O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, embarca no dia 4 de agosto para uma missão internacional com destino à Ásia. A comitiva vai passar por Índia, Japão e Singapura até o dia 16, com o objetivo de atrair investimentos, abrir novas oportunidades comerciais e consolidar relações com o mercado asiático. A viagem ocorre dias após o chamado “tarifaço”, com aumentos na conta de água e no ICMS no Estado.
Durante entrevista coletiva na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Riedel afirmou que a missão pretende mostrar o ambiente de negócios positivo do Estado e apresentar projetos ligados à agroindústria, infraestrutura e sustentabilidade. “Vamos estruturar parcerias comerciais a longo prazo. Oportunidades que vão gerar emprego e renda para nosso povo”, declarou o governador.
O roteiro inclui reuniões com grandes conglomerados empresariais, apresentações de projetos de PPPs (Parcerias Público-Privadas) e negociações voltadas à exportação e importação pela Rota Bioceânica, corredor logístico que vai ligar o Brasil ao Pacífico por meio de Mato Grosso do Sul.
Além de representantes do Governo do Estado, a missão inclui membros da Fiems, Sebrae e Assembleia Legislativa. A ponte binacional entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai), uma das obras centrais da Rota Bioceânica, também será tema das conversas com empresários e autoridades asiáticas.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, que acompanha a comitiva, reforçou que a agenda é estratégica. “Vamos buscar novas oportunidades no maior mercado consumidor do mundo. Uma proposta clara e objetiva, com certeza teremos bons resultados”, afirmou.
Roteiro internacional e empresas-alvo
A primeira parada será em Mumbai, na Índia, entre os dias 6 e 8 de agosto. Estão previstas reuniões com gigantes como Mahindra, Aditya Birla e Tata Maior, que atuam em setores como agricultura, energia renovável, logística, tecnologia, alimentos e indústria automotiva. A comitiva também participará do LIDE Brazil Conference Mumbai, com foco em agronegócio.
De 9 a 12 de agosto, o grupo segue para o Japão, com compromissos em Tóquio e Osaka. Estão agendadas reuniões com a Sumitomo Corporation, Mitsui e outras companhias dos setores de energia, máquinas, produtos químicos, mineração, alimentos e finanças. A agenda inclui também encontros com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), com o embaixador brasileiro Octávio Côrtes e visita à Expo 2025 Osaka.
A etapa final será em Singapura, de 13 a 15 de agosto, com reuniões com o grupo RGE (Royal Golden Eagle), a MTA (Associação de Comerciantes de Carne de Singapura), o fundo soberano Temasek, a plataforma de investimentos GenZero, além de encontros com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e a Câmara de Comércio Latino-Americana.
Estado aposta em “agenda verde” e crescimento industrial
Além da Rota Bioceânica, o governo estadual também vai apresentar projetos ligados à “agenda verde”, com destaque para a meta de tornar Mato Grosso do Sul um Estado Carbono Neutro até 2030 — prazo 20 anos à frente do previsto no Acordo de Paris.
Segundo Riedel, o Estado vive um momento de crescimento econômico e expansão da indústria, com grandes investimentos em setores como celulose, bioenergia e agroindústria. A expectativa é de que o PIB sul-mato-grossense cresça 4,4% em 2025, acima da média nacional.
Entre os atrativos que serão destacados na missão estão o ambiente favorável aos negócios, a desburocratização, os incentivos fiscais, a logística estratégica e o compromisso com a sustentabilidade. A meta é consolidar Mato Grosso do Sul como referência em desenvolvimento econômico aliado à responsabilidade ambiental.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Saul Schramm/Secom
Você também pode gostar de ler
Mato Grosso do Sul projeta ampliar base florestal em 40% até 2028, com foco em sustentabilidade
Estado pretende chegar a 2,5 milhões de hectares de florestas plantadas; secretário Jaime Verruck destacou papel do setor na economia verde durante evento em São Paulo
Publicado em 23/10/2025 às 14:00 - Atualizado em 23/10/2025 às 14:01 - Por Felipe Dias
Mato Grosso do Sul é reconhecido para gerar e comercializar 86 milhões de toneladas de carbono no Cerrado
Estado torna-se elegível pelo CONAREDD+ e poderá captar até R$ 1 bilhão em créditos de carbono, consolidando meta de ser “Carbono Neutro” até 2030
Publicado em 17/10/2025 às 14:27 - Por Felipe Dias
Governo de MS cria Comitê Executivo do Proclima para coordenar ações contra mudanças climáticas
Novo colegiado terá poder deliberativo e vai definir diretrizes, metas e medidas do Plano Estadual de Mudanças Climáticas e do Programa REDD+
Publicado em 10/10/2025 às 17:34 - Atualizado em 10/10/2025 às 17:36 - Por Felipe Dias
MS tem 2º maior avanço em alfabetização do país e Riedel celebra resultado em solenidade com ministro da Educação
Índice de alunos alfabetizados passou de 47,4% em 2023 para 55,8% em 2024, crescimento destacado pelo governador ao lado do ministro da educação
Publicado em 01/10/2025 às 17:03 - Atualizado em 01/10/2025 às 17:20 - Por Felipe Dias
Governo de MS investe R$ 26,8 milhões em acessos viários para atender megaprojeto de celulose no Vale do Sucuriú
Obras na MS-377 vão garantir suporte logístico à planta da Arauco em Três Lagoas e Inocência, com previsão de conclusão em até 360 dias
Publicado em 15/09/2025 às 15:27 - Atualizado em 15/09/2025 às 16:51 - Por Felipe Dias
MS sobe para 2º lugar e é destaque nacional em emprego e qualificação da mão de obra, aponta ranking CLP
Estado avançou uma colocação em relação ao ano passado, quando ocupava o 3º lugar
Publicado em 02/09/2025 às 17:05 - Atualizado em 02/09/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
MS tem 3º menor índice de pobreza do país, segundo ranking de competitividade
Programas como Mais Social e MS Supera ajudam famílias vulneráveis e impulsionam mobilidade social
Publicado em 02/09/2025 às 14:39 - Atualizado em 02/09/2025 às 14:42 - Por Felipe Dias