Carla Zambelli é presa em Roma e aguarda decisão da Justiça italiana sobre extradição

Deputada do PL foi localizada em apartamento na capital italiana após ordem do governo brasileiro; extradição pode ser decidida em até 48 horas

Imagem de compartilhamento para o artigo Carla Zambelli é presa em Roma e aguarda decisão da Justiça italiana sobre extradição da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29/7) em Roma, na Itália, após ser localizada em um apartamento na capital italiana. A prisão foi confirmada pela Polícia Federal brasileira e anunciada inicialmente pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que afirmou ter informado às autoridades italianas o paradeiro da parlamentar.

Segundo fontes da PF, Zambelli não apresentou resistência ao ser abordada pelos policiais italianos e foi encaminhada a uma delegacia de Roma, onde permanecerá detida até que a Justiça do país decida, nas próximas 48 horas, se ela será extraditada para o Brasil, libertada ou mantida sob custódia na Itália.

O governo brasileiro havia solicitado a extradição da parlamentar, que está condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato por participação na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), junto ao hacker Walter Delgatti. Desde o início de junho, Zambelli estava foragida e foi localizada em território italiano, onde possui cidadania.

Pedido de asilo político

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que a defesa de Zambelli comunicou que a deputada se apresentou voluntariamente às autoridades italianas para formalizar pedido de asilo político e tentar evitar a extradição.

“Ela hoje se apresentou espontaneamente às autoridades policiais na Itália para começar o seu pedido de asilo político, bem como de não extradição. Agora seguirão os trâmites normais da justiça italiana”, disse Cavalcante.
Com o pedido de asilo protocolado, caberá à Justiça italiana decidir se Zambelli permanecerá presa enquanto o processo tramita, se será libertada sob condições ou se será enviada de volta ao Brasil para cumprir a pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal.

A prisão de Zambelli representa um desdobramento importante em um dos casos de maior repercussão política e jurídica envolvendo parlamentares bolsonaristas após os atos antidemocráticos e ataques a instituições públicas nos últimos anos.

Fonte: MS Todo Dia/Metrópoles

Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Você também pode gostar de ler