A Polícia Federal indiciou nesta quarta-feira (20) o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por envolvimento em articulações internacionais durante a gestão de Donald Trump, nos Estados Unidos. O parlamentar é acusado de tentar influenciar a Casa Branca a aplicar sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em um momento em que a Corte julgava processos relacionados à chamada trama golpista de 8 de janeiro.
A investigação foi aberta em maio pelo ministro Alexandre de Moraes, relator no STF dos principais inquéritos contra o ex-presidente e seus aliados, como os das fake news, das milícias digitais e da tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito. O pedido partiu da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou indícios de crimes como obstrução de Justiça e coação no curso do processo.
Com o indiciamento, caberá agora à PGR decidir se há elementos suficientes para apresentar uma denúncia formal contra Bolsonaro e seu filho.
Restrições e prisão domiciliar de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão de Alexandre de Moraes. O ministro entendeu que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares impostas em julho, ao comparecer a manifestações de apoiadores em Brasília no último dia 3.
Entre as restrições estabelecidas pelo STF está a proibição de contato entre Jair e Eduardo Bolsonaro. Ainda no mesmo processo, Moraes determinou o bloqueio das contas bancárias do deputado e de sua esposa, Heloísa, que também vive nos EUA.
Risco de cassação do mandato
O licenciamento de Eduardo Bolsonaro da Câmara terminou em julho. Desde então, suas ausências passaram a ser contabilizadas oficialmente. Caso o deputado acumule faltas além do limite permitido, pode ser alvo de cassação de mandato já em novembro.
Apesar disso, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem sinalizado que a avaliação sobre as ausências pode ser adiada para 2026, após o recesso parlamentar de fim de ano.
Com os desdobramentos mais recentes, o cerco jurídico e político ao ex-presidente e a seu filho se intensifica, enquanto ambos seguem sob investigação em processos que miram diretamente o núcleo bolsonarista.
Fonte: MS Todo Dia/Folha de S. Paulo
Foto: Fotos de Saul Loeb/AFP e Brenno Carvalho/O Globo
Você também pode gostar de ler
STF marca para setembro julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Primeira Turma da Corte vai analisar ação penal contra oito réus, incluindo ex-ministros e militares, acusados de tentar reverter resultado eleitoral
Publicado em 15/08/2025 às 17:36 - Atualizado em 15/08/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Efeito Felca: Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes
Influencer exposto perfis com milhões de seguidores nas redes sociais que divulgam imagens de menores de 18 anos com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo
Publicado em 13/08/2025 às 09:02 - Atualizado em 13/08/2025 às 13:51 - Por Roberta Cáceres
Após manifestações, Bolsonaro é colocado em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes
Ministro do STF cita uso das redes sociais dos filhos como descumprimento de medidas cautelares e impõe uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente
Publicado em 04/08/2025 às 17:30 - Atualizado em 04/08/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
STF retoma depoimentos sobre tentativa de golpe e ouve ex-comandante da Aeronáutica
A audiência deve começar às 11h30 e será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes
Publicado em 21/05/2025 às 12:18 - Atualizado em 21/05/2025 às 12:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira
Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios.
Publicado em 13/05/2025 às 12:09 - Atualizado em 13/05/2025 às 12:17 - Por Ana Beatriz Schaedler
Simone Tebet diz que Governo federal irá ressarcir aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS
A estimativa inicial é de que até 9 milhões de beneficiários possam ter sido prejudicados pelo esquema.
Publicado em 09/05/2025 às 12:04 - Atualizado em 09/05/2025 às 12:06 - Por Ana Beatriz Schaedler