Alcinópolis conquista selo prata por gestão de resíduos sólidos em conferência estadual

Município foi reconhecido pela AGEMS durante evento que reuniu lideranças de mais de 40 cidades de Mato Grosso do Sul

Imagem de compartilhamento para o artigo Alcinópolis conquista selo prata por gestão de resíduos sólidos em conferência estadual da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Alcinópolis recebeu o Selo Prata de Sustentabilidade em Resíduos Sólidos Urbanos durante a abertura da 1ª Conferência em Sustentabilidade e Regulação em Saneamento de Mato Grosso do Sul, realizada nesta quarta-feira (7).

A certificação foi entregue à secretária interina Lucilene Cruz pelo diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), Carlos Alberto de Assis, que destacou o papel da gestão técnica, ambiental e econômica para o avanço dos municípios.

Imagem WhatsApp-Image-2025-08-07-at-14.43.311

O evento, sediado pela AGEMS, reuniu prefeitos, secretários municipais, gestores ambientais e representantes de mais de 40 cidades para debater estratégias voltadas à construção de cidades mais sustentáveis, com foco nos novos marcos legais de saneamento básico, incluindo a gestão de resíduos sólidos e a drenagem urbana. Na ocasião, Maracaju também foi certificado, recebendo o Selo Platina.

Entre as autoridades presentes estavam o governador em exercício, José Carlos Barbosa, o secretário-adjunto da Semadesc, Arthur Falcette, o coordenador de Regulação de Resíduos Sólidos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Paulo Henrique Daroz, o promotor de Meio Ambiente Luciano Loubet e o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto.

Imagem 1a-conferencia-sustentabilidade-regulacao-saneamento-95

Barbosinha ressaltou que a regulação deve ser encarada como parceira dos municípios para alcançar eficiência e destacou a necessidade de investimentos alinhados ao respeito ambiental e à qualidade de vida. Outros participantes defenderam o fortalecimento da coleta seletiva, o apoio aos catadores e a integração entre instituições para promover a sustentabilidade.

Ao longo da programação, as diretoras da AGEMS, Iara Marchioretto e Rejane Monteiro, apresentaram resultados alcançados e conduziram painéis estratégicos sobre apoio técnico e institucional, sustentabilidade financeira e certificação de resíduos sólidos.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Redes sociais/Agems

Você também pode gostar de ler