A segurança pública de Mato Grosso do Sul ganhou um reforço significativo com a formatura de 427 novos soldados da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), uma das maiores turmas já formadas na história do estado. A cerimônia oficial do 38º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar aconteceu nesta quinta-feira, 31 de julho, no Comando-Geral da PMMS. A turma foi homenageada com o nome do governador Eduardo Riedel, que esteve presente no evento.
Familiares lotaram o pátio da corporação para vibrar com a entrada dos 291 homens e 136 mulheres que agora integram a força policial militar do estado. Prontos para atuar na capital e, crucialmente, no interior, os novos soldados vão reforçar o policiamento ostensivo e contribuir diretamente para a manutenção da ordem pública em cidades como Coxim, Sonora, Pedro Gomes e Alcinópolis, conforme a distribuição que será realizada. Eles também atuarão em um território vasto, que inclui uma faixa de fronteira de 1.517 km com Paraguai e Bolívia.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância do apoio familiar na formação desses profissionais e a grande responsabilidade que os novos policiais assumem. "Tenho absoluta convicção de que o crescimento econômico do Mato Grosso do Sul é sustentado por um ambiente de ordem e segurança", afirmou Riedel, ressaltando que a segurança pública é um fator crucial para atrair grandes investidores. "Onde há ameaça, está a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, atuando com firmeza e compromisso. O uniforme azul-petróleo que vestem exige conduta, disciplina e consciência da missão que o Estado espera de vocês", completou o governador, emocionado.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, reforçou o compromisso do Governo do Estado com o investimento e a valorização dos profissionais da segurança. Ele destacou que a formatura desses 427 policiais representa mais do que um reforço no efetivo, simbolizando o reconhecimento do servidor. Somando a este grupo bombeiros militares, temporários, policiais civis (com concursos autorizados para 300 investigadores e 100 escrivães) e 70 novos socioeducadores, o estado entregará mais de 1.800 novos servidores à segurança pública. Para garantir a excelência na atuação, o governador já autorizou a aquisição de 460 novas viaturas. "Isso é valorização. Isso é transformar o Mato Grosso do Sul em uma referência nacional", enfatizou Videira.
Entre 2023 e 2025, mais de R$ 91 milhões foram aplicados na modernização e estruturação da PMMS, incluindo aquisição de bens móveis, armamentos, viaturas e obras de infraestrutura. Projetos como a construção do Batalhão da Polícia Militar de Chapadão do Sul (80,2% de execução) e as bases da Polícia Militar Rodoviária Estadual em Ipezal (Angélica) e Maracaju, já concluídas, são exemplos desses investimentos.
O comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, dirigiu-se aos formandos, enfatizando a nobre missão que assumem: "Agora vocês carregam o símbolo da Polícia Militar e, com ele, o compromisso de servir com responsabilidade e dedicação. Venceram, persistiram e hoje envergam essa farda com honra. Estão prontos para servir à sociedade sul-mato-grossense."
Durante a emocionante cerimônia, os três primeiros colocados receberam suas divisas de honra: a soldado Luana Cristina Avelino, de Dourados (1º lugar), a soldado Alexsandra Carolina Guimarães de Oliveira, de Aquidauana (2º) e o soldado Douglas Soares Regini, de Ponta Porã (3º). Os demais formandos receberam suas insígnias das mãos de padrinhos e familiares.
Em nome da turma, o soldado Albert Natan de Oliveira Medeiros, do Polo de Coxim, expressou a gratidão e a emoção de todos. "Não há como conter a emoção ao olhar para cada rosto aqui presente e lembrar da jornada que percorremos juntos. Meses atrás, éramos apenas candidatos, cheios de esperança e incertezas. Hoje, somos soldados formados, prontos para servir com honra, coragem e lealdade."
O curso, conduzido pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CEFAP), teve início em 7 de outubro de 2024 e foi concluído em 5 de agosto de 2025, totalizando dez meses de formação intensiva. Os alunos foram submetidos a 1.554 horas-aula, com uma grade curricular que incluiu disciplinas como Criminologia Aplicada à Segurança Pública, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Penal e Administrativo, além de Educação Física Militar, Atendimento Pré-Hospitalar, Psicologia voltada à saúde mental e Policiamento de Choque. Estágios supervisionados complementaram o aprendizado, consolidando o preparo técnico e emocional dos novos policiais. Com informações do Governo de MS.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Saul Schramm
Você também pode gostar de ler
Família pede oração por menina de 10 anos que sofreu queimaduras com chapão em Coxim
Everly Sophia está internada e intubada na Santa Casa de Campo Grande após acidente na noite desta quarta-feira (17)
Publicado em 18/09/2025 às 18:07 - Atualizado em 18/09/2025 às 18:09 - Por Felipe Dias
Governo de MS prorroga Estado de Emergência Ambiental devido ao risco de incêndios florestais
A decisão, publicada no Diário Oficial, foi tomada devido à persistência de condições climáticas extremas, como altas temperaturas, baixa umidade do ar e estiagem
Publicado em 18/09/2025 às 11:30 - Atualizado em 18/09/2025 às 12:05 - Por Roberta Cáceres
Minuto Jurídico: Jornal MS Todo Dia anuncia Dr. Fábio Nogueira Costa como novo colunista da área jurídica
Referência em Direito Processual, assina como novo colunista do Minuto Jurídico para trazer análise clara e acessível aos leitores
Publicado em 17/09/2025 às 09:45 - Atualizado em 17/09/2025 às 10:40 - Por Roberta Cáceres
Caravina participa da 3ª Cavalgada de Brasilândia e destaca a tradição e importância cultural da festa
Caravina ressaltou a relevância do evento não apenas como manifestação cultural, mas também como uma oportunidade de movimentar a economia local
Publicado em 15/09/2025 às 14:44 - Atualizado em 15/09/2025 às 14:46 - Por Felipe Dias
Suicídio já tirou a vida de 80 jovens em MS neste ano; setembro amarelo reforça ações de prevenção
Parlamento, universidades, justiça e governo unem esforços para ampliar o diálogo e fortalecer políticas de acolhimento
Publicado em 11/09/2025 às 15:00 - Atualizado em 11/09/2025 às 15:02 - Por Felipe Dias
Ex-prefeito de Três Lagoas e empresa de construção são condenados por fraude em contratos de lixo
Justiça determina ressarcimento de R$ 7,3 milhões, suspensão de direitos políticos e proibição de contratar com poder público
Publicado em 10/09/2025 às 18:22 - Atualizado em 10/09/2025 às 18:24 - Por Felipe Dias