Alerta Laranja: Costa Rica, Cassilândia e Chapadão do Sul enfrentam perigo por baixa umidade do ar em MS

A situação é preocupante, especialmente após a quinta-feira (31), quando Chapadão do Sul registrou a umidade mais baixa do Brasil, com apenas 11%

Imagem de compartilhamento para o artigo Alerta Laranja: Costa Rica, Cassilândia e Chapadão do Sul enfrentam perigo por baixa umidade do ar em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul está sob alerta máximo nesta sexta-feira, 1º de agosto, devido aos baixíssimos níveis de umidade relativa do ar, que levaram o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a classificar 39 cidades, incluindo Costa Rica, Cassilândia e Chapadão do Sul, em alerta laranja de "perigo". Nestes municípios, a umidade deve variar entre 12% e 20%, cenário que eleva drasticamente os riscos à saúde e a probabilidade de incêndios.

O restante dos 40 municípios sul-mato-grossenses está sob alerta amarelo, considerado de "perigo potencial", com umidade entre 20% e 30%. A situação é preocupante, especialmente após a quinta-feira (31), quando Chapadão do Sul registrou a umidade mais baixa do Brasil, com apenas 11%, um índice que a Defesa Civil classifica como "estado de emergência". Campo Grande, por sua vez, teve 15% de umidade, em "estado de alerta".

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a drástica queda na umidade, que fica abaixo de 30%, é provocada pela presença de ar seco e pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que impede a formação de nuvens.

Essa combinação não só representa um sério perigo à saúde da população, mas também eleva o risco de incêndios florestais, exigindo atenção redobrada das autoridades e da comunidade, conforme informações do Midiamax.

A lista de municípios em alerta laranja inclui, além de Costa Rica, Cassilândia e Chapadão do Sul, cidades como Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia

Imagem null

Você também pode gostar de ler