Em procedimento inédito, Chapadão do Sul realiza primeira histerectomia por vídeo no Hospital Municipal

Avanço na saúde foi possível com novo equipamento de videolaparoscopia, adquirido com investimento de quase meio milhão de reais do Governo do Estado

Imagem de compartilhamento para o artigo Em procedimento inédito, Chapadão do Sul realiza primeira histerectomia por vídeo no Hospital Municipal da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A saúde de Chapadão do Sul alcançou um marco histórico nesta quinta-feira (14) com a realização da primeira cirurgia de histerectomia por vídeo, também chamada de histerectomia videolaparoscópica, no Hospital Municipal. Apesar de o município já realizar histerectomias e outros procedimentos por videolaparoscopia, esta foi a primeira vez que a técnica específica foi aplicada, representando um avanço significativo no atendimento.

A histerectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do útero. Pode ser realizada por diversas razões, como tratamento de doenças benignas ou malignas, incluindo miomas, endometriose, câncer de útero e sangramento uterino anormal.

O procedimento foi feito com tecnologia de ponta e pequenas incisões, o que garante benefícios como recuperação mais rápida, menor dor no pós-operatório e redução no risco de complicações. A paciente, segundo a equipe médica, deve receber alta já nesta sexta-feira (15).

O médico-cirurgião responsável destacou que a operação exigiu atenção e preparo. “Foi uma cirurgia difícil, mas conseguimos terminar bem. Paciente provavelmente amanhã terá alta, que é um benefício da videolaparoscopia, que tem recuperação rápida, não deixa aquela grande cicatriz de uma cirurgia aberta. Ter o recurso e a disponibilidade para fazer um procedimento desse calibre é muito bom para o município e região”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Adriana Tobal, ressaltou o impacto da conquista. “É um avanço tecnológico na saúde de Chapadão do Sul. Nós estamos muito contentes com mais esse avanço para a saúde”, disse.

Imagem 242d79d9be9c94fa0e0687cac247ff7b

Investimento de meio milhão

A cirurgia só foi possível graças à chegada de um novo equipamento de videolaparoscopia, doado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O investimento, de quase R$ 500 mil, foi viabilizado pelo governador Eduardo Riedel, pelo secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, e pela secretária adjunta, Crhistinne Maymoni.

O prefeito Walter Schlatter visitou o hospital ao lado de Adriana Tobal e agradeceu o apoio do Estado. “Foram quase R$ 500 mil investidos nesse equipamento. Quero agradecer ao nosso governador Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, e também a toda essa equipe médica pelo trabalho que vem fazendo pela saúde de Chapadão do Sul. Estamos avançando na qualidade do atendimento e garantindo que a população tenha acesso ao que há de mais moderno na medicina”, afirmou.

Imagem 042b100fdcc09958e4e56bc99497346f

A Prefeitura reforçou que o sucesso da cirurgia reflete o empenho e a capacitação da equipe médica e de enfermagem, e que a cidade segue investindo em tecnologia, estrutura e treinamento para oferecer um atendimento público de qualidade à população.

Fonte: MS Todo Dia

Fotos: Assecom/PMCS

Imagem d63549b80e61b46a6e4c2b9aff4ab4ef

Você também pode gostar de ler