Instituto Taquari Vivo seleciona empresa para obras ambientais e rurais em Figueirão e Alcinópolis

Intervenções visam conter erosão, proteger rios e melhorar estradas vicinais; propostas podem ser enviadas até 14 de agosto

Imagem de compartilhamento para o artigo Instituto Taquari Vivo seleciona empresa para obras ambientais e rurais em Figueirão e Alcinópolis da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Instituto Taquari Vivo (ITV) abriu processo seletivo para contratar uma empresa especializada na execução de obras ambientais e de infraestrutura rural nos municípios de Figueirão e Alcinópolis, em Mato Grosso do Sul. O projeto, que venceu o Edital de Chamamento Público SEMADESC/MS nº 009/2024, tem como foco conter a erosão do solo, evitar o assoreamento dos rios e promover melhorias estruturais em áreas rurais dos dois municípios.

A seleção prevê a readequação de 25 quilômetros de estradas vicinais de leito natural, além da construção de 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada cidade. As intervenções são consideradas essenciais para reduzir o carreamento de sedimentos que afetam os cursos d’água da região, onde predominam solos arenosos e altamente vulneráveis à erosão.

As empresas interessadas devem enviar suas propostas até às 17h30 do dia 14 de agosto de 2025 para o e-mail: contato@taquarivivo.org. O critério de julgamento será o menor preço global, conforme os Termos de Referência publicados. O ITV destaca que não será permitido o uso de subcontratadas e que a empresa vencedora deverá comprovar experiência em obras similares, além de apresentar equipe técnica qualificada.

O contrato terá prazo máximo de 180 dias a partir da emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa. As obras incluirão serviços como movimentação de terra, escavação, compactação, transporte com cavalo mecânico e uso de terraceadores de 20 discos. O óleo diesel será fornecido pelo contratante, não devendo ser incluído no orçamento proposto pela empresa.

A fiscalização e aprovação técnica dos serviços ficarão sob responsabilidade do Instituto Taquari Vivo.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/ITV

Você também pode gostar de ler