Alcinópolis inaugura memorial em homenagem ao compositor Airo Barcelos

Espaço será aberto no dia 27 de agosto, às 17h, na Praça Adevina Crisóstomo da Silva, e eternizará a memória do artista

Imagem de compartilhamento para o artigo Alcinópolis inaugura memorial em homenagem ao compositor Airo Barcelos da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Alcinópolis inaugura na próxima quarta-feira (27), às 17h, o Memorial Airo Barcelos, em homenagem a um dos maiores compositores da música sertaneja brasileira. A cerimônia será realizada na Área de Lazer Adevina Crisóstomo da Silva e contará com a instalação de escultura que celebra a trajetória e o legado do artista.

O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Alcinópolis a partir de uma indicação do vereador e presidente da Câmara Municipal, Passarinho, e oficializado por meio da contratação do artista João Orcidney Xavier, responsável pela confecção das peças.

A obra inclue uma escultura em tamanho real de Airo Barcelos, com 1,65 metro de altura, além de um violão de 1 metro e um tamborete de 80 centímetros, compondo um espaço cultural e de convivência para a população.

Legado sertanejo

Natural de Rondonópolis (MT), mas crescido e erradicado em Alcinópolis, Airo Garcia Barcelos se destacou como compositor e alcançou projeção nacional com mais de 250 músicas gravadas por grandes nomes do sertanejo. Entre os sucessos estão “Vê Se Toma Juízo” e “Choro, Choro” (Bruno & Marrone), “Ela Encasquetou” (Edson & Hudson) e “Decida” (Milionário & José Rico).

Também teve composições gravadas por Gilberto & Gilmar, Léo Magalhães, João Bosco & Vinícius, Michel Teló e Grupo Tradição. O cantor também fez sucesso com a dupla sertaneja Airo & Ruan, apesar do maior reconhecimento ter sido como compositor.

Airo faleceu em 24 de dezembro de 2010, aos 34 anos, em Campo Grande, vítima de insuficiência renal. Em 2020, durante uma live solidária, a dupla João Bosco & Vinícius o definiu como um dos maiores compositores da música sertaneja.

Ele está sepultado em Alcinópolis. Com a inauguração do memorial, a cidade eterniza a contribuição cultural de Airo Barcelos e reforça sua identidade como berço de talentos musicais que marcaram a história do Brasil.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler

X 23º Festa do Peão de Boiadeiro de Alcinópolis