Hospitais de Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul e Paranaíba recebem sistemas de videolaparoscopia para cirurgias

Ao todo, 11 unidades do interior de MS foram contempladas com os equipamentos, adquiridos pela Secretaria Estadual de Saúde para o SUS

Imagem de compartilhamento para o artigo Hospitais de Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul e Paranaíba recebem sistemas de videolaparoscopia para cirurgias da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Hospitais de Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul e Paranaíba estão entre os 11 do interior de Mato Grosso do Sul que receberam neste mês sistemas completos de videolaparoscopia, também conhecidos como torres de vídeo rígidas, para atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) por R$ 3.893.500,00.

No Hospital Municipal de Coxim, a tecnologia já vinha sendo utilizada desde 2023 e permitiu a realização de 32 cirurgias de artroplastia de joelho, 30 de artroplastia de quadril e 103 remoções de vesícula biliar entre 2023 e 2025.

Já no Hospital Municipal de Chapadão do Sul, os profissionais puderam realizar, pela primeira vez, uma cirurgia de remoção de útero por videolaparoscopia, ampliando os recursos de atendimento no município.

Além de Coxim, Costa Rica, Chapadão do Sul e Paranaíba, os equipamentos foram entregues a hospitais de Aquidauana, Maracaju, Nova Andradina, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Rio Brilhante.

como funcionam os equipamentos
Cada torre é composta por câmera de alta definição, monitor, fonte de luz, insuflador e outros componentes que possibilitam a realização de cirurgias minimamente invasivas. Entre os benefícios estão menor tempo de recuperação, redução do risco de infecção e diminuição no tempo de internação dos pacientes.

A compra foi viabilizada com recursos estaduais e federais, por meio de propostas previamente cadastradas e emendas parlamentares.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/Hospital

Você também pode gostar de ler