Casa do Trabalhador de Costa Rica realiza quase 4 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

Prefeitura aposta em intermediação de mão de obra para combater o desemprego e impulsionar o desenvolvimento econômico local

Imagem de compartilhamento para o artigo Casa do Trabalhador de Costa Rica realiza quase 4 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e da Casa do Trabalhador, registrou 3.989 atendimentos ao público em busca de oportunidades de emprego entre janeiro e junho de 2025. Os dados são do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Mato Grosso do Sul e refletem os esforços da gestão municipal no enfrentamento ao desemprego e na promoção da autonomia da população local.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, delegado de carreira, a iniciativa representa um dos pilares da administração. “Estamos comprometidos em oferecer aos nossos cidadãos ferramentas que possam garantir sua autonomia e dignidade por meio do trabalho”, afirmou.

A Casa do Trabalhador tem como principal função conectar a população às vagas disponíveis no mercado, além de oferecer orientações para entrevistas, processos seletivos e qualificação profissional. O atendimento realizado no local tem sido fundamental para ampliar o acesso ao emprego e promover a inclusão social em Costa Rica.

Imagem 29a92cc244ef41977b57595735969056

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Airton Ruiz Pereira, e o gestor da Casa do Trabalhador, Waldomiro Bocalan (Biri), o sucesso da iniciativa é resultado da parceria entre o poder público e a sociedade civil. Eles destacam que o foco da atuação é manter os serviços atualizados com as exigências do mercado, ampliando as oportunidades para quem precisa de uma nova chance.

Além de beneficiar os trabalhadores, que ganham apoio para se recolocar no mercado, a ação também favorece as empresas locais, que têm acesso a uma base de candidatos mais preparados e aptos a assumir diversas funções. O resultado é um círculo virtuoso de desenvolvimento econômico e social, com impacto direto na qualidade de vida da população.

Fonte: MS Todo Dia

Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR

Você também pode gostar de ler