14 de setembro de 2025, em Brasília.
Amanda, que não sabia da surpresa, ficou visivelmente emocionada. O presente foi entregue durante pronunciamento do organizador Caio Corrêa, que exaltou o mérito da ciclista e celebrou sua trajetória no esporte. Ela representará Costa Rica e o Mato Grosso do Sul no campeonato nacional, tendo como técnico o diretor de esportes Renan Candido.
Durante a mesma cerimônia, o organizador Afonso Syni, um dos responsáveis pelo evento, fez questão de prestar homenagem pública ao diretor de Esportes de Costa Rica, Renan Candido. Bastante emocionado, Afonso falou sobre os desafios enfrentados por quem trabalha com esporte no setor público:
“Lutar pelo esporte não é fácil. Quando a gente faz, é mais fácil ser julgado: ‘Ah, está fazendo para se aparecer’, ou por outros motivos. Mas fazer igual é difícil. Você tem meu respeito. O trabalho do Renan é de coração. Ele é julgado, mas a gente sabe o quanto ele corre atrás. Os meninos que ele ajuda trabalham com a gente e a gente escuta o que ele faz. Não é à toa que ele está como diretor de esporte”, afirmou.
“O maior desafio é trazer as crianças”, diz Renan Candido
Em entrevista, Renan Candido, diretor de esportes, avaliou o evento como um marco para o esporte em Costa Rica. “A prova do Circuito Sesc MTB Brasil vem crescendo muito, tanto aqui quanto em estados vizinhos como São Paulo e Minas Gerais. Este foi só o segundo ano do evento em Costa Rica e já superou todas as expectativas. Nunca imaginávamos alcançar tantos estados e cidades”, destacou.
Renan também falou sobre os bastidores da organização e da importância de envolver toda a comunidade. “O principal fator é o amor pelo esporte. A gente tenta entregar o melhor, não só no ciclismo, mas em todas as modalidades. O nosso maior desafio hoje é trazer nossas crianças para o esporte. Queremos que elas vejam nos adultos o prazer de praticar atividades físicas.”
Segundo Renan, o projeto “Campeões”, ligado à secretaria, já busca apresentar modalidades esportivas às crianças para que elas escolham a que mais se identificam. Ele reforça que o esporte deve ser para todos, praticantes ou não, e que o trabalho segue com seriedade, transparência e honestidade.
Esporte que une e transforma
O secretário municipal de Esportes e Cultura, Acir do Vale, também enfatizou o trabalho coletivo envolvido na realização do circuito. “Esse evento teve a participação de todos, foi um trabalho em equipe. Tivemos também o campeonato das crianças, que foi muito bonito. O impacto do circuito fortalece todo o esporte. O ciclismo estava meio apagado e agora está sendo revivido.”
Ele destacou ainda os resultados obtidos pelos atletas locais. “Tivemos pódio com a Amanda, com o Wilson e outros atletas. Nossa equipe sempre tem pódio quando participa. Costa Rica é nossa casa, e agora o ciclismo está voltando com força.”
Acir confirmou que há um projeto para transformar o evento em tradição anual, inclusive com a possível realização de uma prova de 24 horas de pedal em 2026, com apoio de emenda do deputado Luiz Ovando.
Encerramento com música e celebração
Após um domingo intenso de esforço e superação, o evento foi encerrado com show da dupla sertaneja Erick e Júnior, de Campo Grande. A noite de premiações coroou o desempenho dos atletas, com entrega de medalhas, troféus e reconhecimento aos destaques da competição. A estrutura da praça de alimentação e a receptividade foram elogiadas por atletas e visitantes.
Para os moradores, foi uma oportunidade de convívio e incentivo ao esporte. Para os atletas, um circuito desafiador, bem organizado e acolhedor. Para Costa Rica, uma afirmação de que o esporte transforma, movimenta a economia, emociona e constrói o futuro.
Como disse Alex Gomes ao final da entrevista: “A sua mente cresce com o esporte. É muito gostoso. Vamos participar, vamos prestigiar. Porque saúde é para poucos.”
Fonte: MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Costa Rica recebe líder Naviraiense em duelo decisivo no Laertão pelo Estadual
Com apoio da torcida, CREC tenta embalar na competição e encostar no G-4 neste domingo
Publicado em 13/02/2026 às 14:49 - Atualizado em 13/02/2026 às 15:05 - Por Day Silva
Feira no Bairro Vale do Amanhecer movimenta Costa Rica na noite desta quarta
Evento reúne produtores, artesãos e show musical para fortalecer agricultura local e economia criativa
Publicado em 11/02/2026 às 14:46 - Atualizado em 11/02/2026 às 14:47 - Por Redação
Curso ensina produção de adubos orgânicos em Costa Rica
Capacitação gratuita ocorre nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Cinturão Verde, com apenas 10 vagas
Publicado em 11/02/2026 às 09:48 - Atualizado em 11/02/2026 às 10:17 - Por Day Silva
Costa Rica e Alcinópolis unem forças para modernizar pontes estratégicas da região
Costa Rica e Alcinópolis unem forças para modernizar pontes estratégicas da região
Publicado em 10/02/2026 às 16:14 - Atualizado em 10/02/2026 às 16:17 - Por Redação
Prefeitura de Costa Rica promove Feira no Bairro Vale do Amanhecer nesta quarta-feira
Evento reúne produtores rurais, artesãos e show musical para fortalecer a economia local e aproximar produtores e consumidores
Publicado em 10/02/2026 às 09:00 - Atualizado em 10/02/2026 às 09:26 - Por Day Silva
Prefeito confirma reajuste de 5,4% e garante piso nacional aos professores de Costa Rica
Anúncio feito durante a Semana Pedagógica assegura aumento salarial do magistério em 2026, com responsabilidade fiscal e alinhamento às regras do Governo Federal
Publicado em 09/02/2026 às 16:19 - Atualizado em 09/02/2026 às 16:22 - Por Redação
Costa Rica lança Plano de Desenvolvimento Municipal e inicia novo ciclo de crescimento estratégico
Elaborado com apoio do Sebrae e do Governo do Estado, PDM define prioridades, projetos e metas
Publicado em 09/02/2026 às 14:15 - Atualizado em 09/02/2026 às 14:51 - Por Redação
Polícia desmonta esquema de 'guarda-roupa' e apreende mais de 7 kg de drogas em Costa Rica
Dois suspeitos foram presos no bairro São Francisco após operação da PM que identificou imóvel usado como depósito de entorpecentes
Publicado em 07/02/2026 às 09:54 - Atualizado em 07/02/2026 às 10:50 - Por Redação