União Brasil e PP oficializam superfederação; Tereza Cristina assume comando com Rose Modesto como vice em MS

Evento em Brasília marcou instalação oficial da União Progressista, considerada ‘superfederação’ nacional

Imagem de compartilhamento para o artigo União Brasil e PP oficializam superfederação; Tereza Cristina assume comando com Rose Modesto como vice em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) assumiu nesta terça-feira (19) a presidência regional da União Progressista (UPb) em Mato Grosso do Sul. A federação partidária foi instalada oficialmente em evento realizado em Brasília e terá a deputada federal Rose Modesto (União) como vice-presidente no estado.

Durante a cerimônia, Tereza ocupou a mesa de autoridades e foi citada nominalmente por diversas lideranças. A direção nacional será compartilhada entre os dirigentes das duas siglas: o senador Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União).

Mais cedo, na primeira convenção nacional da UPb, a senadora destacou que a meta é fortalecer a bancada federal sul-mato-grossense em 2026. “Defendemos esse choque de prosperidade mirando um país que busque realização plena do seu grande potencial. Eduardo, você é muito bem-vindo no Progressista. As próximas eleições serão difíceis, mas no meu estado nós faremos uma bancada de deputados federais comprometidos com a ideologia do nosso partido”, afirmou.

Ao Jornal Midiamax, Rose Modesto ressaltou que, apesar da união, os partidos seguem independentes. “Fico muito tranquila no sentido da independência para defender o que acredito e tecer críticas do que não vai bem”, disse a parlamentar, que permanece como presidente do União Brasil em Mato Grosso do Sul.

Ainda durante o evento, o governador Eduardo Riedel oficializou a filiação ao PP, reforçando a força da federação no estado.

Superfederação

A união do PP e União Brasil é chamada de “superfederação” por reunir cerca de 20% do Congresso. Ao todo, são 109 deputados federais, 15 senadores, além de 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. A federação também comanda quatro ministérios: Turismo (Celso Sabino), Integração Nacional (Waldez Góes), Comunicações (Frederico Siqueira) e Esporte (André Fufuca).

Em Mato Grosso do Sul, a UPb reúne três deputados estaduais — Gerson Claro e Londres Machado (PP) e Roberto Hashioka (União) — e um federal, Luiz Ovando (PP). Com a formação da federação, o número de prefeitos ligados às duas siglas chega a 17 no estado.

No evento em Brasília, lideranças reforçaram que a federação lançará candidato à Presidência. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, presidenciável pelo União, esteve presente, assim como Ciro Gomes, que também discursou.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Reprodução/RedesSociais

Você também pode gostar de ler