O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, embarca no dia 4 de agosto para uma missão internacional com destino à Ásia. A comitiva vai passar por Índia, Japão e Singapura até o dia 16, com o objetivo de atrair investimentos, abrir novas oportunidades comerciais e consolidar relações com o mercado asiático. A viagem ocorre dias após o chamado “tarifaço”, com aumentos na conta de água e no ICMS no Estado.
Durante entrevista coletiva na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Riedel afirmou que a missão pretende mostrar o ambiente de negócios positivo do Estado e apresentar projetos ligados à agroindústria, infraestrutura e sustentabilidade. “Vamos estruturar parcerias comerciais a longo prazo. Oportunidades que vão gerar emprego e renda para nosso povo”, declarou o governador.
O roteiro inclui reuniões com grandes conglomerados empresariais, apresentações de projetos de PPPs (Parcerias Público-Privadas) e negociações voltadas à exportação e importação pela Rota Bioceânica, corredor logístico que vai ligar o Brasil ao Pacífico por meio de Mato Grosso do Sul.
Além de representantes do Governo do Estado, a missão inclui membros da Fiems, Sebrae e Assembleia Legislativa. A ponte binacional entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai), uma das obras centrais da Rota Bioceânica, também será tema das conversas com empresários e autoridades asiáticas.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, que acompanha a comitiva, reforçou que a agenda é estratégica. “Vamos buscar novas oportunidades no maior mercado consumidor do mundo. Uma proposta clara e objetiva, com certeza teremos bons resultados”, afirmou.
Roteiro internacional e empresas-alvo
A primeira parada será em Mumbai, na Índia, entre os dias 6 e 8 de agosto. Estão previstas reuniões com gigantes como Mahindra, Aditya Birla e Tata Maior, que atuam em setores como agricultura, energia renovável, logística, tecnologia, alimentos e indústria automotiva. A comitiva também participará do LIDE Brazil Conference Mumbai, com foco em agronegócio.
De 9 a 12 de agosto, o grupo segue para o Japão, com compromissos em Tóquio e Osaka. Estão agendadas reuniões com a Sumitomo Corporation, Mitsui e outras companhias dos setores de energia, máquinas, produtos químicos, mineração, alimentos e finanças. A agenda inclui também encontros com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), com o embaixador brasileiro Octávio Côrtes e visita à Expo 2025 Osaka.
A etapa final será em Singapura, de 13 a 15 de agosto, com reuniões com o grupo RGE (Royal Golden Eagle), a MTA (Associação de Comerciantes de Carne de Singapura), o fundo soberano Temasek, a plataforma de investimentos GenZero, além de encontros com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e a Câmara de Comércio Latino-Americana.
Estado aposta em “agenda verde” e crescimento industrial
Além da Rota Bioceânica, o governo estadual também vai apresentar projetos ligados à “agenda verde”, com destaque para a meta de tornar Mato Grosso do Sul um Estado Carbono Neutro até 2030 — prazo 20 anos à frente do previsto no Acordo de Paris.
Segundo Riedel, o Estado vive um momento de crescimento econômico e expansão da indústria, com grandes investimentos em setores como celulose, bioenergia e agroindústria. A expectativa é de que o PIB sul-mato-grossense cresça 4,4% em 2025, acima da média nacional.
Entre os atrativos que serão destacados na missão estão o ambiente favorável aos negócios, a desburocratização, os incentivos fiscais, a logística estratégica e o compromisso com a sustentabilidade. A meta é consolidar Mato Grosso do Sul como referência em desenvolvimento econômico aliado à responsabilidade ambiental.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Saul Schramm/Secom
Você também pode gostar de ler
Projeto MS Pedalando Para o Futuro transforma vidas de crianças e adolescentes através do ciclismo
Oferece mais que esporte: promove saúde, inclusão social e autoconfiança para mais de 400 jovens em 16 polos de MS
Publicado em 31/07/2025 às 09:01 - Atualizado em 31/07/2025 às 09:21 - Por Roberta Cáceres
Em encontro com defensores públicos, Governo de MS defende inclusão e combate a extrema pobreza
O evento realizado em Campo Grande é mais um momento de relevância nacional para o fortalecimento do acesso à justiça
Publicado em 25/07/2025 às 10:47 - Atualizado em 25/07/2025 às 10:49 - Por Roberta Cáceres
Mato Grosso do Sul tem segundo maior avanço na alfabetização do País em 2024
Com aumento de 17% em um ano, Estado supera meta e alcança 55,8% de alunos alfabetizados
Publicado em 16/07/2025 às 17:00 - Atualizado em 16/07/2025 às 17:01 - Por Felipe Dias
Governo de MS garante mais de R$ 15 milhões em investimentos para obras de infraestrutura em Aparecida do Taboado
Recursos serão aplicados em pavimentação, novo terminal rodoviário e reforço à saúde e segurança pública
Publicado em 12/07/2025 às 10:25 - Atualizado em 13/07/2025 às 18:26 - Por Felipe Dias
Riedel participa de encontro de empreendedorismo e destaca pequenas empresas como base do crescimento econômico de MS
Evento realizado em Campo Grande reúne gestores e empresários para discutir ações integradas de desenvolvimento regional
Publicado em 11/07/2025 às 17:57 - Atualizado em 11/07/2025 às 17:58 - Por Felipe Dias
Governo do Estado anuncia pavimentação em cinco bairros e distrito de Coxim
Obras foram definidas durante encontro do programa MS Ativo; melhorias incluem drenagem e vão beneficiar Vila Bela, Nova Coxim, Jardim das Estrelas, Flávio Garcia e Silvolândia
Publicado em 11/07/2025 às 15:29 - Por Felipe Dias
Em busca da relicitação da Malha Oeste, Riedel vai a Brasília discutir obras federais para impulsionar logística de MS
Governador trata de pavimentação da BR-419, acesso à ponte binacional e reforça diálogo sobre futuro da ferrovia no Estado
Publicado em 03/07/2025 às 18:24 - Atualizado em 03/07/2025 às 18:25 - Por Felipe Dias
MSGás construirá gasoduto de R$ 160 milhões para abastecer nova fábrica de celulose da Arauco em Inocência
Obra marca expansão do gás natural no chamado “Vale da Celulose” com estrutura que também poderá beneficiar outras cidades da região
Publicado em 01/07/2025 às 15:58 - Atualizado em 01/07/2025 às 15:59 - Por Felipe Dias
Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul e mais 37 municípios recebem ambulâncias e camionetes para reforçar saúde pública
Entrega do Governo do Estado beneficia cidades com veículos para transporte de pacientes e combate a endemias; frota será usada nas zonas urbanas e rurais
Publicado em 30/06/2025 às 17:26 - Por Felipe Dias