Alunos da rede municipal conhecem de perto história de Chapadão do Sul

Projeto “Minha História, Nossa História” preserva memória da fundação do município e recebeu 743 estudantes

Imagem de compartilhamento para o artigo Alunos da rede municipal conhecem de perto história de Chapadão do Sul da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Chapadão do Sul participam de visitas à fazenda do Comendador Júlio Alves Martins, pioneiro responsável pela fundação e emancipação política da cidade. A atividade integra o projeto “Minha História, Nossa História”, criado há mais de 40 anos pelo próprio Comendador e atualmente mantido por seu filho, Julinê Alves Martins.

O projeto abre as portas da propriedade para apresentar às novas gerações a origem de Chapadão do Sul, preservando um acervo que reúne documentos, fotografias, escrituras, diários oficiais, veículos, objetos e equipamentos utilizados na época da fundação.

Imagem f79d1708040ab4af116dcb0096a65569

Durante a visita, os alunos conheceram o local onde Júlio Alves Martins pousou seu avião pela primeira vez em território sul-chapadense, além do espaço que abriga aeronaves utilizadas pelo pioneiro. O passeio inclui ainda relatos de encontros com autoridades estaduais e federais que acompanharam a construção do município.

Maria Fernanda, aluna do 8º ano da Escola Municipal Cecília Meireles, de 15 anos, contou que a experiência foi marcante. “Foi incrível conhecer como tudo começou, a origem da cidade em que eu moro. Ver de perto os carros utilizados, as fotos, os equipamentos, tudo isso foi mais que significativo para mim. Conhecer essa história é um orgulho”, destacou.

Ao todo, 743 alunos da rede municipal irão participar da atividade, que segue até 25 de agosto. Para a Prefeitura, a iniciativa valoriza a preservação da memória e reforça o legado dos pioneiros de Chapadão do Sul.

Imagem 3beb80ad6c78168e8dc63e4ee0b88a0c

Quem foi o comendadorJúlio Alves Martins

Nascido em 1928, em Ijuí (RS), Júlio Alves Martins acreditou no potencial do cerrado sul-mato-grossense e iniciou o processo de ocupação que deu origem a Chapadão do Sul. Aviador, político e líder comunitário, esteve à frente da luta pela emancipação do município, conquistada em 23 de outubro de 1987. Reconhecido como Comendador e Barão, deixou como herança o exemplo de trabalho e perseverança.

O legado permanece vivo no projeto “Minha História, Nossa História”, que resgata a trajetória da cidade e inspira novas gerações. A visita dos estudantes ganha simbolismo em 2025, ano em que Chapadão do Sul completa 38 anos de emancipação, no mesmo 23 de outubro que também celebra o Dia do Aviador, homenagem ao pioneiro que pousou na história e deixou raízes profundas no município.

Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Divulgação/Assecom

Você também pode gostar de ler