O governador Eduardo Riedel assinou nesta segunda-feira (4), em Campo Grande, um decreto que estabelece medidas de contingenciamento de gastos no Governo de Mato Grosso do Sul. A medida tem como objetivo controlar as despesas públicas e assegurar a aplicação eficiente dos recursos estaduais, mantendo o equilíbrio fiscal sem a necessidade de aumentar impostos.
“Estamos atravessando um momento complicado do ponto de vista financeiro e orçamentário. Isso acontece no Brasil inteiro, e como sempre digo, temos que ter dedo no pulso com os gastos públicos, acompanhar de perto. Então estamos dando mais um passo nesse sentido, para que o Mato Grosso do Sul continue com as premissas essenciais de equilíbrio fiscal e sem aumentar impostos”, afirmou o governador durante a assinatura do decreto.
A medida busca garantir que o Estado continue realizando investimentos públicos, considerados fundamentais para a competitividade da região e para a geração de emprego e renda. “Estamos falando de saneamento, pavimentação de estradas, bairros, de escolas reformadas. Isso é investimento público, e investimento tem que ser preservado”, destacou Riedel. “São tempos de austeridade, e agora temos realmente que mostrar a necessidade da austeridade como fundamental, não aumentando impostos e mantendo a capacidade de investimento”.
Riedel reforçou ainda que a colaboração de toda a equipe do governo será essencial para que as medidas sejam eficazes, sem afetar os serviços básicos prestados à população. “Estamos assinando um decreto para contingenciar gasto de custeio, pedindo a colaboração de todo o time, sem prejudicar os nossos serviços essenciais que atingem diretamente a população”, completou.
O decreto foi assinado no gabinete da Governadoria e será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado (DOE), com detalhes sobre as medidas que serão adotadas em toda a administração pública estadual.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo
Você também pode gostar de ler
Governo de MS reafirma apoio à produção de pesquisa e desenvolvimento da pecuária no Estado
Riedel reforça apoio à Embrapa em posse histórica com primeira mulher na chefia em MS; Mariana de Aragão Pereira assume liderança
Publicado em 24/03/2026 às 07:55 - Atualizado em 24/03/2026 às 08:24 - Por Gabi Ferreira
Desenvolvimento e conservação ambiental: MS sedia encontro de líderes globais que antecede COP15
Governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e também o presidente do Paraguai, Santiago Peña
Publicado em 23/03/2026 às 18:29 - Atualizado em 23/03/2026 às 18:43 - Por Day Silva
Conexão sem fronteira: espaço aberto ao público durante COP15 vai receber debates e atividades culturais
Ao longo da semana, cada dia destaca diferentes dimensões da conservação
Publicado em 20/03/2026 às 17:19 - Atualizado em 20/03/2026 às 18:07 - Por Day Silva
Governo de MS institui Cadastro Positivo para incentivar regularidade fiscal e simplificar ambiente tributário
O programa tem como finalidade estimular contribuintes e responsáveis tributários à regularidade fiscal
Publicado em 19/03/2026 às 13:11 - Atualizado em 19/03/2026 às 13:13 - Por Day Silva
Com foco no crescimento sustentável, governador de MS assume presidência do Consórcio Brasil Verde
O Consórcio Brasil Verde é iniciativa pioneira que reúne 15 estados brasileiros em ação conjunta para enfrentar mudanças climáticas
Publicado em 18/03/2026 às 14:09 - Atualizado em 18/03/2026 às 14:11 - Por Day Silva
Dia “B” da Saúde Bucal mobiliza municípios de MS com técnica minimamente invasiva para tratar cárie em crianças
Ação integra movimento nacional e aposta em estratégia eficaz e sem uso de motor odontológico para ampliar o cuidado com a saúde bucal infantil
Publicado em 17/03/2026 às 12:16 - Por Day Silva
MS discute em Brasília parceria estratégica com a Bolívia e maior integração nas áreas de energia e logística
O evento contou com a presença do presidente boliviano, Rodrigo Paz, do governador sul-mato-grossense, Eduardo Riedel, e do secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck
Publicado em 16/03/2026 às 17:48 - Atualizado em 16/03/2026 às 17:52 - Por Day Silva
Novo Leilão do Detran-MS oferece boas oportunidades para motociclistas, com 127 motos para circulação
Na modalidade de leilão de veículo que podem circular, são oferecidos 164 lotes, sendo 127 motocicletas
Publicado em 14/03/2026 às 08:30 - Atualizado em 14/03/2026 às 08:35 - Por Day Silva