Colheita do milho atinge 31,6% em MS, com avanço mais lento que o registrado no ano passado

Ritmo da colheita foi afetado por déficit hídrico no início do ciclo e chuvas no final; produção estimada é de 10,2 milhões de toneladas

Imagem de compartilhamento para o artigo Colheita do milho atinge 31,6% em MS, com avanço mais lento que o registrado no ano passado da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A colheita do milho segunda safra em Mato Grosso do Sul atingiu 31,6% da área total estimada até a quarta semana de julho, segundo dados do Projeto SIGA-MS, da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MS). A expectativa é de que o pico da colheita ocorra ainda neste mês, com previsão de tempo mais seco para as próximas semanas.

A região Sul do estado lidera o avanço dos trabalhos, com 35,7% da área colhida. As regiões Centro e Norte apresentam 24% e 19,7%, respectivamente. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o ritmo atual está 34,3 pontos percentuais atrasado.

Segundo o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flávio Aguena, o atraso é consequência do escalonamento do plantio, provocado pelo déficit hídrico no início do ciclo. Além disso, chuvas durante a fase final de desenvolvimento das lavouras impactaram o início da colheita em algumas regiões.

Apesar do ritmo mais lento, a produção total deve superar a do ciclo anterior. A estimativa é de 10,2 milhões de toneladas colhidas, o que representa um crescimento de 20,6%. A produtividade média esperada é de 80,8 sacas por hectare.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler

X Shopping 25