Alcinópolis recebeu o Selo Prata de Sustentabilidade em Resíduos Sólidos Urbanos durante a abertura da 1ª Conferência em Sustentabilidade e Regulação em Saneamento de Mato Grosso do Sul, realizada nesta quarta-feira (7).
A certificação foi entregue à secretária interina Lucilene Cruz pelo diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), Carlos Alberto de Assis, que destacou o papel da gestão técnica, ambiental e econômica para o avanço dos municípios.
O evento, sediado pela AGEMS, reuniu prefeitos, secretários municipais, gestores ambientais e representantes de mais de 40 cidades para debater estratégias voltadas à construção de cidades mais sustentáveis, com foco nos novos marcos legais de saneamento básico, incluindo a gestão de resíduos sólidos e a drenagem urbana. Na ocasião, Maracaju também foi certificado, recebendo o Selo Platina.
Entre as autoridades presentes estavam o governador em exercício, José Carlos Barbosa, o secretário-adjunto da Semadesc, Arthur Falcette, o coordenador de Regulação de Resíduos Sólidos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Paulo Henrique Daroz, o promotor de Meio Ambiente Luciano Loubet e o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto.
Barbosinha ressaltou que a regulação deve ser encarada como parceira dos municípios para alcançar eficiência e destacou a necessidade de investimentos alinhados ao respeito ambiental e à qualidade de vida. Outros participantes defenderam o fortalecimento da coleta seletiva, o apoio aos catadores e a integração entre instituições para promover a sustentabilidade.
Ao longo da programação, as diretoras da AGEMS, Iara Marchioretto e Rejane Monteiro, apresentaram resultados alcançados e conduziram painéis estratégicos sobre apoio técnico e institucional, sustentabilidade financeira e certificação de resíduos sólidos.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Redes sociais/Agems
Você também pode gostar de ler
Prefeito Weliton Guimarães realiza melhorias nas estradas de Alcinópolis
Medidas buscam eliminar as 'costelas de vaca' e aumentar a segurança e conforto dos usuários
Publicado em 12/08/2025 às 08:20 - Atualizado em 12/08/2025 às 08:25 - Por Roberta Cáceres
Arqueólogos ampliam escavações e encontram materiais de 1.400 anos em Alcinópolis
Projeto Trilha Rupestre da UFMS investiga Gruta da Mesa e encontra materiais que podem mudar entendimento sobre história de MS
Publicado em 07/08/2025 às 18:06 - Atualizado em 07/08/2025 às 18:09 - Por Felipe Dias
Inflamável da Arena: Locutor Daniel Vinagrinho confirmado para a 23ª Festa do Peão de Alcinópolis
Daniel se junta aos locutores Luciano de Oliveira, Zé do Pires e Claudiney Mathias para comandar o rodeio, que terá shows de João Bosco & Vinícius e Rick & Renner, entre outros.
Publicado em 06/08/2025 às 09:30 - Atualizado em 06/08/2025 às 09:36 - Por Roberta Cáceres
Gigante da arena, Luciano de Oliveira e outros locutores renomados são confirmados na XXIII Festa do Peão de Alcinópolis
Além de Luciano, outros grandes nomes da locução também estão com a presença confirmada; Também terá shows de João Bosco & Vinícius, Rick & Renner, Léo & Rafael e grupo Traia Véia
Publicado em 04/08/2025 às 10:51 - Atualizado em 04/08/2025 às 14:03 - Por Roberta Cáceres
Agosto Lilás: Prefeito Welinton reforça apoio e incentivo à denúncia de violência contra a mulher em Alcinópolis
A violência contra a mulher, em suas diversas formas – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral – é um problema social grave que exige a atenção e o engajamento de todos.
Publicado em 02/08/2025 às 08:00 - Atualizado em 02/08/2025 às 08:07 - Por Roberta Cáceres
Ponte do Córrego Jacú é liberada após manutenção feita em tempo recorde pela Prefeitura de Alcinópolis
Serviço no trecho da MS-217 foi finalizado antes do prazo previsto; estrutura já está liberada para o tráfego de veículos
Publicado em 01/08/2025 às 15:07 - Atualizado em 01/08/2025 às 15:42 - Por Felipe Dias
Ponte do Jacú é interditada para manutenção e motoristas devem buscar rotas alternativas em Alcinópolis
Interdição atinge trecho da MS-217, no acesso à Fazenda TJ, e deve durar até 4 de agosto; objetivo é garantir segurança e conservar a estrutura
Publicado em 31/07/2025 às 15:14 - Atualizado em 31/07/2025 às 15:37 - Por Felipe Dias
Escavações na Gruta da Mesa revelam vestígios de megafauna e modos de vida antigos em Alcinópolis
Trabalho coordenado por arqueóloga Lia Brambilla conta com equipe internacional e busca reconstruir ocupações humanas pré-coloniais
Publicado em 29/07/2025 às 14:36 - Atualizado em 29/07/2025 às 15:32 - Por Felipe Dias
Instituto Taquari Vivo seleciona empresa para obras ambientais e rurais em Figueirão e Alcinópolis
Intervenções visam conter erosão, proteger rios e melhorar estradas vicinais; propostas podem ser enviadas até 14 de agosto
Publicado em 29/07/2025 às 14:01 - Atualizado em 29/07/2025 às 14:10 - Por Felipe Dias