A gestão do governador Eduardo Riedel (PSDB) publicou, na terça-feira (5), no Diário Oficial do Estado, um decreto que determina a racionalização, reprogramação e controle de gastos em toda a administração pública de Mato Grosso do Sul. A iniciativa, que foi assinada por todos os secretários estaduais, visa reforçar a unidade da gestão e garantir o equilíbrio fiscal em um momento de incerteza econômica.
O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, destacou que a medida é essencial para manter a capacidade de investimento do Estado. "Todas as secretarias têm um prazo de 10 dias, a contar da publicação, para apresentarem seus respectivos planos de reprogramação das despesas de custeio", explicou Perez. Segundo ele, a capacidade de investimento público é um fator determinante para atrair investidores privados, que, por sua vez, geram emprego, renda e novas oportunidades para a população sul-mato-grossense.
O decreto abrange todas as secretarias, autarquias e demais pastas vinculadas ao Governo, demonstrando um compromisso transversal com a austeridade fiscal. Perez descreveu a ação como um "olhar para dentro do Governo", que busca identificar as prioridades do momento e adiar despesas e aquisições que não são essenciais.
O secretário reforçou que o foco da gestão é manter a solidez econômica do Estado e a austeridade nas contas públicas, garantindo que o Governo possa continuar investindo em áreas estratégicas, mesmo diante de um cenário econômico desafiador. A medida de contenção de gastos é vista pela administração como uma forma de fortalecer as bases para o desenvolvimento econômico do Estado a longo prazo.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: ASCOM
Você também pode gostar de ler
Ex-vereador e atual chefe de gabinete de prefeito em Naviraí são condenados por desvio de combustível público
Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) manteve, por unanimidade, a condenação de dois ex-vereadores por improbidade administrativa
Publicado em 14/10/2025 às 11:44 - Atualizado em 14/10/2025 às 11:45 - Por Roberta Cáceres
Deputado Caravina evidencia a força do Vale do Ivinhema em agenda que une obras e retomada da Exponan em Nova Andradina
Parlamentar destaca o empenho das lideranças locais na retomada da feira após sete anos e acompanha entrega de obras que fortalecem o turismo religioso em Glória de Dourados.
Publicado em 11/10/2025 às 12:34 - Atualizado em 11/10/2025 às 12:35 - Por Renan Carrijo
Operação Águas Turvas: Fraude em licitações e corrupção sob investigação na Prefeitura de Bonito
Ação visa desarticular uma organização criminosa focada em fraudar licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e outros crimes relacionados
Publicado em 08/10/2025 às 08:44 - Atualizado em 08/10/2025 às 08:55 - Por Roberta Cáceres
Com presença de Riedel e Tereza Cristina, Progressistas realiza encontro para traçar estratégias em Mato Grosso do Sul
Encontro estratégico em Campo Grande reuniu lideranças estaduais e nacionais e oficializou nova filiação
Publicado em 04/10/2025 às 10:36 - Atualizado em 04/10/2025 às 10:56 - Por Felipe Dias
Atendendo pedido de vereadores, Mara Caseiro solicita van para transporte de atletas de Figueirão
A solicitação foi formulada pelos vereadores Ronis da Silva Moreira, Kelly Karine Bernardes Alves e Vagney Moreira Fernandes
Publicado em 02/10/2025 às 08:45 - Atualizado em 02/10/2025 às 09:00 - Por Roberta Cáceres
Assessor Parlamentar I, Roberto Paes é nomeado para representar Costa Rica no gabinete de Márcio Fernandes
Com vasta experiência no serviço público, Roberto reforça a articulação política e será a voz do deputado em Costa Rica.
Publicado em 28/09/2025 às 22:56 - Atualizado em 29/09/2025 às 23:05 - Por Renan Carrijo
Em reconhecimento ao incentivo no desenvolvimento, Gerson Claro é homenageado com o título de Cidadão Aparecidense
Honraria concedida pela Câmara Municipal de Aparecida do Taboado consolida o vínculo do presidente da Assembleia Legislativa com o município e reforça seu compromisso
Publicado em 25/09/2025 às 10:03 - Atualizado em 25/09/2025 às 11:00 - Por Roberta Cáceres
Câmara de Rio Brilhante gasta quase o triplo da Prefeitura com diárias
Levantamento revela que gastos com viagens e cursos superam R$ 804 mil, levantando suspeitas sobre complementação salarial
Publicado em 23/09/2025 às 08:26 - Atualizado em 23/09/2025 às 08:28 - Por Roberta Cáceres
STJ define limites para uso de redes sociais por prefeitos, veja o que pode e não pode
Decisão da Corte reforça que comunicação oficial deve informar a população, não promover autoridades
Publicado em 22/09/2025 às 11:53 - Atualizado em 22/09/2025 às 11:56 - Por Roberta Cáceres