A educação profissional em Mato Grosso do Sul alcançou uma marca histórica: está presente em 100% dos municípios do estado. Essa cobertura total é resultado de um investimento significativo e da atuação estratégica de diversas unidades de ensino, levando qualificação e novas oportunidades a milhares de sul-mato-grossenses.
A expansão da educação profissional é realizada tanto pelas unidades do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional), que, além de Dourados, estão em municípios como Campo Grande, Chapadão do Sul e Naviraí, quanto por meio das unidades da Rede Estadual de Ensino. Essa capilaridade garante que, independentemente da localização, os cidadãos tenham acesso a cursos que impulsionam suas carreiras e contribuem para o desenvolvimento local.
Em 2025, o estado registra um número recorde de 41 mil estudantes matriculados em cursos de educação profissional. Essa ampliação massiva foi viabilizada por um investimento de mais de R$ 100 milhões por parte da Secretaria de Estado de Educação (SED). A meta de ter 50% dos estudantes do Ensino Médio cursando itinerários da Educação Profissional, inicialmente prevista para 2027, deve ser alcançada ainda neste ano, com cerca de 45% já integrados.
Um exemplo dessa realidade é o CEEP Profª Evanilde Costa da Silva, em Dourados, que recentemente passou por reformas e atende não apenas a cidade, mas também os polos de Glória de Dourados, Jateí e Ponta Porã. No CEEP de Dourados, alunos como Ivonete Brito Lopes, que estuda Assistente de RH ao lado da filha Brenda, de 17 anos, exemplificam o impacto da educação profissional na vida das famílias. "Sempre corri atrás de estudar e aprender, porque acredito que os pais são espelho para os filhos. Já tinha feito outros cursos aqui, mas com ela é a primeira vez. Estou muito feliz e animada", relata Ivonete, aluna do programa Pronatec Mulheres Mil.
Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos e abrangem diversas áreas, como recepcionista, assistente de recursos humanos, inglês, espanhol, cuidador de idosos, gestão de dados, copeiro e alimentação escolar, entre outros. A diretora do CEEP em Dourados, Alini Lima Nolasco, ressalta que a iniciativa vai além da qualificação, promovendo a inclusão social e a autoestima, ao atender um público diversificado que varia de 14 a 60 anos.
Desde sua fundação em 2017, o CEEP de Dourados já formou mais de 2 mil profissionais, com um rigoroso processo de seleção de professores para garantir a excelência. "Nosso trabalho é preparar estes profissionais para que estejam aptos para o que o mercado de trabalho precisa", acrescenta a diretora, destacando a demanda por mão de obra qualificada no mercado local.
A expansão da educação profissional em todos os municípios de Mato Grosso do Sul reflete o compromisso do estado em oferecer oportunidades de qualificação de qualidade, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e a inserção no mercado de trabalho para toda a população.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: ASCOM
Você também pode gostar de ler
Por conta de Corpus Christi, Detran de Costa Rica não terá atendimento na quinta e sexta-feira
Atendimento retorna ao normal na segunda-feira, dia 8 de junho
Publicado em 02/06/2026 às 13:00 - Atualizado em 02/06/2026 às 13:02 - Por Day Silva
Com jovens dos 79 municípios, Governo lança programa que amplia políticas públicas para juventude em todo MS
Juventude Plena reúne ações de cidadania, saúde mental, qualificação profissional, participação social e protagonismo juvenil, fortalecendo projetos já desenvolvidos
Publicado em 28/05/2026 às 14:11 - Atualizado em 28/05/2026 às 14:20 - Por Day Silva
Detran-MS alerta sobre golpe: pátios credenciados não realizam leilões de veículos
A orientação é para que a população desconfie de anúncios publicados fora dos canais oficiais
Publicado em 27/05/2026 às 13:05 - Atualizado em 27/05/2026 às 13:06 - Por Day Silva
Saúde Digital de MS desperta interesse da OPAS e fortalece cooperação internacional
Missão técnica conhece experiências em telessaúde, inteligência de dados e ações estratégicas ligadas à Rota Bioceânica
Publicado em 26/05/2026 às 16:32 - Atualizado em 26/05/2026 às 16:33 - Por Day Silva
Última semana para declaração obrigatória de rebanho mobiliza produtores rurais em MS
A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade
Publicado em 26/05/2026 às 15:51 - Atualizado em 26/05/2026 às 15:52 - Por Day Silva
Prazo para quitar a última parcela do IPVA 2026 termina nesta semana
Contribuintes que dividiram o imposto em cinco vezes devem regularizar o pagamento até sexta-feira
Publicado em 25/05/2026 às 13:44 - Atualizado em 25/05/2026 às 13:47 - Por Day Silva
Seu Abraço Aquece arrecada mais de 192 mil peças para 586 instituições de todos os municípios de MS
Ação solidária do Governo de MS arrecada mais de 192 mil peças e amplia atendimento a instituições em todos os municípios do Estado
Publicado em 21/05/2026 às 14:54 - Atualizado em 21/05/2026 às 14:55 - Por Day Silva