Estado registra mais de 13 mil casos de dengue e Costa Rica e Chapadão do Sul apresentam baixa incidência

Os óbitos confirmados ocorreram em diversos municípios, como Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Coxim, Iguatemi, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande.

Imagem de compartilhamento para o artigo Estado registra mais de 13 mil casos de dengue e Costa Rica e Chapadão do Sul apresentam baixa incidência da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul enfrenta um cenário desafiador em relação às arboviroses. O boletim da 30ª semana epidemiológica, divulgado nesta sexta-feira (1º) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), revela que o estado já contabiliza 13.666 casos prováveis de Dengue em 2025, com 7.636 casos confirmados. A doença, infelizmente, levou a 17 óbitos confirmados, com outros 7 ainda sob investigação.

Em meio a esse panorama, algumas cidades se destacam positivamente. Nos últimos 14 dias, municípios como Paraíso das Águas, Inocência, Nioaque, Taquarussu, Ivinhema, Anastácio, Bataguassu, Brasilândia, Sidrolândia, Sonora, Maracaju, Itaquiraí, Paranaíba, Aquidauana, Bonito, Itaporã, Costa Rica, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Ponta Porã, Corumbá e Campo Grande registraram uma baixa incidência de casos confirmados para a doença. Este dado é particularmente relevante para Costa Rica e Chapadão do Sul, que mantêm um controle eficaz apesar da situação geral do estado.

Os óbitos confirmados por Dengue ocorreram em diversos municípios, como Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Seis das vítimas possuíam algum tipo de comorbidade.

 
 

Vacinação e alerta para Chikungunya
 

A campanha de vacinação contra a dengue avança, com 181.578 doses do imunizante já aplicadas na população-alvo. Mato Grosso do Sul já recebeu um total de 241.030 doses do Ministério da Saúde. O esquema vacinal completo exige duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A imunização é prioritariamente recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença.

Além da Dengue, a Chikungunya também é motivo de preocupação. O estado registrou 13.613 casos prováveis, dos quais 6.629 foram confirmados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), incluindo 70 casos em gestantes. A doença já causou 16 óbitos confirmados em municípios como Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia, Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi, sendo que 12 das vítimas apresentavam comorbidades.

A SES reforça o alerta para que a população evite a automedicação. Em caso de sintomas de Dengue ou Chikungunya, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde do município para diagnóstico e tratamento adequados. A colaboração de todos é fundamental para o controle dessas doenças.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Álvaro Rezende

Você também pode gostar de ler