O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recebeu nesta terça-feira (5) a visita de uma comitiva escolar de Chapadão do Sul, formada por alunos, professores e representantes de 12 escolas municipais, que participaram do projeto “Câmara Vai à Escola”, promovido pela Câmara Municipal de Chapadão do Sul.
O grupo, com cerca de 50 participantes, foi recebido pelo promotor de Justiça e chefe de gabinete Luiz Gustavo Camacho Terçariol, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande. Durante o encontro, o promotor apresentou a estrutura institucional do MPMS, explicou as funções constitucionais do Ministério Público e esclareceu dúvidas sobre a carreira jurídica e o papel do órgão na defesa dos interesses da sociedade.
“O MPMS guarda os direitos e protege a sociedade. Até 1988, o promotor de Justiça era um mero acusador. Após esse marco, tornou-se um defensor dos interesses coletivos. Até quando acusa, está exercendo sua função de defesa social”, explicou Terçariol, ao comentar a evolução da atuação ministerial após a Constituição Federal.
A iniciativa busca aproximar os três poderes da comunidade escolar, oferecendo uma experiência educativa sobre cidadania, justiça e política. O consultor jurídico da Câmara, Junior Patini, afirmou que a ação representa uma forma prática de conexão entre os poderes Legislativo, Executivo e o Sistema de Justiça.
A visita despertou o interesse dos estudantes. Victor Guerreiro, de 17 anos, comentou: “Foi um prazer imenso estar no MPMS. As ideias do promotor, a carreira que ele compartilhou conosco... tudo isso despertou um grande interesse em seguir nessa área.” Já Manoely Eduarda dos Santos, de 13 anos, destacou: “Ele ouviu nossas perguntas e respondeu de forma clara. Isso me fez entender melhor esse mundo jurídico e me despertou curiosidade pela carreira.”
O encontro reforça o compromisso do MPMS com a formação cidadã e o diálogo com a sociedade, contribuindo para ampliar o conhecimento dos jovens sobre o funcionamento da Justiça e seu papel na garantia de direitos.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Decom/MPMS
Você também pode gostar de ler
Curto em ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência de Chapadão do Sul
Fogo foi controlado com extintor antes da chegada dos bombeiros no Residencial Esplanada.
Publicado em 19/12/2025 às 16:05 - Atualizado em 19/12/2025 às 16:17 - Por Redação MS Todo Dia
Motociclistas ficam feridos em duas colisões registradas em intervalo de três horas, em Chapadão do Sul
Acidentes ocorreram na Avenida Goiás e no cruzamento das ruas dos Cisnes e Tuiuiú. As vítimas foram levadas ao Pronto Socorro.
Publicado em 11/12/2025 às 17:17 - Atualizado em 11/12/2025 às 17:55 - Por Redação MS Todo Dia
Fiat Uno perde o controle e atinge poste, em Chapadão do Sul; duas passageiras ficam feridas
Motorista saiu ileso do acidente no bairro Green Ville. As vítimas foram levadas ao Pronto Socorro.
Publicado em 11/12/2025 às 14:13 - Atualizado em 11/12/2025 às 14:39 - Por Redação MS Todo Dia
MP desmonta narrativa da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul e garante liberdade de imprensa ao Jornal Ms Todo Dia
Despacho do MP confirma que reportagem usou dados públicos; servidora custa quase R$ 34mil mensais ao Legislativo, enquanto presidente soma mais de R$ 21mil entre salário e diárias
Publicado em 10/12/2025 às 13:15 - Atualizado em 10/12/2025 às 14:30 - Por Roberta Cáceres
Polícia Civil desarticula apreende 16 galos usados em rinha e prende suspeito, em Chapadão do Sul
A prática acontecia a menos de 100 metros de um quartel da Polícia Militar. Os animais eram mantidos em condições de maus-tratos.
Publicado em 09/12/2025 às 13:47 - Atualizado em 09/12/2025 às 13:50 - Por Redação MS Todo Dia
PRF apreende 388 kg de maconha durante fiscalização na BR-060, em Chapadão do Sul
Foram apreendidos 380 kg de maconha e 8 kg de skunk, escondidos dentro de veículo.
Publicado em 08/12/2025 às 15:38 - Atualizado em 08/12/2025 às 15:39 - Por Redação MS Todo Dia
Polícia Civil incinera drogas apreendidas em Chapadão do Sul e região
Também foram incineradas drogas encaminhadas pelas delegacias de Paraíso das Águas e Costa Rica.
Publicado em 05/12/2025 às 13:44 - Atualizado em 05/12/2025 às 14:18 - Por Redação MS Todo Dia
Caminhonete bate em poste, em Chapadão do Sul; Bombeiros não encontram vítimas
Ocorrência foi registrada às 5h30 deste sábado no bairro Greenville
Publicado em 29/11/2025 às 08:38 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:39 - Por Redação MS Todo Dia
Desabafo de cantora e radialista expõe colapso na saúde de Chapadão do Sul
Publicação nas redes sociais reacende debate sobre falhas graves na gestão municipal e atendimento à população.
Publicado em 28/11/2025 às 19:23 - Atualizado em 28/11/2025 às 19:32 - Por Redação MS Todo Dia
Motociclista fica ferida após colisão entre moto e carro no centro de Chapadão do Sul
Acidente ocorreu em rotatória das avenidas Onze e Oito na manhã desta sexta-feira (28)
Publicado em 28/11/2025 às 18:43 - Atualizado em 28/11/2025 às 18:49 - Por Redação MS Todo Dia