A inauguração da nova sede do Clube do Kart de Costa Rica, nesta quinta-feira (14), não se trata apenas de uma estrutura física, mas se consolidação de um projeto ambicioso, com forte compromisso social e foco na formação de novas gerações de pilotos. O evento contou com a presença de autoridades e associados do clube.
Durante o evento, o presidente do Clube, Jackson Drumond, ressaltou que local oferece uma gama de instalações para os associados, incluindo garagem segura para guardar os karts, loja de peças e insumos de manutenção, serviço de mecânico especializado, área de recreação para crianças, espaço de descontração e lazer, bar, local para eventos e reuniões e estrutura para churrasco e atividades ao ar livre.
O vice-presidente do clube, Dr. Otávio Queiroz, destacou que o que começou como uma simples "brincadeira" se transformou em uma associação de utilidade pública, com planos de longo prazo. "O grupo foi crescendo, hoje temos a associação... pleiteamos aí uma pista profissional para nós, junto com essa pista trazendo vários projetos", afirmou.
Kart terapia e escola de pilotos
Dr. Otávio revelou a existência de dois projetos sociais já em andamento, aguardando apenas a aprovação para serem implementados. O primeiro, chamado "Kart Terapia", visa a inclusão de pessoas com deficiência. "É o esporte do kart para pacientes... incluso os PCDs", explicou. Ele detalhou que o projeto permitirá que essas pessoas, como crianças da APAE ou com autismo, possam sentir a mesma emoção dos pilotos, usando karts adaptados.
O segundo projeto é a "escola de futuros pilotos". Com o apoio de empresas, a iniciativa busca dar a oportunidade a crianças carentes de aprender o esporte, mas é aberta a qualquer criança com interesse. "Ali, descobrimos novos pilotos... [e] pensar em algum piloto que possa sobressair até levar o nome da cidade a nível estadual ou nível nacional que seja", declarou Queiroz, mostrando a visão de longo prazo do clube.
Federação e sonho do kartódromo profissional
A seriedade do clube no cenário do kartismo é visível pela sua afiliação à Federação e à Confederação Brasileira de Automobilismo. Essa conquista permite que o clube agora possa sediar competições federadas, inclusive campeonatos estaduais. Dr. Otávio expressou o sonho de trazer campeonatos de nível nacional, algo que se tornaria possível com a construção da pista profissional que o clube está pleiteando. "É onde estamos pleiteando a nossa pista profissional, justamente para poder trazer campeonatos maravilhosos, e que agregue tanto para nós pilotos como para o município também", disse.
Crescimento do público feminino
O clube também celebra a crescente participação feminina. A associada e piloto Thaís Freitas, da equipe F4 Girls Kart Costa Rica, comentou sobre o crescimento do grupo: "A mulherada está entrando, o feminino tem cerca de 15 mulheres. A gente está muito feliz, pois vê que cada vez mais está crescendo." Ela fez um convite especial para que mais mulheres conheçam o esporte.
“Tem uns dois anos que eu iniciei. É um esporte que me chamou muita atenção. A gente já tem um grupo bem legal. E eu deixo um convite para as mulheres, venham conhecer, não fiquem com receio!”, disse Thaís.
Reconhecimento
A seriedade do trabalho do clube é reconhecida até mesmo por sócios de outras localidades. Jaime Ginato Júnior, conhecido como Juninho Kart 311, sócio do clube que mora em Américo Brasilense (SP), a 720 km de distância, elogiou o esforço da diretoria. "O grupo começou pequeno, mas é uma família muito unida, uma diretoria sólida que pensa somente no futuro do Clube do Kart de Costa Rica. É uma associação que tem um futuro brilhante pela frente. Pelo pouco tempo que eu conheço o pessoal aí, eles alavancaram no kartismo muito mais do que vários clubes que já estão há muitos anos no kartismo brasileiro. Então, um trabalho bem feito e honesto”.
“Esse nome vai ser muito forte ainda no kartismo, principalmente no Mato Grosso do Sul. Eu tenho maior orgulho de fazer parte dessa família, mesmo distante, mas com certeza iremos participar de vários campeonatos juntos ainda, e o grande objetivo será a inauguração do Kartódromo de Costa Rica, que eu acredito que não vá demorar muito. Então, eu fico muito feliz hoje, mesmo distante, poder compartilhar um pouquinho”, complementou.
“Meus parabéns ao jornalismo MS Todo Dia pelo apoio, pela reportagem e desde já meu abraço a todos os integrantes aí do clube. Parabéns Jackson, parabéns Dr. Otávio, parabéns diretoria e parabéns pilotos por apoiar”, pontuou.
Veja toda a galeria de fotos clicando aqui ou acesse:
https://www.mstododia.com.br/noticias/25331-clube-do-kart-inaugura-sede-que-vai-alem-das-pistas-e-se-torna-ponto-de-confraternizacao-para-pilotos%C2%A0e%C2%A0familias
Informações
A Sede Club do Kart CR localizado na Rua José Ferreira da Costa, 3165. Mais informações e novidades podem ser obtidas no Instagram @clubedokartcr.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Com apoio da prefeitura de Figueirão, projeto abre inscrições de aulas de artes marciais para crianças e adolescentes
O projeto "Pequeno Samurai, Grande Guerreiro" inclui aulas de Muay Thai, Jiu-Jitsu e Karatê, oferecidas pela Academia Leão Branco com apoio da Secretaria de Educação e Esporte
Publicado em 20/05/2026 às 14:16 - Atualizado em 20/05/2026 às 14:25 - Por Murilo Mendes
Jogos Escolares de MS: Chapadão do Sul sedia a primeira etapa regional de atletismo
Competição reunirá 146 atletas de 12 municípios sul-mato-grossenses entre os dias 15 e 17 de maio
Publicado em 13/05/2026 às 08:39 - Atualizado em 13/05/2026 às 09:01 - Por Gabi Ferreira
Chapadão do Sul recebe etapa regional de atletismo dos Jogos Escolares de MS com 146 atletas
Competição reúne estudantes de 12 municípios entre os dias 15 e 17 de maio e garante vagas para a fase estadual em Campo Grande
Publicado em 12/05/2026 às 13:58 - Atualizado em 12/05/2026 às 14:05 - Por Murilo Mendes
Figueirão sedia 1º Torneio Areia Santa Sub-14 e reúne equipes da região em disputa de futsal
Competição contou com participação de cidades vizinhas e teve Camapuã como campeã
Publicado em 07/05/2026 às 13:59 - Atualizado em 07/05/2026 às 15:04 - Por Murilo Mendes
Cassilândia realiza 2ª Copa Servidores em Jogo com partidas de Futsal no fim de maio
Competição será realizada entre os dias 25 e 29, com partidas no período noturno no ginásio municipal
Publicado em 05/05/2026 às 16:26 - Atualizado em 05/05/2026 às 16:30 - Por Murilo Mendes
Figueirão conquista 4º lugar geral no Open Coxim de Jiu-Jitsu com 29 medalhas
Atletas do município se destacam entre mais de 350 competidores e reforçam força do esporte local
Publicado em 28/04/2026 às 13:34 - Atualizado em 28/04/2026 às 13:38 - Por Murilo Mendes
Campeonato Municipal de Futsal começa nesta quinta-feira em Cassilândia
Competição reúne equipes locais e promete movimentar o esporte com jogos no Ginásio Municipal
Publicado em 27/04/2026 às 17:07 - Atualizado em 27/04/2026 às 17:12 - Por Murilo Mendes
Gerson Claro participa de treinão para a Corrida dos Poderes e reforça incentivo ao esporte
Atividade reuniu servidores, atletas e comunidade em preparação para a corrida
Publicado em 26/04/2026 às 08:18 - Atualizado em 26/04/2026 às 08:34 - Por Murilo Mendes
Alcinópolis realiza 6º Torneio de Futebol Society no Assentamento Santa Fé com premiação em dinheiro
Competição acontece no dia 3 de maio, com início às 7h e vagas limitadas para equipes
Publicado em 23/04/2026 às 17:09 - Atualizado em 23/04/2026 às 17:10 - Por Murilo Mendes