A educação profissional em Mato Grosso do Sul alcançou uma marca histórica: está presente em 100% dos municípios do estado. Essa cobertura total é resultado de um investimento significativo e da atuação estratégica de diversas unidades de ensino, levando qualificação e novas oportunidades a milhares de sul-mato-grossenses.
A expansão da educação profissional é realizada tanto pelas unidades do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional), que, além de Dourados, estão em municípios como Campo Grande, Chapadão do Sul e Naviraí, quanto por meio das unidades da Rede Estadual de Ensino. Essa capilaridade garante que, independentemente da localização, os cidadãos tenham acesso a cursos que impulsionam suas carreiras e contribuem para o desenvolvimento local.
Em 2025, o estado registra um número recorde de 41 mil estudantes matriculados em cursos de educação profissional. Essa ampliação massiva foi viabilizada por um investimento de mais de R$ 100 milhões por parte da Secretaria de Estado de Educação (SED). A meta de ter 50% dos estudantes do Ensino Médio cursando itinerários da Educação Profissional, inicialmente prevista para 2027, deve ser alcançada ainda neste ano, com cerca de 45% já integrados.
Um exemplo dessa realidade é o CEEP Profª Evanilde Costa da Silva, em Dourados, que recentemente passou por reformas e atende não apenas a cidade, mas também os polos de Glória de Dourados, Jateí e Ponta Porã. No CEEP de Dourados, alunos como Ivonete Brito Lopes, que estuda Assistente de RH ao lado da filha Brenda, de 17 anos, exemplificam o impacto da educação profissional na vida das famílias. "Sempre corri atrás de estudar e aprender, porque acredito que os pais são espelho para os filhos. Já tinha feito outros cursos aqui, mas com ela é a primeira vez. Estou muito feliz e animada", relata Ivonete, aluna do programa Pronatec Mulheres Mil.
Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos e abrangem diversas áreas, como recepcionista, assistente de recursos humanos, inglês, espanhol, cuidador de idosos, gestão de dados, copeiro e alimentação escolar, entre outros. A diretora do CEEP em Dourados, Alini Lima Nolasco, ressalta que a iniciativa vai além da qualificação, promovendo a inclusão social e a autoestima, ao atender um público diversificado que varia de 14 a 60 anos.
Desde sua fundação em 2017, o CEEP de Dourados já formou mais de 2 mil profissionais, com um rigoroso processo de seleção de professores para garantir a excelência. "Nosso trabalho é preparar estes profissionais para que estejam aptos para o que o mercado de trabalho precisa", acrescenta a diretora, destacando a demanda por mão de obra qualificada no mercado local.
A expansão da educação profissional em todos os municípios de Mato Grosso do Sul reflete o compromisso do estado em oferecer oportunidades de qualificação de qualidade, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e a inserção no mercado de trabalho para toda a população.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: ASCOM
Você também pode gostar de ler
Carnaval em MS exige cuidados com hidratação, alimentação e proteção contra o sol
Secretaria orienta foliões a redobrar cuidados com crianças, consumo de álcool e exposição ao calor para evitar desidratação, intoxicações e insolação
Publicado em 14/02/2026 às 07:10 - Atualizado em 14/02/2026 às 07:37 - Por Day Silva
Mais autonomia e menos deslocamentos: Mato Grosso do Sul incentiva diálise peritoneal
Realizada no próprio domicílio, a diálise peritoneal reduz a necessidade de deslocamentos frequentes até clínicas especializadas
Publicado em 13/02/2026 às 16:42 - Atualizado em 13/02/2026 às 16:44 - Por Day Silva
Criança na Creche: programa que paga cuidador para mães irem trabalhar abre pré-cadastro online
Por meio do programa beneficiárias recebem um adicional de R$ 600 por filho com idade de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias
Publicado em 13/02/2026 às 10:20 - Atualizado em 13/02/2026 às 10:44 - Por Day Silva
Detran: portaria garante agendamento e protege o cidadão de prejuízos por prazos e vencimento de documentos
Com a nova regra, todo atendimento presencial passa a ser realizado exclusivamente mediante agendamento pelo Portal de Serviços do Detran-MS
Publicado em 11/02/2026 às 08:41 - Atualizado em 11/02/2026 às 09:04 - Por Day Silva
Mato Grosso do Sul abre 1.254 novas empresas em janeiro e mantém ritmo positivo de crescimento
De acordo com o diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos, o desempenho confirma a regularidade no crescimento do empreendedorismo no Estado
Publicado em 10/02/2026 às 10:10 - Atualizado em 10/02/2026 às 10:54 - Por Day Silva
Defesa Civil de Mato Grosso do Sul se mobiliza após municípios serem afetados por chuvas intensas
A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul acompanha o caso em tempo real
Publicado em 06/02/2026 às 09:01 - Atualizado em 06/02/2026 às 09:02 - Por Day Silva
Sistemas do Detran são normalizados em todas as agências de Mato Grosso do Sul
Não haverá cobrança de multa de recibo e, nos casos em que a vistoria esteja vencida, ela será revalidada
Publicado em 05/02/2026 às 15:12 - Atualizado em 05/02/2026 às 15:17 - Por Day Silva
MS inicia aplicação de imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades
Estado enfrentou um aumento expressivo das internações por bronquiolite nos últimos anos
Publicado em 03/02/2026 às 08:48 - Atualizado em 03/02/2026 às 09:00 - Por Day Silva