Educação profissional em Mato Grosso do Sul alcança marca histórica: está presente em 100% dos municípios

Em 2025, o estado registra um número recorde de 41 mil estudantes matriculados em cursos de educação profissional.

Imagem de compartilhamento para o artigo Educação profissional em Mato Grosso do Sul alcança marca histórica: está presente em 100% dos municípios da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A educação profissional em Mato Grosso do Sul alcançou uma marca histórica: está presente em 100% dos municípios do estado. Essa cobertura total é resultado de um investimento significativo e da atuação estratégica de diversas unidades de ensino, levando qualificação e novas oportunidades a milhares de sul-mato-grossenses.

A expansão da educação profissional é realizada tanto pelas unidades do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional), que, além de Dourados, estão em municípios como Campo Grande, Chapadão do Sul e Naviraí, quanto por meio das unidades da Rede Estadual de Ensino. Essa capilaridade garante que, independentemente da localização, os cidadãos tenham acesso a cursos que impulsionam suas carreiras e contribuem para o desenvolvimento local.

Em 2025, o estado registra um número recorde de 41 mil estudantes matriculados em cursos de educação profissional. Essa ampliação massiva foi viabilizada por um investimento de mais de R$ 100 milhões por parte da Secretaria de Estado de Educação (SED). A meta de ter 50% dos estudantes do Ensino Médio cursando itinerários da Educação Profissional, inicialmente prevista para 2027, deve ser alcançada ainda neste ano, com cerca de 45% já integrados.

Um exemplo dessa realidade é o CEEP Profª Evanilde Costa da Silva, em Dourados, que recentemente passou por reformas e atende não apenas a cidade, mas também os polos de Glória de Dourados, Jateí e Ponta Porã. No CEEP de Dourados, alunos como Ivonete Brito Lopes, que estuda Assistente de RH ao lado da filha Brenda, de 17 anos, exemplificam o impacto da educação profissional na vida das famílias. "Sempre corri atrás de estudar e aprender, porque acredito que os pais são espelho para os filhos. Já tinha feito outros cursos aqui, mas com ela é a primeira vez. Estou muito feliz e animada", relata Ivonete, aluna do programa Pronatec Mulheres Mil.

Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos e abrangem diversas áreas, como recepcionista, assistente de recursos humanos, inglês, espanhol, cuidador de idosos, gestão de dados, copeiro e alimentação escolar, entre outros. A diretora do CEEP em Dourados, Alini Lima Nolasco, ressalta que a iniciativa vai além da qualificação, promovendo a inclusão social e a autoestima, ao atender um público diversificado que varia de 14 a 60 anos.

Desde sua fundação em 2017, o CEEP de Dourados já formou mais de 2 mil profissionais, com um rigoroso processo de seleção de professores para garantir a excelência. "Nosso trabalho é preparar estes profissionais para que estejam aptos para o que o mercado de trabalho precisa", acrescenta a diretora, destacando a demanda por mão de obra qualificada no mercado local.

A expansão da educação profissional em todos os municípios de Mato Grosso do Sul reflete o compromisso do estado em oferecer oportunidades de qualificação de qualidade, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e a inserção no mercado de trabalho para toda a população.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: ASCOM

Você também pode gostar de ler

X Shopping 25