A terceira campanha de escavações arqueológicas na Gruta da Mesa, localizada no Monumento Natural Serra do Bom Jardim, em Alcinópolis, está em pleno andamento. A ação integra o projeto Trilha Rupestre, coordenado pela arqueóloga Lia Brambilla, com coordenação de campo do professor André Soares.
Iniciado em 2023, o trabalho tem como objetivo principal reconstruir o cenário de ocupações humanas pré-coloniais na região, contribuindo para o entendimento da presença e dos modos de vida dos primeiros grupos humanos que habitaram o território brasileiro.
Nesta nova etapa, os trabalhos de escavação contam com uma equipe multidisciplinar formada por estudantes de diversas universidades brasileiras, como as de Santa Maria (RS) e Criciúma (SC). A campanha também ganhou reforço internacional com a participação de uma estudante filipina, atualmente mestranda no Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal.
A diversidade de origens e formações tem enriquecido os debates acadêmicos e as interpretações dos achados. Entre os principais vestígios identificados até o momento estão ferramentas líticas, pedras lascadas, carvões utilizados para datação e evidências de megafauna.
Esses materiais sugerem uma ocupação complexa da região ao longo do tempo e abrem novas possibilidades de investigação sobre os modos de vida dos grupos humanos ancestrais.
Além das descobertas científicas, o projeto também cumpre importante papel na formação acadêmica de novos arqueólogos e na promoção do intercâmbio científico internacional, aproximando pesquisadores e instituições de diferentes países em torno do patrimônio arqueológico de Mato Grosso do Sul.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Igor Caetano
Você também pode gostar de ler
Faltam 15 dias: Alcinópolis se prepara para a maior Festa do Peão do interior de MS
Com entrada gratuita, evento acontece de 17 a 21 de abril e promete movimentar a cidade com rodeio, shows, cavalgada e final nacional da equipe Rosetta
Publicado em 02/04/2026 às 15:45 - Atualizado em 02/04/2026 às 16:57 - Por Day Silva
Prefeito Weliton Guimarães acompanha início das aulas de natação em Alcinópolis
Gestor destacou investimento no esporte como forma de inclusão, saúde e transformação social para crianças e adolescentes.
Publicado em 01/04/2026 às 13:28 - Atualizado em 01/04/2026 às 13:38 - Por Day Silva
Alcinópolis divulga programação de entrega de ovos de Páscoa em escolas e instituições
Ação acontece entre os dias 31 de março e 1º de abril e vai percorrer unidades de ensino e espaços educacionais do município
Publicado em 31/03/2026 às 08:03 - Atualizado em 31/03/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira