Celulares passam a ter acesso direto à internet via satélite da Starlink a partir desta quinta-feira

Serviço gratuito de Elon Musk começa com envio de mensagens e localização em aparelhos compatíveis

Imagem de compartilhamento para o artigo Celulares passam a ter acesso direto à internet via satélite da Starlink a partir desta quinta-feira da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A partir desta quinta-feira (31), usuários de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, começaram a ter acesso gratuito à internet por meio de conexão direta entre celulares e satélites da Starlink, empresa de Elon Musk. O sinal, no entanto, está liberado com restrições e só funciona em alguns modelos de smartphones.

De acordo com a revista InfoMoney, basta que o aparelho esteja na superfície terrestre para captar o sinal, sem necessidade de torres de celular. Inicialmente, o serviço permite apenas envio e recebimento de mensagens de texto, compartilhamento de localização e acesso a serviços de emergência. A expectativa é que, em breve, sejam incluídas chamadas de voz e navegação na internet.

O grande diferencial da Starlink é justamente a ausência de infraestrutura terrestre. O satélite age como uma “torre móvel” no espaço, conectando diretamente com os celulares compatíveis — sem depender de antenas instaladas em solo.

O serviço, por enquanto, é restrito a 50 modelos de aparelhos. Entre eles estão 27 da Samsung, 12 da Apple, 5 da Motorola, 4 do Google e 2 da T-Mobile, empresa que não atua no Brasil. Para usar a rede, é necessário que o sistema operacional esteja atualizado na versão mais recente e que o recurso de conexão automática a redes emergenciais esteja ativado nas configurações do telefone.

Lista de aparelhos compatíveis

Apple

iPhone 14 (todas as versões)
iPhone 15 (todas as versões)
iPhone 16 (todas as versões)

Google

Pixel 9
Pixel 9 Pro
Pixel 9 Pro XL
Pixel 9 Pro Fold

Motorola

Razr (2024)
Edge (2024)
Moto G Stylus 5G (2024)
Moto G Power 5G (2024)
Moto G 5G (2024)

Samsung

Galaxy A14, A15, A16, A35, A53, A54
Galaxy S21 (incluindo Plus, Ultra e Fan Edition)
Galaxy S22, S23, S24, S25 (todas as versões)
Galaxy Z Flip 3 a 6
Galaxy Z Fold 3 a 6
Galaxy X Cover6 Pro

T-Mobile

REVVL 7 5G
REVVL 7 Pro 5G

Como ativar

Para conectar o celular à rede Starlink, é preciso: Atualizar o sistema operacional para a versão mais recente e habilitar a função de conexão automática a redes emergenciais (localizada geralmente nas configurações de Conexões ou Redes móveis).

Apesar de ainda estar em estágio inicial, o projeto de internet via satélite da Starlink promete transformar o acesso à conectividade, especialmente em áreas remotas ou de difícil cobertura, inclusive no Brasil.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler