Alcinópolis inaugura na próxima quarta-feira (27), às 17h, o Memorial Airo Barcelos, em homenagem a um dos maiores compositores da música sertaneja brasileira. A cerimônia será realizada na Área de Lazer Adevina Crisóstomo da Silva e contará com a instalação de escultura que celebra a trajetória e o legado do artista.
O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Alcinópolis a partir de uma indicação do vereador e presidente da Câmara Municipal, Passarinho, e oficializado por meio da contratação do artista João Orcidney Xavier, responsável pela confecção das peças.
A obra inclue uma escultura em tamanho real de Airo Barcelos, com 1,65 metro de altura, além de um violão de 1 metro e um tamborete de 80 centímetros, compondo um espaço cultural e de convivência para a população.
Legado sertanejo
Natural de Rondonópolis (MT), mas crescido e erradicado em Alcinópolis, Airo Garcia Barcelos se destacou como compositor e alcançou projeção nacional com mais de 250 músicas gravadas por grandes nomes do sertanejo. Entre os sucessos estão “Vê Se Toma Juízo” e “Choro, Choro” (Bruno & Marrone), “Ela Encasquetou” (Edson & Hudson) e “Decida” (Milionário & José Rico).
Também teve composições gravadas por Gilberto & Gilmar, Léo Magalhães, João Bosco & Vinícius, Michel Teló e Grupo Tradição. O cantor também fez sucesso com a dupla sertaneja Airo & Ruan, apesar do maior reconhecimento ter sido como compositor.
Airo faleceu em 24 de dezembro de 2010, aos 34 anos, em Campo Grande, vítima de insuficiência renal. Em 2020, durante uma live solidária, a dupla João Bosco & Vinícius o definiu como um dos maiores compositores da música sertaneja.
Ele está sepultado em Alcinópolis. Com a inauguração do memorial, a cidade eterniza a contribuição cultural de Airo Barcelos e reforça sua identidade como berço de talentos musicais que marcaram a história do Brasil.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Prefeitura de Alcinópolis abre inscrições para Auxílio Universitário e Auxílio Locomoção
Estudantes têm até 23 de fevereiro para se inscrever no processo seletivo; edital está disponível no site oficial do município
Publicado em 21/02/2026 às 10:38 - Atualizado em 21/02/2026 às 10:39 - Por Day Silva
Prefeito Weliton Guimarães participa de oficina do PlanificaSUS em Alcinópolis
Gestor destacou fortalecimento do SUS e qualificação das equipes de saúde
Publicado em 20/02/2026 às 12:31 - Atualizado em 20/02/2026 às 12:52 - Por Day Silva
Câmara de Alcinópolis abre ano legislativo de 2026 com Sessão Solene
Retomada dos trabalhos marca início das sessões ordinárias semanais e reforça parceria entre Legislativo e Executivo
Publicado em 19/02/2026 às 17:40 - Atualizado em 19/02/2026 às 18:28 - Por Day Silva
Prefeito Weliton Guimarães anuncia novo parquinho na Vila Novo Belo Horizonte em Alcinópolis
Espaço de lazer é entregue como promessa cumprida e reforça investimento em qualidade de vida para crianças e famílias
Publicado em 16/02/2026 às 09:25 - Atualizado em 16/02/2026 às 10:20 - Por Day Silva
Alcinópolis abre matrículas para escolinha de esportes com nova modalidade de natação
Inscrições seguem de 18 a 25 de fevereiro na Secretaria de Educação e contemplam diversas modalidades
Publicado em 13/02/2026 às 17:39 - Atualizado em 13/02/2026 às 17:46 - Por Day Silva
Prefeito acompanha volta às aulas e reforça compromisso com a educação em Alcinópolis
Weliton Guimarães visita três escolas municipais e deixa mensagem de incentivo a alunos no primeiro dia letivo
Publicado em 13/02/2026 às 09:05 - Atualizado em 13/02/2026 às 09:24 - Por Day Silva
Prefeitura de Alcinópolis mobiliza servidores em ação e reforça cuidado com saúde mental
Projeto reuniu equipes de todos os setores e pode se transformar em programa permanente ao longo do ano
Publicado em 12/02/2026 às 15:15 - Atualizado em 12/02/2026 às 15:36 - Por Day Silva
Alcinópolis anuncia 23ª edição da Festa do Peão com rodeio em touros e cavalos e grandes shows
Evento acontece de 17 a 21 de abril de 2026, terá entrada franca e promete movimentar a cidade
Publicado em 12/02/2026 às 10:23 - Atualizado em 12/02/2026 às 11:02 - Por Day Silva
Alcinópolis capacita servidores em primeiros socorros das crianças
Parceria com Corpo de Bombeiros prepara profissionais da Educação, Cultura e Esportes para agir em emergências
Publicado em 11/02/2026 às 14:23 - Atualizado em 11/02/2026 às 14:25 - Por Redação